Autor Tópico: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?  (Lida 7373 vezes)

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Boa tarde,

Eu utilizei muitos dos conceitos que aprendi com meus colegas aqui do fórum, e fiz uma redezinha de "media center", até agora, redondinha...

Nela eu tenho:

1 Servidor
----------
ubuntu server 14.04.1
com o espaço pra armazenamento, mas ainda não é um "Storage" (pois ainda não tenho um HD externo SATA, pra isso, rsrsrs)
com a impressora funcionando, via rede, pois está ligada no PC GAMER (achei mais fácil, assim... rsrs)

1 PC GAMER
-----------
ubuntu 14.10
Com a placa de video mais forte, jogos, várias DISTROS do Linux para teste etc.
A impressora está ligada aqui

1 Notebook
-----------
Com um bom processador (i3), 4GB RAM, o ubuntu 14.10 e o Win7 Home Basic (original, de fábrica)
Utilizado pela minha esposa, agora, com usuário só dela, e tendo recebido as instruções para copiar músicas, fotos e docs em geral, na pasta mapeada do Servidor

1 Netbook
----------
Quando não estou testando novas DISTROS Linux, ou jogando Flight Simulator (hehe), estou neste Netbook... ele é metido a besta... é um ASUS eeePC e tem até uma plaquinha ATI Radeon, fraquinha pros jogos ferradões, mas até que roda vários jogos... rsrs

1 PS3
------
Ainda não consegui acessar o servidor, mas foi por falta de tempo... eu até consegui usar um programa que me indicaram, mas eu acho que ele não roda .avi com codec de compactação... ele nem enxergou esses vídeos :-(

Até aí, tudo bem...

Minha dúvida é a seguinte:
-------------------------
Minha mãe mora na casa da frente e ela tem internet da VIVO (antiga Speedy) e acessa através do Notebook dela, um ACER i5 meio parrudinho, mas cheio de hao123, baidu, McAffe etc

Um dos motivos pelos quais eu quis aprender como fazer essa rede "centralizadora", inclusive com controle de acesso, foi o fato da minha mãe ser mestra em instalar tudo o que vê pela frente, e depois nega peremptoriamente (e culpa a mim, hehehe)... bem, a minha rede já tem o usuário da minha mãe, bem como, já tem uma senha configurada no SAMBA (smbpasswd) pra ela...

Mas ela está usando a rede criada pelo modem/roteador wi-fi da casa dela, e não pelo meu que é um modem/roteador da NET...

Existe uma forma de fazer uma espécie de "bridge" da rede dela com a minha, para eu poder controlá-la sem que ela entre na minha NET?

É que, embora do quarto dos meus pais o sinal da minha NET é bom para eles acessarem, quando ela está na sala ou na cozinha da casa deles, ela perde o meu sinal (este, por sinal, foi o motivo deles terem contratado outra internet)

Se alguém for sugerir algo, que seja diferente da sugestão para eu comprar um roteador wi-fi mais potente (e que isso faria com que ela pudesse cancelar a Internet VIVO dela)... (i) primeiro, pq estou sem condições de comprar; (ii) segundo, pq quero uma solução alternativa a esta (que eu já sabia), por enquanto...

Obs.: Meu servidor só tem 1 placa de rede, mas eu tenho um "pendrive" de rede wi-fi que eu usava no meu PC-GAMER, mas desiti, voltando para o cabo: (i) primeiro, porque estou morando numa casa com sala pequena; (ii) a conexão cabeada é mais rápida (ou, pelo menos parece)...

Aguardo auxílio,

Mas, desde já, agradeço.

Abraços,

Fernando Tietê.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, 15:42 por Fernando Ty »
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2014, 18:57 »
Amigo,

Sugiro um repetidor. Desses de tomada mesmo.

Outra saída ? Compra um par de esticador e cruza a rua com um cabo UTP, desabilita o DHCP Server de um modem, e na máquina dela ( no caso de ser desativado o dhcp server do modem dela ), configura o IP manualmente ( essa parte do DHCP Server e ip setado no caso de você não querer que ela use a sua internet ). Se você decidir deixar ela usufruir da sua internet, pode simplesmente cancelar o plano e substituir o modem dela por um roteador wireless, configura ele pra ser bridge ( só pra ampliar o sinal, mudando o SSID claro. A não ser que ele faça repeater  ;) )

Não sei se fui claro o suficiente, mas qualquer coisa você fala que eu tento decifrar =)

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2014, 01:26 »
Amigo,

Sugiro um repetidor. Desses de tomada mesmo.

