Problemas com o nautilus

Iniciado por icarolessa, 08 de Abril de 2015, 18:48

tópico anterior - próximo tópico

icarolessa

Boa noite, pessoal

Uso o Ubuntu 14.04 LTS e o nautilus apresenta um problema que pra mim é muito chato... Como vocês podem ver na imagem abaixo, a organização dos itens "por tipo" não funciona. Procurei na internet alguns comandos, usei o dconf e nada de sucesso. Alguem poderia me ajudar? Obrigado a todos

sigur

Não tenho o Nautilus aqui pra testar (uso o Lubuntu com o pcmanfm), mas creio que a organização por tipos só funciona quando você exibe em detalhes, ou seja, uma coluna de arquivos com os nomes, datas, tamanho, tipo, etc...

Visualização em ícones não deve dar certo.

Faça o teste.

druidaobelix

Não me parece que haja um erro no que o sistema está fazendo.
Na verdade a questão está no que seja, isto é, na definição do que é a classificação por tipo.
A contrario sensu, não se trata da classificação (agrupamento) pela extensão do arquivo, como inicialmente se poderia pensar.
Tipos de arquivos são arquivos texto, música, vídeo, compactados (zip,gz,7zip), etc.
A classificação por tipo é feita levando em consideração essas classes (=tipos) de arquivos.

Fiz um teste aqui criando dentro da pasta Documentos alguns arquivos.

Usando o comando touch criei os arquivos:

SOFTWARE_LIVRE.pdf  teste05.mp3  teste10.mp4  teste15.zip  testee18.arj
teste01.odt         teste06.odt  teste11      teste16.mp3
teste02.pdf         teste07.mp3  teste12.txt  teste17.gz
teste03.mp3         teste08.mp4  teste13.bin  teste19.mp3
teste04.wav         teste09.wav  teste14.sys  teste20.mp4

Observe como eles graficamente se agrupam levando em consideração as classes mencionadas.
Observe que mp3 e wav são considerados do mesmo tipo (=classe=música)
Da mesma forma odt, pdf, txt e extensão_nenhuma (teste11) são considerados arquivos texto.
Os de extensão zip, gz e arj são agrupados, pois são todos arquivos de compactação.
E mp4 é considerado arquivo vídeo.

No momento estou sem tempo para ver mais a fundo a questão, porém parece que a chave da questão é por aí.
Em resumo, não é um erro, é design.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

sigur

druidaobelix, não sei se o que você tentou explicar é o padrão no Nautilus.

Mas apenas para comparação, fiz o mesmo teste com o PCManFM no Lubuntu 14.04 e o resultado não condiz com o que você sugere.

Ou seja, aqui o tipo realmente é extensão. Veja os screenshots com as duas organizações, por nome e por tipo, resp.

JuarezFranco

Citação de: druidaobelix online 09 de Abril de 2015, 04:16
Não me parece que haja um erro no que o sistema está fazendo.
Na verdade a questão está no que seja, isto é, na definição do que é a classificação por tipo.
A contrario sensu, não se trata da classificação (agrupamento) pela extensão do arquivo, como inicialmente se poderia pensar.
Tipos de arquivos são arquivos texto, música, vídeo, compactados (zip,gz,7zip), etc.
A classificação por tipo é feita levando em consideração essas classes (=tipos) de arquivos.

Fiz um teste aqui criando dentro da pasta Documentos alguns arquivos.

Usando o comando touch criei os arquivos:

SOFTWARE_LIVRE.pdf  teste05.mp3  teste10.mp4  teste15.zip  testee18.arj
teste01.odt         teste06.odt  teste11      teste16.mp3
teste02.pdf         teste07.mp3  teste12.txt  teste17.gz
teste03.mp3         teste08.mp4  teste13.bin  teste19.mp3
teste04.wav         teste09.wav  teste14.sys  teste20.mp4

Observe como eles graficamente se agrupam levando em consideração as classes mencionadas.
Observe que mp3 e wav são considerados do mesmo tipo (=classe=música)
Da mesma forma odt, pdf, txt e extensão_nenhuma (teste11) são considerados arquivos texto.
Os de extensão zip, gz e arj são agrupados, pois são todos arquivos de compactação.
E mp4 é considerado arquivo vídeo.

No momento estou sem tempo para ver mais a fundo a questão, porém parece que a chave da questão é por aí.
Em resumo, não é um erro, é design.

Exatamente, utilizo o xubuntu e instalei o nautilus aqui por curiosidade, aparentemente funciona  desta forma que vc mensiono
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

druidaobelix

Citar[...] fiz o mesmo teste com o PCManFM no Lubuntu 14.04 e o resultado não condiz com o que você sugere.

