Compatibilidade de dois notes com o Ubuntu

Iniciado por talestomaz, 10 de Outubro de 2014, 13:49

tópico anterior - próximo tópico

talestomaz

Pessoal,

Estou considerando comprar um novo note e gostaria de pedir ajuda em relação à compatibilidade. Tenho um HP Pavilion dv7 com placa de vídeo off-board e infelizmente tive problemas de compatibilidade desse note com o Ubuntu (o Ubuntu jamais conseguiu instalar de forma bem-sucedida o driver proprietário da placa, o que me impediu de jogar o PES2014 no Ubuntu).

Agora gostaria de, tanto quanto possível, comprar uma máquina que já tenha mais compatibilidade.

Estou em dúvida entre estes dois:

Note 1 (Samsung): Intel Core i5 3230M (2,6 GHz) 3ª Geração, Cache: 3MB, GeForce 710M (2 GB)
Note 2 (Dell Inspiron 15R): Intel Core i7 4500U (1,8 GHz) 4ª Geração, Cache: 4MB, Radeon HD 8670M (2 GB)

Ambos tem 8 GB de RAM e 1 também de HD.

Vocês sabem se algum deles é mais compatível com o Ubuntu por essas características?

Além disso, estava mais inclinado para o Note 2, com Core i7, mas li que é melhor um i5 com clock maior (no caso, 2,6 contra 1,8 GHz) para melhor desempenho com jogos (no caso, só o PES2014 e os subsequentes). É isso mesmo?

Se alguém quiser palpitar também: por quanto consigo vender um HP Pavilion dv7 com Core i5 480M (2,66 GHz) e Radeon HD 6370M (1 GB), com 8 GB de RAM e 640 GB de HD, comprado em outubro de 2011?
(Por que não perguntar também: vale realmente a pena trocar esse meu note por um dos dois acima?)

Obrigado!

druidaobelix

Na Dell se podia (não sei se ainda dá) pedir para o sistema vir com o Ubuntu instalado, o que por si é uma garantia de compatibilidade.

Vejo, entretanto, aqui no Fórum um post mais ou menos recente reclamando da placa de vídeo mencionada, talvez uma questão já solucionda, não sei, mas o fato é que há a indicação do problema com o modelo da placa:

Driver AMD Radeon HD 8670M para UBUNTU 13.10 ou 14.04

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,112451.0.html

Por outro lado, nesses notebooks da Samsung tenho observado muitos relatos de problemas com o Touchpad, inexistência de driver e quase sempre sem solução.

Como na Dell se pode "montar" o computador, escolhendo os componentes, talvez seja mais adequado ir por aí.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Sergio Benjamim

Essas placas de vídeo, só tem elas nos notebooks ou tem a da Intel onboard também?

Eu tenho um note com Intel onboard + Nvidia GT 740m (tecnologia de vídeo híbrido, Nvidia Optimus), consigo usar a placa da Nvidia através do Bumblebee, mas é um negócio meio limitado e dá bug de vez em quando. A Nvidia não dá suporte à essa tecnologia no Linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Você teria que rodar os comandos lspci e lsusb para saber exatamente o hardware desses notebooks.

talestomaz

Sérgio, não consigo digitar esses comandos não. Eu tô vendo esses notes na internet como opções para uma possível compra. Mas eu acho que os dois tem a Intel onboard, parece que tem sido esse o esquema "padrão" dos notes de placa gráfica dedicada.

Sergio Benjamim

Citação de: talestomaz online 12 de Outubro de 2014, 10:34
Sérgio, não consigo digitar esses comandos não. Eu tô vendo esses notes na internet como opções para uma possível compra. Mas eu acho que os dois tem a Intel onboard, parece que tem sido esse o esquema "padrão" dos notes de placa gráfica dedicada.

Você consegue rodar o Ubuntu nesses notebooks? Os comandos você roda no terminal, aperte Ctrl+Alt+T para abrir um.

Alguns poucos notebooks, para gamers, vêm somente com uma placa de vídeo, amd ou nvidia.

Vai pedir o reembolso do windows? Ou comprar sem? Dual boot?

garfo

Prefira o da Samsung, que tem placa Nvidia.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

talestomaz

Citação de: Sergio Benjamim online 12 de Outubro de 2014, 10:39
Você consegue rodar o Ubuntu nesses notebooks? Os comandos você roda no terminal, aperte Ctrl+Alt+T para abrir um.

Eu nunca vi esses notebooks, as minhas últimas máquinas eu compro sempre pela internet, então nunca vi e nem vou ver um desses notebooks a menos que eu compre um deles. O meu atual, um HP Pavilio dv7, Core i5 e com Radeon HD 6370M de 1 GB, roda Ubuntu normalmente.

Citação de: Sergio Benjamim online 12 de Outubro de 2014, 10:39
Alguns poucos notebooks, para gamers, vêm somente com uma placa de vídeo, amd ou nvidia.

Vai pedir o reembolso do windows? Ou comprar sem? Dual boot?

Acredito que esses notebooks não são para gamers, mas acho que conseguem rodar bem o PES, que é praticamente o único jogo atual que eu jogo. O meu note atual já roda bem o PES, mas no Windows. Aliás, rodo dual-boot e estava pretendendo continuar assim no próximo note, a menos que eu consiga fazer a placa de vídeo do note novo funcionar plenamente no Ubuntu (para eu rodar o PES no Ubuntu). Mas nunca vi nada disso de reembolso. Como funciona isso?

Sergio Benjamim

Citação de: talestomaz online 12 de Outubro de 2014, 10:51
Mas nunca vi nada disso de reembolso. Como funciona isso?

Se você não utilizar o windows, e comprar uma máquina que vem com ele, você tem direito ao reembolso. É um direito do consumidor, pois o windows você pode comprar separadamente e se vem junto do equipamento sem possibilidade de comprar sem o sistema operacional, então é venda casada. Você tem que entrar em contato a fabricante do note. No meu Asus, eu consegui o reembolso.

talestomaz

Citação de: Sergio Benjamim online 12 de Outubro de 2014, 10:56
Se você não utilizar o windows, e comprar uma máquina que vem com ele, você tem direito ao reembolso. É um direito do consumidor, pois o windows você pode comprar separadamente e se vem junto do equipamento sem direito de reembolso, então é venda casada. Você tem que entrar em contato a fabricante do note. No meu Asus, eu consegui o reembolso.

Realmente faz todo sentido, mas não sabia que isso funcionava! Excelente notícia.