Outra saída ? Compra um par de esticador e cruza a rua com um cabo UTP, desabilita o DHCP Server de um modem, e na máquina dela ( no caso de ser desativado o dhcp server do modem dela ), configura o IP manualmente ( essa parte do DHCP Server e ip setado no caso de você não querer que ela use a sua internet ). Se você decidir deixar ela usufruir da sua internet, pode simplesmente cancelar o plano e substituir o modem dela por um roteador wireless, configura ele pra ser bridge ( só pra ampliar o sinal, mudando o SSID claro. A não ser que ele faça repeater  ;) )

Não sei se fui claro o suficiente, mas qualquer coisa você fala que eu tento decifrar =)

Meu amigo,

Muita informação, mesmo...
Quero/preciso manjar de tudo isso... mas vamos - diria Jack, o estripador - por partes...

O que daria (daria?) pra eu fazer usando no meu servidor um pendriver de rede wireless? daria para eu conectar na rede da VIVO da casa da minha mãe e "compartilhar" as redes?

Na verdade, mesmo não entendendo muito bem o que vc falou, demandaria eu comprar algumas coisas... por exemplo... vamos supor que eu quisesse comprar um par de esticador para trazer (ou levar) uma conexão até a outra (não precisaria atravessar a rua, pois é um quintal, apenas, que nos separar) ...que tipo de cabo é esse, UTP?

Eu tenho, aqui em casa, dois tipos de cabo o famoso "coaxial" (da net) e um outro "enorme", que é o RJ45 (se não me engano é esse o código) de rede cabeada "ponto-a-ponto" (uma vez eu já fiz isso, há uns 10 anos atrás... rsrs)

Enfim, eu suponho que saiba desabilitar o DHCP Server no modem da VIVO (o dela) um modem, e sei setar um IP fixo para ele...

Isso é suficiente para adicionar "sub-rede" dela, na minha rede? (acho que é isso que eu quero.. rsrsrs)


A parte final da sua sugestão, por enquanto, não rola... teria que comprar um roteador wireless decente, e, pareceque a VIVO fez um plano com multa em caso de quebra de fidelidade...


Bem, se vc ler atentamente o que eu pretendo, seria, mesmo, colocar a rede dela como sub-rede da minha,,, na parte de troca de arquivos e controle de usuário... mas ela ficaria com a internet da VIVO, mesmo... endende Ad4N?

Obrigado, ao menos, pela atenção... :-)
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2014, 09:28 »
Certo..

Se entendi, você só quer que ela tenha acesso ao servidor para controle de arquivos e etc, mas que ela saia ( para a internet ) pelo modem dela.

É possível. Vamos lá!

Primeiro de tudo é fazer essas duas redes se comunicarem. Já que você tem o cabo, e o intuito é transferência de arquivos, considerando a distância e o material que você já tem ( o cabo que você falou. RJ45, que na verdade é o UTP que eu falei  ;) . Mais especificamente UTP 4 Pares ), recomendo que você use o cabo ligando um modem no outro.

Antes disso, recomendo você desabilitar o DHCP Server do modem dela, e colocar os dois na mesma faixa de IP. Mas  cuidado para não conflitar ( não colocar o mesmo ip ).

Seria algo do tipo:
Seu modem - 192.168.1.1
Modem dela - 192.168.1.254

Na máquina dela, você precisa setar o IP manualmente, para evitar que ela saia pela sua internet. Se as configurações da rede fossem como as citadas no meu exemplo, na máquina dela poderia ser algo do tipo:
Máquina dela:
IP                              192.168.1.253
Máscara de Sub-rede  255.255.255.0
Gateway                    192.168.1.254

DNS                          ( o que você preferir ou simplesmente 8.8.8.8 e 8.8.4.4 )

Você só precisa tomar cuidado em não haver possibilidade de dois equipamentos em algum momento estarem com o mesmo endereço IP. Se isso acontecer, os equipamentos envolvidos não irão funcionar.

Os endereços IP que eu usei no exemplo não importam muito. O importante é que você coloque no mesmo range de IP. O que significa, em uma rede /24 ( as de máscara de rede 255.255.255.0 ), mudar apenas o último octeto ( os últimos três números - algo entre 1 e 254 ).

Dessa forma, você ainda pode setar o IP nas suas máquinas para sair pelo modem dela, no caso da sua parar  ;)

Espero ter ajudado, mas se ainda tiver dúvida posta aí que enquanto eu souber vou ajudando  :)

Boa Sorte!!