Note, /sigur/,

A segunda imagem que você postou  é exatamente o que estou dizendo.
É fácil perceber que a classificação não é feita pela extensão e sim pela classe, isto é, quando o sistema diz 'tipo' está usando a palavra como sinônimo de classe para tais agrupamentos.

Note a sequência que você mostra e como é feito o sort (=classificação)

teste03.mp3
teste05.mp3
teste07.mp3
teste16.mp3
teste19.mp3
teste04.waw
teste09.waw

Evidentemente que está agrupando todos esses arquivos acima pela classe 'música', depois fazendo o sort por extensão alfabética crescente (m < w) e finalmente por ordem alfabética do nome propriamente dito (03 < 05).

É evidente nessa sua segunda imagem que estão primariamente agrupados por classe e não por extensão.

Esse é o padrão do nautilus no Ubuntu e pelo que você está dizendo também é o padrão no Lubuntu.
Tenho aqui o Lubuntu instalado e é o que uso no dia a dia, porém não havia prestado atenção nisso.

Reproduzi aqui agora o teste no pcmanfm do Lubuntu, cheguei aos mesmos resultados que você, quando se clica em:

Ver/ Ordenar arquivos/Ascendente/Por tipo de arquivo

Nesse aspecto é exatamente igual ao nautilus no Ubuntu.

Observe, entretanto, que o pcmanfm no Lubuntu possui um classificados específico chamado " Por extensão".

Ver/Ordenar arquivos/Ascendente/Por extensão

Agora sim os arquivos são realmente agrupados por extensão.

Conclusão: também no Lubuntu 'tipo' não é sinônimo de extensão, tipo significa 'classe' (texto, música, vídeo, etc).

Observo que as possibilidades de sort dentro do menu Ver são diferentes entre o nautilus-Ubuntu e pcmanfm-Lubuntu, pois o primeiro não possui diretamente aquele classificador 'Por extensão'.

Agora o que é necessário fazer é descobrir onde essa informação (=tabela?) relacionando classe-extensão está guardada no Ubuntu, pois tem que estar em algum lugar.

Em outras palavras, como é que o sistema sabe que um arquivo .mp3 é música? Como sabe que um .wmv também é música. Isso obviamente tem que estar em algum lugar e talvez seja alterável (no Linux quase tudo é alterável), possibilitando criar outras classes e sei lá mais o quê.
www.arredondar.org.br

sigur

Ah, agora sim, entendi o que disse. Havia confundido. Você disse exatamente o mesmo que eu. Legal.

Quanto à classificação, procure por mime type.

Sei que tem como saber qual o tipo de arquivo, já usei isso pra associar determinado programa pra abrir determinada extensão.

Por exemplo, https://help.gnome.org/admin/system-admin-guide/2.32/mimetypes-database.html.en

Abraços.

druidaobelix

Esse link que você forneceu (um link na página: Introduction to MIME Types)  esclarece bem a questão, dizendo que existem correntemente oito tipos que são:

application, audio, image, message, model, multipart, text, video

E aí dentro disso se tem os subtipos.

Ou seja, no nautilus quando se manda fazer o sort por tipo ela irá agrupar segundo esses tipos acima (que é sinônimo de classe de arquivos).
www.arredondar.org.br

MatheusWillder

Lendo o tópico, o que o icarolessa estava procurando era organizar os arquivos por extensão, mas o Nautilus não faz isso. Acho que nesse caso seria interessante instalar o PCManFM no Ubuntu, já que esse tem a opção de organizar os arquivos por extensão, como também foi dito no tópico. Pesquisando aqui, eu achei esse tutorial muito bem explicado: http://linuxg.net/how-to-install-pcmanfm-1-2-1-on-ubuntu-14-04-trusty-tahr-and-derivative-systems/

Espero que ajude!

druidaobelix

OK, /MatheusWillder/, muito bom, muito bom, sem dúvida alguma é uma primeira solução possível ao problema proposto, instalar e usar o pcmanfm conforme o link que você pesquisou e sugeriu.

www.arredondar.org.br

icarolessa

Bom dia, galera

Primeiramente peço desculpas pela demora, mas ando muito ocupado rs... Gostaria de agradecer a todos e principalmente ao druidaobelix por esclarecer a questão em si.

Vou ver se acho algum comando para organizar por extensão rs, pois acho melhor para mim... Atualmente uso o Kubuntu e o dolphin organiza por extensão... Mas uso o Ubuntu numa VM... Desde já agradeço novamente, abraços e tenham um bom dia...

Peço ao moderador que feche o tópico, pois o assunto foi claramente esclarecido. Grato!

MatheusWillder

Bom dia icarolessa,

Se você achar alguma coisa que faça o Nautilus organizar os arquivos por extensão, não deixe de contar nesse tópico como fez.

Os tópicos aqui no fórum não são fechados, basta clicar em Editar na primeira mensagem e colocar [Resolvido] no título.

Até mais!