Sergio,
Segue o link de um howTo basico pra ajudar o pessoal que tem dificuldade para instalar e configurar o retroarch no ubuntu e derivados!
https://www.youtube.com/watch?v=c1Gr8OsLATs
Legal, estou assistindo.
Mas a afirmação de que "pcsx_rearmed roda vários jogos que o mednafen não roda" é bem imprecisa. O mednafen é um dos melhores emus para PlayStation, um dos mais precisos também. O
pcsx_rearmed só presta em plataforma
ARM (android por exemplo), tentei usar ele no PC e reparei logo de cara vários problemas no áudio. Por isso que eu nem disponibilizei ele para PC.
Como eu disse antes, o problema deve ser nas suas imagens (provável no seu .cue), não no emulador.
---
Não é mais fácil carregar o jogo por Load Content --> Select File and Detect Core ?
---
Em relação aos overlays, tem como carregar automaticamente cada um, dependendo do Core em uso, usando o recurso de
Load Override Files, você habilita isso em
Settings --> Configuration --> Load Override Files Automatically, altere para
ON. Essa opção pode ser usada para shaders, resolução e outras opções também. Basicamente, você vai criar uma pasta com o nome do Core, e dentro dela, vai criar um arquivo de
.cfg com mesmo nome, por exemplo,
no seu caso ficaria ~/.config/retroarch/configs/
Mednafen PCE Fast/Mednafen PCE Fast.cfg, daí você coloca dentro desse arquivo as opções que vão destoar da configuração geral, por exemplo (que você pode copiar lá do ~/.config/retroarch/retroarch.cfg).
Exemplo: quero que carrege um determinado overlay de gamepad no android pro PCE Fast, então eu fiz:
input_overlay = "/data/data/com.retroarch/overlays/gamepads/flat/turbografx-16.cfg"
No seu caso, ficaria:
input_overlay = "/usr/share/libretro/overlays/overlays/NEC-PC-Engine-Bezel-16x9-2560x1440.cfg"
Você pode montar um pack de config e compartilhar
(para quem não acompanhou o vídeo, você tem que definir a pasta de configuração lá em Settings --> Directory --> Config Dir, por padrão está em ~/.config/retroarch/)