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2014, 14:20 »
Ad4N, grande pessoa!

Agradeço o interesse e o dispêndio de seu tempo, me ajudando nessa empreitada... hehe

Agora as coisas ficaram muitas vezes mais claras... hehe

Por enquanto, me explica uma coisa... eu tenho a impressão, não é certeza, de que o modelo do modem VIVO que minha mãe tem instalado na casa dela, não tenha as 4 portas (como é de costume num roteador), sendo apenas um roteador wireless... é possível isso, ou eu estou viajando?

Bom, eu confirmei... e não estava viajando... kkkkk

é esse modelo aqui:

https://www.google.com.br/search?q=modem+roteador+da+VIVO&client=firefox-a&hs=ljI&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=sb&tbm=isch&imgil=l4VXWzZl__AISM%253A%253Bj3zeJVINdXJ3JM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fproduto.mercadolivre.com.br%25252FMLB-574361012-kit-vivo-speedy-modem-roteador-adsl-wifi-w-m1120-150mpbs-_JM&source=iu&pf=m&fir=l4VXWzZl__AISM%253A%252Cj3zeJVINdXJ3JM%252C_&usg=__S3Yhja20ZHrA3wqW8fcUJzPypxQ%3D&biw=1320&bih=682&ved=0CEYQyjc&ei=vm4YVJKFLYPksATT_4KoBw#facrc=_&imgdii=l4VXWzZl__AISM%3A%3BlQJirqZBhMnUJM%3Bl4VXWzZl__AISM%3A&imgrc=l4VXWzZl__AISM%253A%3Bj3zeJVINdXJ3JM%3Bhttp%253A%252F%252Fmlb-s2-p.mlstatic.com%252Fkit-vivo-speedy-modem-roteador-adsl-wifi-w-m1120-150mpbs-12075-MLB20054287353_022014-F.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fproduto.mercadolivre.com.br%252FMLB-574361012-kit-vivo-speedy-modem-roteador-adsl-wifi-w-m1120-150mpbs-_JM%3B900%3B1200

ele só tem uma entrada wan e uma saída única para o RJ45, que agora eu aprendi que tbm é o UTP 4 pares... ;-)

Nada atrapalha isso, certo?

Pelo que vc disse, é só eu conectar, numa das entradas do meu modem/roteador da NET, na "saída" única daquele modem... é isso?

Outra coisa que eu gostei de saber é sobre aquilo que vc mencionou de eu deixar a conexão de um jeito que, em caso de cair a minha da NET, eu "emprestar" a dela... rsrs... se eu fizer o que eu acho que seja o procedimento que eu falei aqui em cima (e mais as configurações de IP, tirando o DHCP e "fixando" IPs nas máquinas e no roteador VIVO dela, já fica valendo? Ou pra fazer isso, tem mais alguma dica?

Repito: obrigado pela atenção especial... eu sei que a minha dúvida pode ser a de muita gente por aqui... da mesma forma que eu me valho de outras dúvidas daqui e do VOL, para aprender truques pra mim... ;-)

Abraços

Fernando Tietê.
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 15:02 »
Disponha amigo.

Como eu disse, enquanto eu souber ajudo   :D

RJ45 é o conector  ;)
UTP 4 Pares é o conhecido como cabo de rede

Sim. É possível. Desde que você plugue o conector na porta Lan do Modem dela, lembrando de desabilitar o dhcpserver dele, e colocar os dois na mesma faixa de IP.

Nas suas máquinas não precisará setar o IP, já que elas continuarão adquirindo o IP que o seu modem cede. Só no caso de você querer sair pela internet dela, aí você configura manualmente.

Uma observação que eu esqueci de te passar:  Visitas dela, ao inserirem a senha do wifi do modem dela, ou qualquer outro dispositivo novo adicionado lá, sairá para a internet pelo seu modem. Isso porque lá o dhcpserver ativo será o do seu modem, apesar do sinal wireless ser do dela.

Espero ter sido claro sobre isso também. Mas qualquer dúvida pode falar.  :D


Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 15:27 »
Hehe...
É bastante "trabalho" pro meu fim de semana... rs

Quanto à parte que vc disse:


Uma observação que eu esqueci de te passar:  Visitas dela, ao inserirem a senha do wifi do modem dela, ou qualquer outro dispositivo novo adicionado lá, sairá para a internet pelo seu modem. Isso porque lá o dhcpserver ativo será o do seu modem, apesar do sinal wireless ser do dela.


