Autor Tópico: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]  (Lida 9638 vezes)

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Os gráficos estão com um atraso bem pouco,não há "macies"  ao mover janelas ou abrir aplicativo que tem a opção de aparecer e sumir como os Dockys, uso o Plank. Gostaria de saber se tem como atualizar o driver de video.
Em relação ao tempo de resposta do sistema está normal(mt rapido). Os programas abrem rapido, mas á um atraso ao mostrar o conteúdo da aplicação.

$lspci
Código: [Selecionar]
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)



Talvez isso pode ser util também.
$cat /var/log/Xorg.0.log | grep openchrome
Código: [Selecionar]
[    33.467] (==) Matched openchrome as autoconfigured driver 0
[    33.467] (II) LoadModule: "openchrome"
[    33.469] (II) Loading /usr/lib/xorg/modules/drivers/openchrome_drv.so
[    33.508] (II) Module openchrome: vendor="http://openchrome.org/"
[    33.533] (!!) For support, please refer to http://www.openchrome.org/.
[    33.533] (!!) (openchrome 0.3.3 release)
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2015, 08:39 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 11:40 »
Tentei atualizar para a ultima versao do kernel estavel no momento 3.18.7*, estava com a versao 3.13 que vem por default no Xubuntu, achei que poderia ter alguma atualização do driver dentre uma dessas versao da 3.13 ate a 3.18, mas não resultou em melhoras.

O que melhorou um pouco foi desabilitar uma opção
chamada "compositor" no gerenciador de janelas ("ajustes do gerenciador de janelas").
Ao abrir alguma aplicação o gráfico atualizou mais rápido, e ao redimensionar as janelas melhorou muito, antes travava bastante, mas ainda não ficou 100%, é perceptivel um atraso ao redimensionar a janela.
Mas o problema que ao desabilitar o compositor algumas animações somem, o sistema fica mais "sem graça".
Não vejo isso como uma solução e sim uma forma de fugir ou esconder do problema.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2015, 13:52 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 14:52 »
A atualização do driver é feita, quando disponível, pela atualização do pacote xserver-xorg-video-openchrome.

Há uma nova versão disponível no repositório, denominada xserver-xorg-video-openchrome-lts-utopic. Mas a instalação remove a versão anterior e dependências, e instala novos pacotes. Isso pode quebrar o sistema...

Pretendo testar em LiveUSB e ver o resultado.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 15:07 »
A atualização do driver é feita, quando disponível, pela atualização do pacote xserver-xorg-video-openchrome.

Há uma nova versão disponível no repositório, denominada xserver-xorg-video-openchrome-lts-utopic. Mas a instalação remove a versão anterior e dependências, e instala novos pacotes. Isso pode quebrar o sistema...

Pretendo testar em LiveUSB e ver o resultado.


Obrigado, espero que funcione, irei testar usando o sistema pelo pendrive.

Aparentemente a ultima atualização desse driver foi feito recentemente pelo desenvolvedor.

O link que achei para acessar a pagina de download do driver xserver-xorg-video-openchrome-lts-utopic está aqui

Vou testar essa versão de 64bits (DOWNLOAD)

A mesma versão para arquitetura i386 (que equivale a arquitetura de 32bits)  (DOWNLOAD)




« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2015, 15:27 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 15:38 »
Não precisa baixar do Launchpad. Está disponível no repositório.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update

sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome-lts-utopic

Mas antes, qual a versão que você está usando? 14.04?



Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 15:41 »
Não precisa baixar do Launchpad. Está disponível no repositório.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update

sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome-lts-utopic

Mas antes, qual a versão que você está usando? 14.04?

sim 14.04. Vlw pela dica.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 19:08 »
Não precisa baixar do Launchpad. Está disponível no repositório.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update

sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome-lts-utopic

Mas antes, qual a versão que você está usando? 14.04?

sim 14.04. Vlw pela dica.

Infelizmente após a instalação o sistema não iniciou mais a parte gráfica. Travou na parte de inicialização do sistema. Tive que formatar o PC, por enquanto não poderei testar mais. Mas para ativadades que faço não terá importancia esse pequeno problema, lembrando que após desabilitar o composer houve uma melhora. Obrigado aos que ajudaram.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:01 »
Por isso o aviso anterior, que poderia quebrar o sistema, e a dica de testar primeiro em LiveUSB...

Testei no Live, também quebrou.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como atualizar driver de video VIA Technologies,CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC]
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 08:29 »
Por isso o aviso anterior, que poderia quebrar o sistema, e a dica de testar primeiro em LiveUSB...

Testei no Live, também quebrou.

Sim, é que não consegui achar meu pendrive. Mas tudo bem
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley