Autor Tópico: DOTA2, placa de vídeo não funciona.  (Lida 12380 vezes)

Offline 11475

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Online: 22 de Setembro de 2014, 20:58 »
[OFF TOPIC]: Olá, sou novíssimo no fórum. Sempre passava por aqui como visitante porque sempre achava soluções para bugs ou coisas que eu não sabia fazer. Uso o Ubuntu há duas semanas, meu português não é bom, mas dou o meu máximo pra escrever de uma maneira compreensível. Agradeço muito a todos os usuários que comentam e ajudam todas as pessoas que vem com duvidas aqui, porque cada palavra por mais que pareça inútil e besta para você pode ajudar e muito os iniciantes nesse SO.

[ON TOPIC]:Bom, eu tentei, tentei, procurei e revirei a internet mas não consigo achar uma solução para o meu problema, infelizmente vou ter que recorrer a ajuda de vocês diretamente (já que a maioria das coisas acho em outros sites ou em posts aqui do fórum, solucionando o problema indiretamente).

Primeiramente, eu criei o post aqui porque acho que o meu problema não é tanto assim o driver, mas também pode ser problema da instalação do dota2. Outra, eu realmente não sei onde criar o tópico :/ Caso eu esteja errado espero que a moderação mova meu tópico pro lugar certo :D.

Sobre a instalação: Eu não baixei os 6GB de instalação do DOTA2, o que eu fiz foi pegar o backup do DOTA2 do Windows, fazer o backup na steam, verificar o game cache (que vê se tem arquivos corrompidos). O backup foi feito normalmente e depois de checar o gamecache o sistema fez um download de uns 6 minutos e o DOTA2 estava pronto pra ser incializado, a principio quando eu abria o client fechava, porém depois de adicionar a opção de incialização (essa parte só quem usa o steam ou o dota2 vai entender)  -console o jogo abriu normalmente. Bom, fui rodar o jogo contra bots e para minha surpresa os efeitos esperados da placa de video não estavam funcionando, eu sabia disso porque o jogo estava com um fps muito baixo(15-20 fps) (pegava 80-60 fps no windows, dependendo das opções graficas e de renderização) e a temperatura do notebook não aumentou, coisa que acontece quando eu jogo DOTA2 em virtude do funcionamento da placa de vídeo.

Depois disso, eu como um bom usuário linux saí a procura do motivo e eis que depois de ver o tópico do the witcher 2, vi que o dota dava pra ser incializado pela steam pelo terminal vou deixar aqui o log do que acontece: 

Código: [Selecionar]
$ steam
Running Steam on ubuntu 14.04 64-bit
STEAM_RUNTIME is enabled automatically
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101_client)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Gtk-Message: Failed to load module "overlay-scrollbar"
Gtk-Message: Failed to load module "unity-gtk-module"
Gtk-Message: Failed to load module "overlay-scrollbar"
Gtk-Message: Failed to load module "unity-gtk-module"
Installing breakpad exception handler for appid(steamwebhelper)/version(20140828032355)
Installing breakpad exception handler for appid(steamwebhelper)/version(1409196235)
[0922/204123:ERROR:nss_util.cc(1018)] Failed to load NSS libraries.
Installing breakpad exception handler for appid(steamwebhelper)/version(20140828032355)
Installing breakpad exception handler for appid(steamwebhelper)/version(1409196235)
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig warning: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 78: saw unknown, expected number
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Generating new string page texture 2: 48x256, total string texture memory is 49,15 KB
Generating new string page texture 3: 256x256, total string texture memory is 311,30 KB
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
roaming config store loaded successfully - 1317 bytes.
migrating temporary roaming config store
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Adding licenses for the following package(s): 0, 7797, 8183, 13054, 17838, 36144, 45658, 51287, 51437
Failed to init SteamVR because it isn't installed
ExecCommandLine: ""/home/zvjsh/.local/share/Steam/ubuntu12_32/steam" "
System startup time: 77,21 seconds
Generating new string page texture 68: 128x256, total string texture memory is 442,37 KB
Generating new string page texture 69: 128x256, total string texture memory is 131,07 KB
Generating new string page texture 70: 64x256, total string texture memory is 507,90 KB
Generating new string page texture 71: 8x256, total string texture memory is 516,10 KB
Generating new string page texture 72: 32x256, total string texture memory is 548,86 KB
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Running Steam on ubuntu 14.04 64-bit
STEAM_RUNTIME has been set by the user to: /home/zvjsh/.local/share/Steam/ubuntu12_32/steam-runtime
ExecCommandLine: "/home/zvjsh/.steam/root/ubuntu12_32/steam steam://open/driverhelperready"
ExecSteamURL: "steam://open/driverhelperready"
[0922/204241:ERROR:renderer_main.cc(227)] Running without renderer sandbox
Generating new string page texture 95: 128x256, total string texture memory is 679,94 KB
Generating new string page texture 96: 384x256, total string texture memory is 1,07 MB
Generating new string page texture 97: 24x256, total string texture memory is 1,10 MB
Game update: AppID 570 "Dota 2", ProcID 3860, IP 0.0.0.0:0
ERROR: ld.so: object '/home/zvjsh/.local/share/Steam/ubuntu12_32/gameoverlayrenderer.so' from LD_PRELOAD cannot be preloaded (wrong ELF class: ELFCLASS32): ignored.
ERROR: ld.so: object '/home/zvjsh/.local/share/Steam/ubuntu12_32/gameoverlayrenderer.so' from LD_PRELOAD cannot be preloaded (wrong ELF class: ELFCLASS32): ignored.
pid 3864 != 3863, skipping destruction (fork without exec?)
ERROR: ld.so: object '/home/zvjsh/.local/share/Steam/ubuntu12_32/gameoverlayrenderer.so' from LD_PRELOAD cannot be preloaded (wrong ELF class: ELFCLASS32): ignored.
ERROR: ld.so: object '/home/zvjsh/.local/share/Steam/ubuntu12_64/gameoverlayrenderer.so' from LD_PRELOAD cannot be preloaded (wrong ELF class: ELFCLASS64): ignored.
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
Installing breakpad exception handler for appid(gameoverlayui)/version(20140828032404)
Installing breakpad exception handler for appid(gameoverlayui)/version(1.0)
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig warning: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 78: saw unknown, expected number
Installing breakpad exception handler for appid(gameoverlayui)/version(1.0)
Using breakpad crash handler
Setting breakpad minidump AppID = 570
Forcing breakpad minidump interfaces to load
Looking up breakpad interfaces from steamclient
Calling BreakpadMiniDumpSystemInit
Looking up breakpad interfaces from steamclient
Calling BreakpadMiniDumpSystemInit
Steam_SetMinidumpSteamID:  Caching Steam ID:  76561198050926278 [API loaded yes]
Steam_SetMinidumpSteamID:  Setting Steam ID:  76561198050926278
SDL video target is 'x11'
SDL failed to create GL compatibility profile (whichProfile=0!
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_framebuffer_object.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_framebuffer_blit.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_framebuffer_multisample.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_APPLE_fence.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_NV_fence.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_sync.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_draw_buffers2.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_EXT_bindable_uniform.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_APPLE_flush_buffer_range.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_map_buffer_range.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_vertex_buffer_object.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_occlusion_query.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_APPLE_texture_range.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_APPLE_client_storage.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_ARB_uniform_buffer.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_vertex_array_bgra.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_vertex_array_bgra.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_framebuffer_object.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_GREMEDY_string_marker.
This system supports the OpenGL extension GL_ARB_debug_output.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_EXT_direct_state_access.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_NV_bindless_texture.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_AMD_pinned_memory.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_framebuffer_multisample_blit_scaled.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_texture_sRGB_decode.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_NVX_gpu_memory_info.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GL_ATI_meminfo.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_texture_compression_s3tc.
This system supports the OpenGL extension GL_EXT_texture_compression_dxt1.
This system supports the OpenGL extension GL_ANGLE_texture_compression_dxt3.
This system supports the OpenGL extension GL_ANGLE_texture_compression_dxt5.
This system DOES NOT support the OpenGL extension GLX_EXT_swap_control_tear.
GL_NV_bindless_texture: DISABLED
GL_AMD_pinned_memory: DISABLED
GL_EXT_texture_sRGB_decode: AVAILABLE
GL_NVX_gpu_memory_info: UNAVAILABLE
GL_ATI_meminfo: UNAVAILABLE
GL_MAX_SAMPLES_EXT: 8
Adding VPK file: /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/sound_vo_english
Adding VPK file: /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/pak01
Adding VPK file: /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/platform/pak01
Did not detect any valid joysticks.
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/stdshader_dbg.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/stdshader_dbg.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/stdshader_dbg.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/stdshader_dbg.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen stdshader_dbg.so error=stdshader_dbg.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
WARNING: unable to link Test_StartScript and Test_StartScript because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link Test_RandomChance and Test_RandomChance because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link Test_LoopForNumSeconds and Test_LoopForNumSeconds because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link Test_Loop and Test_Loop because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link Test_LoopCount and Test_LoopCount because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link Test_StartLoop and Test_StartLoop because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link log_flags and log_flags because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link log_color and log_color because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link log_verbosity and log_verbosity because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link log_level and log_level because one or more is a ConCommand.
WARNING: unable to link log_dumpchannels and log_dumpchannels because one or more is a ConCommand.
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx6.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx6.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx6.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx6.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen game_shader_dx6.so error=game_shader_dx6.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx7.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx7.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx7.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx7.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen game_shader_dx7.so error=game_shader_dx7.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx8.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx8.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx8.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx8.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen game_shader_dx8.so error=game_shader_dx8.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx9.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/bin/game_shader_dx9.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx9.so error=/home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/bin/game_shader_dx9.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
 failed to dlopen game_shader_dx9.so error=game_shader_dx9.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
Load a scaleform font provider?
Creating D3D9 device with D3DCREATE_MULTITHREADED
IDirect3DDevice9::Create: BackBufWidth: 1366, BackBufHeight: 768, D3DFMT: 3, BackBufCount: 1, MultisampleType: 0, MultisampleQuality: 0
GL sampler object usage: DISABLED

 ##### swap interval = 1     swap limit = 1 #####
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig warning: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 78: saw unknown, expected number
!! Controller config file passed by steamworks game 570 did not exist at /home/zvjsh/.local/share/Steam/SteamApps/common/dota 2 beta/dota/cfg/controller.vdf
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1409240101)
libpng warning: Interlace handling should be turned on when using png_read_image
[0922/204328:ERROR:renderer_main.cc(227)] Running without renderer sandbox
[0922/204328:ERROR:renderer_main.cc(227)] Running without renderer sandbox
[0922/204328:ERROR:renderer_main.cc(227)] Running without renderer sandbox
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig error: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 70: non-double matrix element
Fontconfig warning: "/etc/fonts/conf.d/10-scale-bitmap-fonts.conf", line 78: saw unknown, expected number
Installing breakpad exception handler for appid(steamwebhelper)/version(20140828032355)
Installing breakpad exception handler for appid(steamwebhelper)/version(1409196235)
Gtk-Message: Failed to load module "overlay-scrollbar"
Gtk-Message: Failed to load module "unity-gtk-module"
[0922/204409:WARNING:content_browser_client.cc(499)] No browser info matching frame process id 4 and routing id 1
[0922/204409:WARNING:content_browser_client.cc(499)] No browser info matching frame process id 4 and routing id 1
[0922/204409:WARNING:content_browser_client.cc(499)] No browser info matching frame process id 4 and routing id 1
[0922/204410:WARNING:content_browser_client.cc(499)] No browser info matching frame process id 2 and routing id 1
[0922/204410:WARNING:content_browser_client.cc(499)] No browser info matching frame process id 2 and routing id 1
Precache: Took 6427 ms, Vertex 363, Pixel 1509
ConVarRef dota_fow_disable doesn't point to an existing ConVar
CClientSteamContext logged on = 1
Could not get IReplayDirector interface from library serverGame.dll loaded for "Dota 2"
*** ConVar "script_attach_debugger_at_startup" was not unregistered! Shutdown crash imminent!
*** ConVar "script_break_in_native_debugger_on_error" was not unregistered! Shutdown crash imminent!
*** ConVar "dota_ugc_binary" was not unregistered! Shutdown crash imminent!
*** ConVar "dota_postgame_finish_replay_time" was not unregistered! Shutdown crash imminent!
*** ConVar "dota_gamemode_ability_draft_test_hero" was not unregistered! Shutdown crash imminent!
*** ConVar "camera_datadriven_debug" was not unregistered! Shutdown crash imminent!
Game removed: AppID 570 "Dota 2", ProcID 3866
Generating new string page texture 302: 128x256, total string texture memory is 1,23 MB

Tem vários erros como vocês podem ver, eu sai desesperadamente em busca de resoluções pra esses erros mas não sei nem onde procurar, geralmente colocava o nome do erro e acabava num lugar "nada a ver" ou um lugar onde eu não conseguia entender nada sobre o que as pessoas estavam falando :(
Bom os erros que eu mais notei é que o render não está ativado e uns erros na unity ou gtk (eu nem sei o que é isso) que são avisados no começo. Eu tentei que tentei arrumar a placa de vídeo, já instalei o instalador aqui, não tenho uma print de que funcionou tudo porque agora no sei o que aconteceu mas não estou tendo conexão com o server do instalador. E só agora que percebi que posso ter piorado a situação, mexendo em coisa que não devia eu posso ter danificado o sistema ou algo do tipo.

Mas pelo visto está instalada e alguns comandos acusam sua detecção como:
$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics Controller (rev 09)


Então é isso, se você chegou aqui quero agradecer e muito por ter tentado me ajudar. Vou voltar as pesquisas pra ver se resolvo alguns problemas, valeu pessoal.

Offline 11475

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2014, 21:45 »
Falei, falei e não coloquei nenhuma configuração do meu computador. Não sei no que isso ajuda, mas geralmente nesse tipo de tópico o pessoal coloca:
Tirei do configurações -> detalhes

Memória: 7,6 GB
Processador: Intel core i5-3230M CPU @ 2.600GHz x 4
Gráficos: Intel Ivybridge Mobile
Tipo de sistema 64-bit
Disco 483,9 GB

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2014, 07:21 »
Se o jogo ta rodando, porém com baixa qualidade gráfica, acho que o problema esta no drive da placa de vídeo.

Você instalou corretamente?

Eu sei que existem drivers da intel disponíveis para a última versão do ubuntu. Recomendo que utilize-as.
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline 11475

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2014, 10:09 »
Se o jogo ta rodando, porém com baixa qualidade gráfica, acho que o problema esta no drive da placa de vídeo.

Você instalou corretamente?

Eu sei que existem drivers da intel disponíveis para a última versão do ubuntu. Recomendo que utilize-as.

Bom eu instalei o driver normalmente utilizando o instalador da própria intel que é fornecida lá no site, depois que vi sua mensagem fui tentar re-rodar o instalador pra instalar de novo ou ver o que acontece e agora está acusando esse erro:

W:GPG error: https://download.01.org trusty InRelease: The following signatures couldn't be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY A902DDA375E52366, W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/glasen/intel-driver/ubuntu/dists/trusty/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found
, W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/glasen/intel-driver/ubuntu/dists/trusty/main/binary-i386/Packages  404  Not Found
, W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/qos/mesa/ubuntu/dists/trusty/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found
, W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/qos/mesa/ubuntu/dists/trusty/main/binary-i386/Packages  404  Not Found
, E:Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

Nunca tinha dado antes e estou procurando uma solução, se você tiver uma solução por favor me ajude. Caso eu consiga resolver, já posto aqui que conseegui.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2014, 11:20 »
Você está tentando baixar do lugar errado

Como pode ver aqui => http://ppa.launchpad.net/qos/mesa/ubuntu/dists/

Não existe o driver para o 14

Ou você ajusta os sources e baixa uma versão mais antiga do raring ou baixa direto da Intel e não deste ppa.

Como os drivers Intel já vêm inseridos no kernel possivelmente trocar de driver pouco possa resolver.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2014, 11:33 »
Gostei do seu tópico, tem novatos que chegam aqui sem entender nada de como o fórum funciona, sem ter pesquisado antes pelo problema e algumas vezes sem nem ter vontade de ler para tentar resolver (alguns parecem querer que o problema se concerte sozinho ou algo do tipo).

De minha parte tenho pouco para tentar te ajudar com os problemas que você tem enfrentado, pois nunca joguei Dota 2 e só dei uma olhada rápida no Steam para Ubuntu (jogo muito pelo Wine, os jogos que gosto ainda não tem versão para o Ubuntu).

Enfim, o erro que você está enfrentando no instalador de drivers Intel parece estar relacionado a algum PPA que você adicionou ao sistema, talvez sem saber e tentando corrigir o outro problema. Aconteceu algo parecido comigo quando adicionei um PPA que não tinha nada haver com o instalador de drivers, mas sabe-se lá porque ele não funciona mesmo não tendo relação com ele.

Procure como remover um PPA do sistema e remova os que você mostrou na sua mensagem anterior e que estão com erro, mas antes de remover copie o endereço para caso não funcionar você ter como restaurar.

Meu computador é semelhante ao seu e te digo que quando comecei no Ubuntu os jogos tinham desempenho sofrível, na época ainda não existia o instalador de drivers Intel. Hoje, basta usar ele que eu tenho todos os jogos que quero com um desempenho muito próximo ao do Windows.

Por tanto também acho que o problema seja relacionado aos drivers.

Boa sorte aí e bem vindo ao fórum! :)

Editado: Baixe a versão nova do instalador de drivers aqui.

E eu fiquei com uma dúvida, como você apenas copiou o Dota 2 do Windows, já que existe uma versão para o Ubuntu e que ela é diferente, ou seja tem que ser baixada novamente? Você está tentando rodar pelo Wine?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 11:41 por MatheusWillder »

Offline 11475

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2014, 13:11 »
Gostei do seu tópico, tem novatos que chegam aqui sem entender nada de como o fórum funciona, sem ter pesquisado antes pelo problema e algumas vezes sem nem ter vontade de ler para tentar resolver (alguns parecem querer que o problema se concerte sozinho ou algo do tipo).

De minha parte tenho pouco para tentar te ajudar com os problemas que você tem enfrentado, pois nunca joguei Dota 2 e só dei uma olhada rápida no Steam para Ubuntu (jogo muito pelo Wine, os jogos que gosto ainda não tem versão para o Ubuntu).

Enfim, o erro que você está enfrentando no instalador de drivers Intel parece estar relacionado a algum PPA que você adicionou ao sistema, talvez sem saber e tentando corrigir o outro problema. Aconteceu algo parecido comigo quando adicionei um PPA que não tinha nada haver com o instalador de drivers, mas sabe-se lá porque ele não funciona mesmo não tendo relação com ele.

Procure como remover um PPA do sistema e remova os que você mostrou na sua mensagem anterior e que estão com erro, mas antes de remover copie o endereço para caso não funcionar você ter como restaurar.

Meu computador é semelhante ao seu e te digo que quando comecei no Ubuntu os jogos tinham desempenho sofrível, na época ainda não existia o instalador de drivers Intel. Hoje, basta usar ele que eu tenho todos os jogos que quero com um desempenho muito próximo ao do Windows.

Por tanto também acho que o problema seja relacionado aos drivers.

Boa sorte aí e bem vindo ao fórum! :)

Editado: Baixe a versão nova do instalador de drivers aqui.

E eu fiquei com uma dúvida, como você apenas copiou o Dota 2 do Windows, já que existe uma versão para o Ubuntu e que ela é diferente, ou seja tem que ser baixada novamente? Você está tentando rodar pelo Wine?
Olá, Matheus, o lugar que eu peguei o instalador foi exatamente nesse seguindo link que você mandou. Eu já tinha instalado o driver, agora não sei se a atualização foi feita com êxito, já que quando fui re-rodar o instalador o erro de cima aconteceu, acontece o mesmo no
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade, tem vários erros desse tipo, pelo jeito eu criei um problema gigante pra mim instalando um monte de coisa sem saber direito, já que vi inúmeros reports de erros parecidos no PPA ou problemas no gpg keys e cada pessoa aparece com uma solução.

Sobre o que eu fiz, agora que eu vi que está meio ambiguo vou explicar:
1- Nâo quero rodar o DOTA2 pelo wine, sim pela steam do próprio linux
2- Sobre o backup do DOTA2, meu irmão usa o windows, eu fiz o backup no pc dele, peguei esse arquivo gerado pela steam do windows (é um arquivo com vários .exe, .dll, etc), e usei a opção restaurar jogos do steam (do linux) passando o arquivo gerado pelo windows. Ou seja a steam do linux fez o backup do dota2 usando um arquivo gerado pela steam do windows. O backup foi feito normal e teve os 6 min de atualização


Você está tentando baixar do lugar errado

Como pode ver aqui => http://ppa.launchpad.net/qos/mesa/ubuntu/dists/

Não existe o driver para o 14

Ou você ajusta os sources e baixa uma versão mais antiga do raring ou baixa direto da Intel e não deste ppa.

Como os drivers Intel já vêm inseridos no kernel possivelmente trocar de driver pouco possa resolver.

No site da intel, tem o instalador para a versão 14 omo no link do Matheus.

"Ou você ajusta os sources e baixa uma versão mais antiga do raring ou baixa direto da Intel e não deste ppa." Você poderia explicar melhor, não entendi muito bem o que você quis dizer.


Muito obrigado pela a juda a todos, ainda não resolvi o problema do PPA, mas venho com uma pergunta. Estou pensando em re-instalar o linux já que tenho menos de 200MB de arquivos pessoais e quanto a programas atualmente uso o Geany e o Eclipse pra estudar, coisa que realmente não são dificeis de armazenar/ reinstalar. Estou pensando nisso, porque esse problema do PPA pelo visto vai ser muito dificil de se resolver.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2014, 15:00 »
Desculpa a demora em responder.

Não acho que será difícil resolver o problema do PPA, mas já que você tem poucos arquivos talvez seja mais fácil reinstalar mesmo. Quanto ao que o Tota disse, eu creio que ele quis dizer que o diretório que seu sistema está usando só tem pacotes para a versão do Raring Ringtail, a versão 13.04 do Ubuntu.

Não sei qual versão você está usando, mas o correto é que use a versão mais recente e de preferência a LTS.

Como você é novato, vou explicar:

O Ubuntu tem dois tipos de lançamentos, uma versão normal lançada a cada 6 meses e uma versão LTS lançada a cada 2 anos. As versões normais tem 9 meses de suporte, uma versão LTS tem 5 anos, além de serem mais polidas para serem mais estáveis. A última versão LTS é a 14.04 e a mais recente é a 14.10 que ainda vai ser lançada. Dou preferência pela LTS por ser mais estável, mas quando a 14.10 sair você pode usar ela, vai da sua preferência. Provavelmente vai encontrar mais bugs, mas vai estar usando as mais recentes novidades.

Quanto aos PPAs, são “diretórios” que apontam ao sistema de onde baixar determinado software (um programa, pacote, nunca estudei a diferença entre então eles não sei se é só no nome mesmo...)

Só um exemplo: Vamos dizer que você, como eu, é das antigas e gosta de Super Nintendo. Para instalar o emulador de Super Nintendo, basta adicionar o PPA dele ao sistema, por linha de comando ou interface (novamente, vai da sua preferência), atualizar o diretório (checar atualizações), e depois dar o comando para instalar ele, ou procurar ele na Central de Programas.

Já que o Instalador de Drivers Intel está acusando algum erro, provavelmente você fez algo que causou ele ou é um bug temporário do instalador mesmo, as vezes acontece... Outra coisa, eu já disse que não posso dar uma dica muito precisa no seu problema, já que nunca instalei o Dota 2, mas ainda acho que o correto seria baixar novamente :/ Mas não quero que você baixe 6GB e depois não der certo, acho que o correto seria testar um outro jogo pesado e ver como fica o desempenho.

Uma coisa que aprendi com o Linux é que temos de ter paciência com algumas coisas (como você deve está tendo para chegar até aqui nesse meu texto), às vezes alguns problemas surgem sem o menor indicio do que exatamente causou ele e algumas vezes o problema demora para ser resolvido, dado ao número reduzido de usuários para reporta-lo e a natureza colaborativa do trabalho.

Vencendo essa barreira, você pode ter certeza que vai estar usando um sistema realmente seu, no qual pode fazer o que quiser (com o peso de ser responsável por algum problema) e, para mim o mais importante, vai ficar muito mais experiente.

Se quiser ver um tutorial basicão de como fazer algumas coisas no Ubuntu, visite esse post no meu blog.

Boa sorte aí!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 15:03 por MatheusWillder »

Offline 11475

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2014, 23:42 »
Olá, eu não morri! Demorei pra encontrar uma brecha no dia pra responder, provas da faculdade a coisa é tensa...


Uma coisa que aprendi com o Linux é que temos de ter paciência com algumas coisas (como você deve está tendo para chegar até aqui nesse meu texto), às vezes alguns problemas surgem sem o menor indicio do que exatamente causou ele e algumas vezes o problema demora para ser resolvido, dado ao número reduzido de usuários para reporta-lo e a natureza colaborativa do trabalho.

Vencendo essa barreira, você pode ter certeza que vai estar usando um sistema realmente seu, no qual pode fazer o que quiser (com o peso de ser responsável por algum problema) e, para mim o mais importante, vai ficar muito mais experiente.

Boa sorte aí!

Cara é exatamente isso que me deixa empolgado com o linux, é essa possibilidade ilimitada de você personalizar o sistema, eu não domino o linux e nunca dominei um SO, mas só de começar a mexer o tanto de coisas que eu aprendi foi incrível. E é até de certa maneira "divertido" sair por aí atras de soluções pra bugs ou problemas, já que você aprende muito vendo as diversas soluções.

Eu reinstalei o Ubuntu (apaguei tudo e reinstalei do zero) 14.04 (a LTS), depois de instalado fiz o sudo apt-get upgrade && sudo apt-get upgrada, instalei alguns programas básicos. Depois disso eu instalei o driver da intel (pelo mesmo link, aquele que você mostrou). Depois de instalar o DOTA2, o log da steam tava acusando os mesmos erros, eu tava até desanimando de novo, mas quando fui jogar eu senti a diferença. Eu acho que agora a placa de vídeo ta ok, eu sinto a diferença de temperatura quando jogo dota2 e o FPS aumentou drasticamente. Bom, do jeito que ta é mais que suficiente pra jogar, ou seja, agora eu sou 100% linux, todas as minhas dependências com outros SOs se foram. Muito obrigado a todos que me ajudaram ou tentaram ajudar, e é isso, vocês ganharam mais um membro pro forum. Muito obrigado!

MatheusWillder

  • Visitante
Re: DOTA2, placa de vídeo não funciona.
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2014, 23:59 »
Olá, eu não morri! Demorei pra encontrar uma brecha no dia pra responder, provas da faculdade a coisa é tensa...

Cara é exatamente isso que me deixa empolgado com o linux, é essa possibilidade ilimitada de você personalizar o sistema, eu não domino o linux e nunca dominei um SO, mas só de começar a mexer o tanto de coisas que eu aprendi foi incrível. E é até de certa maneira "divertido" sair por aí atras de soluções pra bugs ou problemas, já que você aprende muito vendo as diversas soluções.

Eu reinstalei o Ubuntu (apaguei tudo e reinstalei do zero) 14.04 (a LTS), depois de instalado fiz o sudo apt-get upgrade && sudo apt-get upgrada, instalei alguns programas básicos. Depois disso eu instalei o driver da intel (pelo mesmo link, aquele que você mostrou). Depois de instalar o DOTA2, o log da steam tava acusando os mesmos erros, eu tava até desanimando de novo, mas quando fui jogar eu senti a diferença. Eu acho que agora a placa de vídeo ta ok, eu sinto a diferença de temperatura quando jogo dota2 e o FPS aumentou drasticamente. Bom, do jeito que ta é mais que suficiente pra jogar, ou seja, agora eu sou 100% linux, todas as minhas dependências com outros SOs se foram. Muito obrigado a todos que me ajudaram ou tentaram ajudar, e é isso, vocês ganharam mais um membro pro forum. Muito obrigado!

Boas notícias!  :D

Desempenho de jogos depende de muitos fatores, e no Ubuntu não é diferente, é aquele velho ditado de que ou é 8 ou 80. Quando comecei no Ubuntu, o sistema estava muito bugado e mal rodava emulador de Nintendo 64 em um Dual Core. Quando passei para um i5 2310 (atual), ele rodava muito mal o emulador de Nintendo GameCube e Wii Dolphin, e o de Playstation 2 era uma piada em relação à versão do Windows.

Nesse tempo não existia o instalador de drivers Intel para o Ubuntu, que foi o que melhorou drasticamente o desempenho aqui. Os erros que você disse não deviam estar ocorrendo, mas já que o desempenho melhorou a ponto de deixar jogável, é o que importa.

Eu pessoalmente gosto muito de aprender, não achei modo melhor de gastar meu tempo livre que aprendendo. Não deixe de visitar o fórum, o Café com Ubuntu é ótima para conversar (já foi melhor porque agora está meio parado...), e sempre é bom ajudar os outros com o que você já aprendeu.

Bem vindo ao fórum, ao mundo livre e qualquer dúvida é só perguntar!