Autor Tópico: Movimento com netbook trava  (Lida 3505 vezes)

Offline FlavioRT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Movimento com netbook trava
« Online: 22 de Fevereiro de 2015, 08:48 »
Bom dia amigos;

Retornando ao Linux, após 12 anos, deparei-me com o ubuntu. já tinha ouvido falar dele, mas nunca havia testado o mesmo. Impressionou-me.

Meu pc (!?) é um netbook 1215 Asus- AMD 2X500- Brazos- APU - Radeon 6250 Dual core CPU-- Ata ST 300 gigas - 1650 MB ram. Reproduz em full hd.
Tive problemas com uso de micro SD. O cartão SD foi usado então sem problemas. Procurei, estudei, o net reconhece o micro SD, mas não consegui montá-lo. Ainda irei, vamos estudar! Áh, o módulo de proteção do Santander também não consegui, mesmo seguindo os passos de quem conseguiu (executar o wine, aliás, bom isso é para depois..).
Mas, pq o retorno? Este net estava com Window 7 ultimate, e o net vivia travando. Uso pouquíssimo, era dedicado a movimentos financeiros. Após idas à manutenção, sem sucesso, comprei um Samsung com Windows 8,  e decidi que com o net, iria voltar ao Linux. Como já ouvia falar e bem do Ubuntu, instalei o 14.10;
Excelente negócio. Sim, só o Ubuntu no HD.
Porém, ontem houve um crash! Travou geral! Fiquei assustado! Nem entrar no so eu conseguia. Com um pendrive de instalação multiboot consertei provavelmente a mbr ( será? ele fêz tudo sozinho!), estamos funcionando de novo. Antes, os SO Linux, ia no modo texto dizendo o que ia instalando e montando...
Fui aos testes. Gsmart, memtest, abri várias páginas no Youtube, instalando programas ao mesmo tempo, tudo ok!! Então memórias, hd, cpu, placa de vídeo, tudo ok.
Será? Vim do quarto à cozinha com o net executando o Ubuntu, e olha aí ele travando de novo... Consegui, desligando e ligando o net, retornar sem problemas.
Agora, estou em uma bancada e o net está uma maravilha. Será que era esse o problema do Windows? Não sei, ainda é cedo para dizer. Vou continuar testando. Mas este aqui não volta mais ao Windows. Só retornará se nada encontrar e sabendo que movimento trava net's(!?!...), manterei o net parado (!) e executarei o Windows, só para verificar. Mas depois tiro.
Estou impressionado com o Ubuntu. Vou descobrindo o sistema, usando-o, que assim me saio melhor. Parabéns aos desenvolvedores. E outra, ao fórum. Pois quando procuramos soluções, mesmo que não consigamos solucionar os problemas, aprendemos. E isso, o pensar, é revolucionário.

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re: Movimento com netbook trava
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 11:13 »
Asus e Radeon?

Nunca gostei deles, não tem bom suporte para linux.

Mas no seu caso esse não é o problema.

Instale o Lubuntu que foi feito para netbooks.

Verifique também o seu hd, ele pode estar bichado.
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Movimento com netbook trava
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 12:58 »
Eu tenho um Asus Eee PC, com hardware intel e posso dizer que para um netbook, a experiência de uso com o ubuntu 12.04 é melhor do que no 14.10. Com o 12.04, que é LTS e tem suporte até 2017, você tem praticamente a mesma experiência com o unity, com a opção de usar o unity2d, que seria uma ótima solução ao peso das exigências gráficas.

Particularmente, uso esse netbook há sete anos, desde 2010 com Linux e já instalei nele o Ubuntu 10.04LTS, 11.10, 12.04LTS, Debian 7 LXDE, Lubuntu 12.04, Lubuntu 14.04 e ubuntu 14.04LTS. Depois de tantos testes, acabei voltando para o Ubuntu 12.04LTS.

Em termos de velocidade, a distribuição mais leve foi a Debian 7 LXDE. Mas, foi muito difícil configurar tudo e depois de uns seis meses, depois de uma atualização de segurança, o wifi parou de funcionar. Dos Lubuntus, a mais leve foi a 12.04, bem próxima da 14.04.

Contudo, não tem como comparar os recursos do ambiente gráfico gnome/unity com o LXDE. No trabalho, para rodar aplicativo java usando openjdk, eu precisava carregar o navegador com codificação de caracteres ISO-8859-1. No ubuntu 12.04LTS, eu criava um lançador personalizado e o fixava na barra vertical. No lubuntu tinha que fazer isso por terminal.

Assim, dependendo do uso, ser já está acostumado ao Windows e deseja uma experiência parecida e mais leve, apenas para navegação na internet e edição de textos, instale o Lubuntu (teste o 12.04 e o 14.04 por live-usb para ver qual seria mais adequado). Mas, se precisar de mais recursos ou desejar uma experiência verdadeiramente nova em relação ao Windows, instale o ubuntu 12.04LTS e depois, usando o synaptic, instale o unity2d. Assim, escolhendo a opção ubuntu 2d na tela de login, você terá um sistema satisfatório, de longe mais leve que o windows.

Sobre os problemas de travamento citados, vale a pena verificar se isso é defeito de hardware.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS