Autor Tópico: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux  (Lida 17372 vezes)

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:16 »
E ae galera. Não sei se está no local correto, porém tenho um problema que não consegui encontrar solução e, acreditem, pesquisei muito.

Eu preciso saber se a minha placa de vídeo é do tipo DDR5. Vou levar o notebook pra conserto e gostaria de checar e documentar a configuração do pc antes e depois da autorizada (certa vez, minha mãe levou um computador em um local e trocaram o processador do pc, colocaram o mesmo modelo, mas com frequencia 500MHz mais lenta... mas isso é outra história, porém, fiquei escaldado).

Meu notebook é um Dell Inspiron 5437 a20, i7 4500U, com 8GB de RAM DDR3, 1TB de HD (que deu problema e por isso está indo pra autorizada) e uma placa de vídeo NVIDIA GEFORCE GT 750M, com 2GB de capacidade do tipo DDR5. 

Acontece que no Windows 8 que veio de fábrica, era possível facilmente checar essa informação sobre o tipo de memória da placa de vídeo (se é DDR3 ou DDR5). E mesmo que nenhum programa que veio de fabrica me desse essa informação, usando o GPU-Z, eu conseguiria descobrir esse dado sem dificuldade.

Em contrapartida, no linux, que imaginei ser mais fácil ainda de se obter esse dado, não obtive sucesso nenhum.

Já utilizei diversos comandos, como lspci e lshw e variações. Utilizei, inclusive, o dmidecode, que me dá o tipo de memória, porém só da RAM (o dmidecode não inspeciona dispositivos off-board pelo que eu aprendi testando grande parte de suas opções) e informações sobre dispositivos on-board, no caso a placa padrão da Intel.

Utilizei sysinfo, HardInfo, i-nex, dentre outras tentativas fracassadas de apresentação dessa informação. Cheguei inclusive a instalar o wine pra ver se o GPU-Z me dizia alguma coisa, porém, como eu imaginava, não consegui resultado positivo.

Portanto, criei este tópico. Gostaria de saber se existe alguma forma de se obter o tipo da memória GPU, ou seja, se ela é DDR2, DDR3, DDR5... DDRWHATEVER no Linux.

Fico extremamente grato aos que de qualquer maneira ajudarem ou pelo menos tentarem e espero, caso exista solução, que outras pessoas se beneficiem deste conhecimento.

p.s.: Seja em inglês ou português, não encontrei nenhum lugar que resolvesse esse problema.

p.s.2: Desde já, muito obrigado.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:39 »
Experimente o comando inxi -FxZ no terminal ou instale o aplicativo hardinfo e veja se lhe atende.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2015, 23:41 »
DDR5 não existe, GDDR5 sim. Provavelmente (não tenho placa nvidia) nos logs você encontra essa informação da hora que o driver é carregado, fora que com os pci ids/números de modelo você reconstrói todas as partes - com detalhes - olhando nos sites dos fabricantes, de qualquer forma, é difícil trocar a gpu de um notebook, não só porque existem vários que são soldados, mas porque mesmo que consiga trocar a possibilidade de superaquecimento é real (o chassi pode não dissipar o calor de um modelo que consuma mais energia).

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2015, 00:08 »
hugoleal85, muito obrigado. Não conhecia esse comando inxi. Infelizmente ele também não me apresentou informação sobre o tipo de memória. Sobre o HardInfo, também o testei, assim como o sysinfo, ambos não ligam pra isso heheh...

irtigor, realmente, faltou o G de Graphics ali. A placa não é onboard, mesmo assim ela pode ser soldada? Quer dizer, na verdade não sei se é ou não soldada. O note tem uma placa on da Intel e uma dedicada da NVIDIA, eu imagino que essa dedicada seja removível. O comando dmidecode, por exemplo, não a lista em lugar nenhum, porém ao selecionar a opção de on-board devices a intel é apresentada.

Confesso que ainda não tentei reconstruir com afinco, mas busquei alguns valores, como GT 750M, o GK107M, que aparecem como identificadores e não obtive muito exito.

Vale dizer que estou acessando as especificações por meio de um liveCD do Lubuntu 14.04. Uma vez que o HD deu problema e não formata nem nada, então não tenho nenhum sistema no HD. A única forma de acessar que consigo é por liveCD.

Você poderia, por favor, me indicar como reconstruir as informações da placa? Agradeço sua colaboração.

