Autor Tópico: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?  (Lida 19379 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Online: 10 de Abril de 2015, 15:32 »
Encontrei esta dica pesquisando como ativar todos os recursos do HTML no Firefox.

A receita do bolo é:

Digite na barra de endereços do Firefox

Código: [Selecionar]
about:config,
Dê <Enter>, e clique no botão Serei cuidadoso, prometo!


Clique com o botão direito do mouse, selecione Nova opção > Bolean.

Dê o nome em Preference: media.mediasource.ignore_codecs e marque como true.

Também precisará modificar outras configurações. Modifique as opções:

Código: [Selecionar]
media.mediasource.enabled
media.mediasource.mp4.enabled
media.fragmented-mp4.exposed
media.fragmented-mp4.ffmpeg.enabled
media.fragmented-mp4.gmp.enabled

Para true.

A opção

Código: [Selecionar]
media.fragmented-mp4.use-blank-decoder
Deve permanecer como false.

Aqui no meu Firefox, todas as funcionalidades estão ativadas. Confiram:




Para ler a matéria na íntegra, clique aqui!
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 08:16 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2015, 17:19 »
Como ficou o consumo de recursos do sistema com isso? Você já testou?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2015, 19:02 »
Testei o procedimento do site indicado por aqui e funcionou perfeitamente, com o consumo de minha CPU i5-4210U ficando em torno de 50 a 60% ao rodar vídeos 1080p 60fps. Este é mais ou menos o mesmo consumo de recursos que obtenho ao rodar vídeos com essa qualidade nos player de vídeos (SMPlayer, Banshee, etc.).

Muito boa a dica!!! Já está ativa por padrão por aqui!!
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2015, 20:49 »
Curioso, lá na página do YouTube que se chega conforme o link indicado aqui no post, há um botão (Solicitar player HTML5) para ativar o uso HTML5 (ou reverter para o player padrão). Não sei bem como funciona, se é algum cookie que colocam no sistema, mas enfim, há essa funcionalidade na página.

https://www.youtube.com/html5

Quando ativa fica aparecendo a mensagem: O player HTML5 é usado sempre que possível.

Caso contrário, fica com a mensagem: O player padrão está sendo usado.

Aqui um vídeo em html5 lá no YouTube (pelo menos é o que indica quando se clica com o botão direito do mouse sobre o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=dar3OfCr248

Porém isso, a indicação de que está rodando no html5, aparece independentemente de qualquer procedimento de alteração no Firefox.

Isso quer dizer o quê? Que o Firefox já está automaticamente configurado para rodar o html5?

Editando:

Sim, claro interpretei mal a questão, evidentemente que o FF já roda o html5, apenas que em 360p e 720p, como o próprio artigo diz. Sorry. :-(

O post, como está mais que claro no título, é alterar para poder usar em html5 1080p60, ou seja, nessa resolução, isto se o seu monitor e placa de vídeo permitirem, sem o que também não vai acontecer nada de diferente.

Editando-2:

Testei aqui, funcionou, muito bom.
Claro, fica muito boa a imagem dos vídeos do YouTube, principalmente em tela cheia. Aí vira vídeo de verdade!



« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 21:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2015, 10:20 »
Bom dia druidaobelix,

Só para explicar um ponto que não sei se ficou claro para você, para solicitar o player HTML5 era sim gravado um cookie no navegador. Ao limpar os cookies ou usar a Navegação Privativa, o player padrão teoricamente voltaria a ser o Flash Player, entretanto, agora o padrão do YouTube é o player HTML5, esteja o Flash Player instalado ou não. Fonte. E portanto, a informação O player padrão está sendo usado bem como o botão Solicitar player HTML5 já não fazem mais nada, e inclusive, a página https://www.youtube.com/html5 foi retirada do "TestTube", a página de testes do YouTube. Eu acho que deixaram a página HTML5 no ar mais para os usuários mais experientes verem o que o navegador suporta ou não.

Agora o interessante do TestTube é o experimento de vídeos 4K UltraHD, só não sei se dá para ver vídeos nessa resolução por HTML5, e se sim, se essas alterações no Firefox possibilitam isso.

E haja banda de rede!  ;D

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2015, 12:02 »
Encontrei esta dica pesquisando como ativar todos os recursos do HTML no Firefox.

A receita do bolo é:

Digite na barra de endereços do Firefox

Código: [Selecionar]
about:config,
Dê <Enter>, e clique no botão Serei cuidadoso, prometo!


Clique com o botão direito do mouse, selecione Nova opção > Bolean.

Dê o nome em Preference: media.mediasource.ignore_codecs e marque como true.

Também precisará modificar outras configurações. Modifique as opções:

Código: [Selecionar]
media.mediasource.mp4.enabled
media.fragmented-mp4.exposed
media.fragmented-mp4.ffmpeg.enabled
media.fragmented-mp4.gmp.enabled

Para true.

A opção

Código: [Selecionar]
media.fragmented-mp4.use-blank-decoder
Deve permanecer como false.

Aqui no meu Firefox, todas as funcionalidades estão ativadas. Confiram:




Para ler a matéria na íntegra, clique aqui!
Creio que é só instalar a extensão: Magic Actions for YouTube no Firefox.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2015, 14:58 »
Citar
Agora o interessante do TestTube é o experimento de vídeos 4K UltraHD, só não sei se dá para ver vídeos nessa resolução por HTML5, e se sim, se essas alterações no Firefox possibilitam isso.

A partir desse link que vc informou e seguindo o link para vídeos 4K que a página informa

https://www.youtube.com/watch?v=YvihaDU0ZEs&list=PLyqf6gJt7KuEtjkT-oK4v7AIINtup4bBC

pelo menos aqui está abrindo além da 1080p também a opção 2160p HD



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2015, 15:39 »
Muito bom druidaobelix! Eu estava (e estou) no celular então não deu para testar aqui ainda. Obrigado!

aniquilator, eu não achei essa extensão na Central de Complementos do Fírefox, apenas em outros sites. Além disso, há inúmeras outras opções que vi pelas imagens da extensão, além de muitas outras funcionalidades, assim, eu não testei, mas é bem provável que impacte negativamente no desempenho do navegador, diferente dessa dica do tópico, que apenas ativa funcionalidades que ainda estão sendo testadas no Firefox e, portanto, ainda não estão ativadas por padrão. Além disso, como a extensão não está na Central de Complementos e aparentemente não tem o código fonte disponível, ela também pode de alguma forma comprometer a privacidade do usuário. Assim, acho que o mais interessante aqui é o uso da dica dada no tópico e o uso da extensão ficar restrito apenas aos que querem outras funcionalidades extras.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2015, 08:27 »
Agora pude testar no Notebook. No tutorial original, não está lá dizendo para modificar para true o media.mediasource.enabled ?

Não precisa disso jkmsjq?

Eu coloquei true aqui.  No meu caso, se não alterasse para usar o html5 na página de teste, ele não executava os vídeos em html5.  Depois da alteração aí sim passou a usar html5.

O html5 esta consumindo cerca de 20-25% do i7 com placa da Nvidia dedicada executando um vídeo em 1080p.  Em 480p cai para menos de 10%, cerca de 7-8%.  Parece que melhorou muito o consumo de recursos.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2015, 11:25 »
Não sei se tem haver com o tema mas o Netflix não roda no Firefox ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2015, 11:47 »
Bom dia asghan,

O Chrome é o único navegador que possuí um módulo, chamado Encrypted Mídia Extensão, que é uma espécie de DRM, usado pela Netflix para evitar pirataria. Ou seja, oficialmente, o Chrome é a única forma de acessar o Netflix no Ubuntu.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2015, 08:26 »
Como ficou o consumo de recursos do sistema com isso? Você já testou?

Meu notebook não é uma referência muito boa para estes testes galactus. Minha máquina é um Core 2 Duo T6600, de 2,2 GHz.

Mas testando aqui na página do Firefox, o monitor de sistema marcava o processador a quase 100% de uso, e isto com um vídeo em Full HD (1080), veja:

http://imgur.com/4ZEZm3A



Agora pude testar no Notebook. No tutorial original, não está lá dizendo para modificar para true o media.mediasource.enabled ?

Não precisa disso jkmsjq?

Eu coloquei true aqui.  No meu caso, se não alterasse para usar o html5 na página de teste, ele não executava os vídeos em html5.  Depois da alteração aí sim passou a usar html5.

O html5 esta consumindo cerca de 20-25% do i7 com placa da Nvidia dedicada executando um vídeo em 1080p.  Em 480p cai para menos de 10%, cerca de 7-8%.  Parece que melhorou muito o consumo de recursos.


Obrigado galactus pelo aviso. Esqueci de colocar esta modificação no meu post!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2015, 22:24 »
Mas jkmsjq, por isso mesmo é bom testar no seu notebook. Pra ver se a coisa evolui no sentido de consumir menos recursos.

Olha só, testei aqui no Notebook da minha mãe, um Aspire 5551, processador Athlon II P320 - um dual core 2.1Ghz de 2010.   

Reproduziu o vídeo Html5 em 1080p usando 88-93% dos dois núcleos. Vídeo Onboard da ATI HD4250 com driver livre mesmo. Há sim, instalei pra ela o Mint 17 com Mate 64bits, o Note tem 4GB de RAM.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2015, 22:59 »
Olha só como é bom ser curioso!  :D :D :D

Desculpe por fugir ao seu tópico jkmsjq, mas acho por bem compartilhar essa com vocês.

Fui testar o Chromium pra ver como fica o Youtube + html5 + 1080p e ....

Para minha supresa, no mesmo notebook da minha mãe que no firefox usa 88-93% do processador, o consumo de recursos caiu para 65% no Chromium!

Testa aí jkmsjq, vai ver você consegue uma folguinha maior para o seu Core 2 Duo.  ;D

Obs.: Chromium 41 e não fiz nada para configurar o Chromium, só entrei na página de teste do Html5 e ele já está preparado e configurado para usar o html5!
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 23:01 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como ativar os vídeos HTML5 1080p60 do YouTube no Firefox?
« Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2015, 10:06 »
Testado e confirmado galactus.

No Google Chrome assistindo vídeos em HTML5 com uma resolução de 1080p, o consume do processador fica entre 75% - 80%, melhor que no FIrefox que fica em torno de 95% - 100%...!!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz