Autor Tópico: [Duvida] Como configurar o Alsa para sair pela HDMI  (Lida 4256 vezes)

Offline tacioandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Duvida] Como configurar o Alsa para sair pela HDMI
« Online: 08 de Novembro de 2014, 02:06 »
Pessoal boa noite, estou usando o Xubuntu 14.04 em meu notebook e o mesmo possui os 2 sistemas de audios mais comuns no mundo Linux, Alsa e o Pulseaudio. O Pulseaudio é o padrão do sistema e pretendo deixa-lo assim, pois tem funcionado bem em sua qualidade, porem quando vou assistir filmes com a HDMI plugada, tenho que ir no "Controle de volume do PulseAudio" (o gerenciador de som do Xubuntu) e configurar para que o audio saia pela HDMI e não pelas caixas de som, porem isso está sendo um saco. =(

Gostaria de saber como posso configurar o Alsa para sair pela HDMI (se tem algum programa gráfico para fazer a configuração) ou se alguém sabe o arquivo de configuração do alsa para configurar o dispositivo padrão de saída, pois se conseguir jogar o audio do Alsa para a HDMI, posso colocar para o SMPlayer usar o alsa como saída padrão de Audio (que já vi que funciona 100% também).

Agradeceria a ajuda, pois já tenho 2 semanas googlando e nada. =(

Offline tacioandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Duvida] Como configurar o Alsa para sair pela HDMI
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2014, 02:08 »
PS: Caso não saibam, se souber como jogar o Alsa como saída padrão do sistema, também resolveria meu problema, pois configuro pela ferramenta gráfica a saída do PulseAudio pela HDMI. =)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: [Duvida] Como configurar o Alsa para sair pela HDMI
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2014, 00:59 »
Nem precisei fazer isso, o meu aqui funciona de boa mas com áudio 2.0, quando coloquei áudio 5.1 ficou mudo, uma pena porque tenho um HT 850W RMS aqui.

No Windows 8.1 o áudio sai 5.1 normalmente com direito à efeitos.