Tela de erro.

Iniciado por jonathanaleixo, 04 de Janeiro de 2015, 14:52

tópico anterior - próximo tópico

jonathanaleixo

Caros amigos, sou novato na utilização de Linux e tenho enfrentado o problema abaixo.
Alguém sabe como posso resolver?

---- Imagem maior do que 40 Kb
http://i61.tinypic.com/op8fhy.jpg
---- Editado pela moderação

Tota

Olá

Kernel panic pode se referir a vários problemas de hardware, mas pode se referir a copia mal realizada da. Iso do sistema.

Se a mensagem aparece logo após ter instalado o Ubuntu, muito provavelmente sua cópia só sistema está ruim.

Baixe uma nova iso do Ubuntu e grave a imagem novamente num DVD / pendrive.

Se for utilizar DVD, use um de boa qualidade, que seja DVD -R e grave na menor velocidade suportada pela gravadora de DVD.

Ou dê mais detalhes de quando/como o problema ocorre para o fórum poder analisar melhor.

garfo

Provavelmente problema de hardware.

Só que no linux não tem como saber *qual* hardware está causando essa tela de erro (kernel panic). No Windows pelo menos dava pra saber porque mostrava um código de erro lá, aí poderia pesquisar esse código na internet e via o que significava. E nem adianta olhar nos logs depois porque você não vai entender nada (nem eu que tenho anos e anos de linux entendo). É complicado.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

delhmc

Há pouco tempo tive problemas constantes que desencadeavam o "Kernel Panic" e descobri que a interface controladora do meu HD Barracuda Seagate 7200 RPM estava falhando (Onde existia o Windows 7). Só descobri isso depois de um tempo, quando passei a observar no log do Windows mensagens de erro referentes à comunicação IDE (O Windows não chega a dar tela azul ou a interromper o sistema, apenas registra no log de eventos).

Dessa forma, fiz uma cópia de toda a partição do HD suspeito (Com Windows 7) usando o Acronis e restaurei em seguida num noutro HD (Que por sinal é lento pacas, um Maxtor 5400 RPM, infelizmente o Windows 7 ficou uma carroça neste HD). Depois desta troca de HDs, telas com Kernel Panic deixaram de existir. Este meu HD que falhava devia ter uns 9 anos de idade. Como se trata de preservação de dados, o Linux parece abortar o sistema para evitar estragos maiores... E de fato, analisar logs do Ubuntu é penoso e confuso.

Atualmente continuo mantendo 2 sistemas operacionais na minha máquina, Ubuntu Mate e Windows 7.

platao

Citação de: delhmc online 05 de Janeiro de 2015, 02:32
E de fato, analisar logs do Ubuntu é penoso e confuso.

Atualmente continuo mantendo 2 sistemas operacionais na minha máquina, Ubuntu Mate e Windows 7.

Verdade e muito dificil, ir ate o dash e digitar "visualizador de arquivos de log" e olhar em syslog a inicialização do computador completa.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

delhmc

platao, acho que tu não entendeu... Abrir os logs não é difícil (Aliás o Ubuntu Mate não tem dash, o caminho pra acessar os logs é outro, você deveria saber, já que manja tanto) mas tem muita informação misturada, códigos, mensagens sucintas em alguns casos, enfim... Não vou me estender, sua ironia foi quase infantil... Pra um leigo então fica quase impossível chegar a uma conclusão técnica olhando estes logs. Eu fui identificar problema com IDE no log do Windows...

Tota

Ola

Pela tela que postou, fica possivel se identificar que aos 54.74 segundos de boot, seu kernel tentou carrgar o modulo de rede kthread, mas sua placa, por problemas de interrupçao (IRQ) tornou isto impossivel (aos 54.76 segundos do boot)

Veja que se torna tranquila uma "leitura" de logs de erro, se feita com calma e criterio.

No GNU/Linux, mais facil ainda, basta apenas colocar o erro no google para obter alguma resposta.

Neste seu caso, comecei analizando o modulo, coloquei kthread no google para ficar sabendo ser ele o responsavel por "subir" uma placa de rede.
'"
Depois disto, ficou mais claro para mim pela informaçao "fatal exception in interruption"

Mandei assim esta mensagem ao google que esclareceu perfeitamente o caso.

Como voce nao esclarece em seu topico se isto ocorre durante a instalaçao do Ubuntu ou se surgiu depois, deixo como sugestao acessar a BIOS e desabilitar suas placas de rede. Caso o problema desapareça (a mensagem de erro) confirmamos o problema.

Experimente fazer estes passos no google, aprende-se muito e voce tera´ uma ideia melhor do seu problema.

Abraços