Particionamento

Iniciado por fabiojmf, 08 de Outubro de 2006, 20:16

tópico anterior - próximo tópico

fabiojmf

Ola! eu tenho uma HD de 100gb onde esta particionado em 2: drive C(onde fica o windows) e um D(musicas,videos,alguns programas). Eu estou tentando pegar uma parte do D para instalar o Ubuntu mas não estou conseguindo fazer as 3 partições. Estou usando o Partition Magic para isso e ele não deixa eu criar as 3 partições(duas ext3 e uma swat). Alguem sabe uma maneira mais pratica para resolver minha vida?

Obrigado!

galactus

A maneira mais fácil é usar o Partition Magic apenas para criar uma partição FAT vazia, depois você usa o particionador do Ubuntu para usar esta partição vazia para sua instalação. Ele vai criar as partições necessárias para o seu correto funcionamento.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

fabiojmf

Pow...entao posso criar 1(uma) particao so do tipo FAT? que ele cuida de tudo?

mas eu estou com um probleminha no Partition.....eu crio as partiçoes....ou a particao.....clico em APLLY....antigamente ao clicar em aplly aparecia uma telinha onde aparecia o processo....a cria'~ao das particoes e tal.....mas agora essa tela nao aparece mais. eu crio a particao clico em aplly e vai para uma mensagem de warning falando pra eu criar um back..ai clico em OK o S.O. reinicia....mas quando volto pra ver se a particao foi criada mesmo....ainda ta tudo igual. Resumindo: nao ta mais particionando!

Vou chorar....

ezrandrade

Nesse caso ele está pedindo para vc criar um disquete de rescue, e é necessário vc criá-lo.

Locomotion

É, realmente é até mais seguro fazer o back-up pra inicializar do diskete...
São só 2 disketes :D

E sobre a questão das partições, olha o esquema que eu fiz aqui em casa com um HD de 80 gigas.

- Partição pro Windows: 20 GB (sistema NTFS)
- Partição pra Multimidia: 40 GB (sistema FAT32, essa partição é pra meus filmes, músicas, meus documentos em geral, e arquivos que quero compartilhar entre o linux e o windows, FAT32 porque o linux não escreve dados em particao em sistema NTFS, apesar de ler beleza)
- Partição pro Linux: 10 GB (sistema EXT3, padrao do Ubuntu)
- Partição pra documentos do Linux: 4 GB (sistema EXT3, montado em /home, aqui fica o "meus documentos" do linux, se eu precisa reinstalar o linux isso aqui fica intacto)
- Partição pra memória SWAP: 1 GB (sistema swap, isso aqui é tipow uma memória ram que fica no PC, pra quando a sua estiver sobrecarregada... nao sei explicar muito bem, mas o tamanho ideal é 2x sua memória ram)

No caso você já tem o 1o e o 2o...
Isso é apenas do jeito que eu fiz aqui em casa e deu certo :P
Não estou te obrigando ou pedindo pra você fazer assim  ::)

E eu fiz usando o Partition Magic, se não me engano era a versão 9

fabiojmf

cara.....realmente é dessa forma que eu queria fazer.....mas como faço sem eu uso um notebook e nao tem disckete?  ;D

gtludwig

fabiojmf,

Citarcara.....realmente é dessa forma que eu queria fazer.....mas como faço sem eu uso um notebook e nao tem disckete? ;D

Talvez não seja a forma mais rápida, mas o que eu faria é copiar todas as coisas do D:\, zerar o HD, fazer as partições e instalar tudo novamente, com calma. Mas, para isso, terias que ter acesso a um outro HD para fazer backup das tuas coisas.
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

LedStyle

Citação de: Locomotion online 09 de Outubro de 2006, 17:01
É, realmente é até mais seguro fazer o back-up pra inicializar do diskete...
São só 2 disketes :D

E sobre a questão das partições, olha o esquema que eu fiz aqui em casa com um HD de 80 gigas.

- Partição pro Windows: 20 GB (sistema NTFS)
- Partição pra Multimidia: 40 GB (sistema FAT32, essa partição é pra meus filmes, músicas, meus documentos em geral, e arquivos que quero compartilhar entre o linux e o windows, FAT32 porque o linux não escreve dados em particao em sistema NTFS, apesar de ler beleza)
- Partição pro Linux: 10 GB (sistema EXT3, padrao do Ubuntu)
- Partição pra documentos do Linux: 4 GB (sistema EXT3, montado em /home, aqui fica o "meus documentos" do linux, se eu precisa reinstalar o linux isso aqui fica intacto)
- Partição pra memória SWAP: 1 GB (sistema swap, isso aqui é tipow uma memória ram que fica no PC, pra quando a sua estiver sobrecarregada... nao sei explicar muito bem, mas o tamanho ideal é 2x sua memória ram)

No caso você já tem o 1o e o 2o...
Isso é apenas do jeito que eu fiz aqui em casa e deu certo :P
Não estou te obrigando ou pedindo pra você fazer assim  ::)

E eu fiz usando o Partition Magic, se não me engano era a versão 9

Nossa... você usa exatamente o mesmo sistema de particionamento que eu tenho usado a anos! Só muda o tamanho das partições, até porque tenho um HD um pouco maior... rs. Mas é extamente isso. Eu considero o melhor esquema pra Dual Boot.

CAA

Voçê tem que redimensionar a tua partição em D. Vê se voçê pode conseguir o cd de instalação do Mandriva e redimensiona esta partição e cria no espaço livre as duas ou três partições para o Ubuntu. Também pode ser o cd de instalação do Suse, que tembém é muito bom.