Reverter driver intel.

Iniciado por kenner, 06 de Novembro de 2014, 23:50

tópico anterior - próximo tópico

kenner

Atualizei os drivers intel pelo atualizador disponibilizado no site da própria intel.

O desempenho piorou gostaria de saber se e possível reverter os drivers para os da instalação.

Já dei purge no instaler da intel e fiz uma atualizacao porem os drivers nao voltaram ao normal.

druidaobelix

Qual é mais exatamente o driver Intel que foi instalado no seu sistema, sabe dizer?
A questão aqui é driver de placa de vídeo Intel, é isso? (porque drivers Intel existem vários para vários hardwares)

Seria o i915 ?

Qual é o que está instalado atualmente?

sudo lshw -c display

Veja ainda e confirme os detalhes do driver atual através do:

hardinfo

No hardinfo veja em Display lá no final (precisa rolar a página)
O que diz lá?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

kenner

Isso mesmo, o driver gráfico.

Resultado do sudo lshw -c display

*-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 3rd Gen Core processor Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:44 memória:f3400000-f37fffff memória:d0000000-dfffffff porta de E/S:f000(tamanho=64)

No hardinfo tá tudo Unknown (desconhecido).

MatheusWillder

Qual versão do Ubuntu exatamente você está usando? Isso porque usei o atualizador de drivers Intel na versão 12.04 e 14.04 do Ubuntu e apenas isso que resolveu o problema da lentidão dos jogos. A única diferença mais marcante é que uso a memória integrada de Segunda Geração de Gráficos HD Intel, o seu é de terceira geração.

Criei um tutorial aqui recentemente e essa dica sempre ajudou muitos novatos.

kenner

Uso a 14.04, os drivers da intel no meu caso causaram instabilidade em alguns jogos do emulador de PSP.

Como só jogo emuladores os drivers originais são mais vantajisos .

MatheusWillder

Sobre o emulador de PSP eu não sei, mas o emulador Dolphin para mim teve a melhor melhora com esses drivers. Qual seu processador? i3, i5 ou i7?

druidaobelix

CitarUso a 14.04, os drivers da intel no meu caso causaram instabilidade [...]

Talvez eu não esteja entendendo adequadamente a questão, mas me pareceu que o pacote " Intel Graphics Installer for Linux " apenas disponibiliza uma atualização dos drivers Intel, ou em outras palavras, ele não traz um outro driver diferente, de um outro tipo, ao sistema apenas atualiza a versão daquele já existente.

Assim, no caso concreto, o seu sistema já tinha antes o driver Intel i915, apenas que talvez de uma versão anterior.

O 'Installer' faz baixar um pacote .deb o qual, ele sim, é instalado no sistema e a partir daí subsequentes atualizações que venham a existir para o driver já instalado.

Você disse que instalou o " Intel Graphics Installer for Linux " e depois o desinstalou.

Por que você acha que o sistema não retornou ao estado anterior ao ter desinstalado?
Onde está a evidência disso? Qual é ela?

O lshw está mostrando que você tem o i915 ativo, como possivelmente já tinha antes.

Veja ainda se há algo de estranho e relevante no carregamento do driver:

dmesg | grep i915

cat /var/log/Xorg.0.log | grep i915

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.