Valeu galera.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 00:13 por Tupac »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2015, 00:43 »
Geralmente não dá pra trocar, e mesmo quando dá você só tem "garantia" que vai funcionar com o mesmo modelo, em parte porque o mais próximo de um padrão (da nvidia) é o MXM usado apenas por alguns fabricantes, em algumas linhas (existe pouco incentivo). A única diferença garantida é que uma placa integrada usa parte da memória RAM do sistema, enquanto a dedicada tem memória própria.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2015, 08:54 »
Em princípio o seguinte comando em TYPE deve de dar a informação pretendida : sudo dmidecode -t memory

JFMMF

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2015, 09:06 »
Em princípio o seguinte comando em TYPE deve de dar a informação pretendida : sudo dmidecode -t memory

Ou esta : sudo dmidecode --type 17 less

JFMMF

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2015, 09:26 »
O dmidecode só lista a memória RAM do PC, não a da GPU.

Achei estranho mesmo, nenhum comando mostra o tipo de DDR da Nvidia. Eu também tenho um DELL Inspiron 14R com Nvidia 750M. Uso o driver da Nvidia e mesmo no centro de controle da Nvidia ele não mostra o tipo de DDR. Já no Catalyst control Center da ATI ele mostra o tipo de DDR da GPU.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2015, 10:09 »
O dmidecode só lista a memória RAM do PC, não a da GPU.

Achei estranho mesmo, nenhum comando mostra o tipo de DDR da Nvidia. Eu também tenho um DELL Inspiron 14R com Nvidia 750M. Uso o driver da Nvidia e mesmo no centro de controle da Nvidia ele não mostra o tipo de DDR. Já no Catalyst control Center da ATI ele mostra o tipo de DDR da GPU.

Tem toda a razão galactus acabei por me confundir.

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2015, 15:16 »
Grande galactus, eu estava agora mesmo no seu tópico de otimizações para tunar o 14.04 em um P6100, 2GB de RAM, com intel graphics de fabrica hehe... Já que o "top" está fora de serviço, volto a usar o quebra galho. Uma honra ter sua presença aqui nesse tópico.

Pois é, sobre o dmidecode, apesar dele ser bastante completo, fica faltando informações de GPU nele. Pelo driver da NVIDIA também não consegui achar aqui. Muito estranho isso. Tentei muitas e muitas opções, o CPU-G também não lida com GPU...

O jeito vai ser levar a carabina (Clint Eastwood style) e pedir pra que eles façam a manutenção na minha frente hehehe.

Muito obrigado pessoal.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2015, 16:44 »
Olha só o que descobri, com o comando:

Código: [Selecionar]
inxi -M
Machine:   System: Dell product: Inspiron 5437 serial: 32XFLZ1
           Mobo: Dell model: 03X56P v: A08 serial: .32XFLZ1.BR1081943A001E. Bios: Dell v: A08 date: 12/27/2013



Com esses dados eu acabei descobrindo que o modelo da GT 750M deste Notebook é baseado na placa GK107, foi pelo modelo do Notebook  - model: 03X56P :

http://www.techpowerup.com/gpudb/2224/geforce-gt-750m.html


Reporta aí que ela usa GDDR5!

A Nvidia é esperta, a GT750M é uma série GT600 remarcada, nos PCs ela pode vir com  DDR3 ou GDDR 5 , GK107-200 ou GK107-300.  Para a GT750M não diz sem tem essa diferença.

http://www.gpureview.com/nvidia-gk107-chip-187.html

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 18:25 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Como saber o tipo de memória (DDR3, DDR5) GPU no Linux
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2015, 23:19 »
Muito bom, galactus. Já é um avanço. Eu tentei procurar, como disse no meu segundo comentário nesse tópico, pelos identificadores GK107 e GT 750M no próprio site da NVIDIA, mas ou eu fiz algo errado ou não se pode obter essas informações por lá.

Esse seu achado é ótimo, já que nativamente não parece ser possível rastrear esse dado.

Continuo achando meio bizarro não ser possível por nenhum comando no linux... hehe  :o

Muito obrigado a todos pela ajuda.

p.s.: Esse notebook Dell com essa configuração de hardware se tornou um espécime um tanto raro, por assim dizer. A Dell comercializou essa configuração por algum tempo (pouco) e depois alterou a GPU para GT 740M (DDR3) e, se não me engano, recentemente mudaram para uma Radeon semelhante a GT 740M. Será que o modelo 03X56P não abrange essas outras configurações que a Dell montou para a "mesma máquina"?

O triste foi ver um computador que comprei a mais de um ano atrás sofrer um downgrade e ficar mais caro do que eu paguei na época, com "promoções" colocando o preço mais ou menos igual ao que paguei...

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 23:37 por Tupac »