Fiquei em dúvida: todo o fluxo de internet será pela minha conexão? Mas, aí não tornaria inutilizada a "saída" da internet pela VIVO?

Eu vi que vc entendeu que a saída da internet, eu queria que continuasse pela "VIVO"...

E, também, eu já entendi que, da forma que vc está ensinando aqui, eu faço da parte roteadora do modem da VIVO, uma "extensão" do roteador da NET (que é o da minha casa)...

Mas, segundo vc me advertiu agora, quem se conectar pelo wi-fi do modem VIVO da minha mãe, na verdade, estará utilizando a minha conexão... e quanto à conexão da VIVO?

...ela ficaria como algo em "paralelo"? um "cluster" de conexões? kkkkkkk
(...pouco conhecimento é pior do que nenhum, né? kkkkk)

Bom, estamos aqui pra aprender... rsrs
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 15:45 »
Então.

Já que a rede vai ser uma só, e o servidor dhcp será o do seu modem, ele vai ditar para os dispositivos que a saída é ele. A máquina dela só não vai sair pelo seu modem, porque estará configurado o ip manualmente, onde o Gateway da máquina dela deverá ser o modem dela.

Uma forma de fazer com que isso não aconteça, é que você desative o dhcpserver do seu modem, e configure manualmente todos os seus dispositivos. Deixando o dhcpserver do modem dela ativo, e assim a máquina dela com configuração ip automática.

Fazendo assim, todo novo dispositivo sairá pelo modem dela. Inclusive os conectados na sua wireless.

É uma questão de escolha. O dhcpserver que ficar ativo, é por lá que irão sair por padrão, todos os dispositivos configurados para adquirir ip automaticamente.

Smartphone
Tablet
Celular

Qualquer um que não tenha ip configurado manualmente sairá pelo modem que estará com servidor dhcp ativo

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:25 »
Ok....

Tô me colocando nos trilhos... rsrs

Já entendi (até pq já sabia algo a respeito) como a coisa funciona...

Mas quero que vc saiba, apenas, que o meu Servidor eu configurei como 192.168.0.100 com a másq de sub-rede padrão (255.255.255.0) e, pelo roteiro que eu segui, o gateway dele ficou sendo o 192.168.0.1, que é o IP (até onde eu entendo) fixo do meu roteador...

Só que me falta conhecimento técnico para saber se, do roteador pra fora (internet) o meu roteador está setado pelo dhcp, ou não... usando a lógica, atrevo-me a dizer que sim, pois o Netbook, o Notebook e o PS3 estão na rede sem que eu tivesse setado (como eu já fiz muito, no passado... no parâmetro TCP/IP do dispositivo de rede que eu queria, no caso do Windows, ou usando IPTABLES no Linux)

Mas estou curtindo muito aprender isso... pois é algo que completa (mais) algumas lacunas no que eu já sabia sobre redes...

O fato é que eu prefiro deixar a minha saída de internet como "mestra", pois a minha conexão é de 10MB e a da minha mãe são meros 2MB (que pra ela, tá mais do que bom... já que ela só assiste youtube e usa - pacas - o face)

Recapitulando então:

eu tenho que setar no roteador dela, um IP fixo e ligar a saída do roteador dela em uma das entradas do meu roteador... certo?

só eu não entendi muito bem, o que eu devo mexer, pois meu conhecimento nessa área é um queijo suíço... rsrs... eu tenho que setar alguma coisa fixa, mas outra "dhcp"izada, pois ela tem que continuar usando a saída da internet dela... como eu faço isso?
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2014, 17:40 »
Então, é como eu disse.

Se você quer manter a saída pelo seu, não precisa mudar nada nele nem nos dispositivos da sua rede.

O que você precisa fazer, é desativar o dhcpserver do modem dela, e setar o ip apenas na máquina dela. Onde o gateway será o ip do modem dela.

Tendeu ?

Desta feita, ela sai pelo modem de 2Mbps. Porém, quando alguém se conectar na rede de lá, você já sabe que vai sair pelo seu modem. Isso porque sendo o dhcpserver do seu o ativo, a saída será o seu. Depois que o cabo estiver no lugar, você pode fazer os testes e vai entender com mais clareza.

Configura, na dúvida tira o cabo daqui.. tira o cabo dali.. e assim vai testando.  ;)

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2014, 17:50 »
Ok, 100% entendido!

Como eu te disse... eu tenho "material" aqui pra um fim de semana todo de testes... valeu...

Eu vou postar (e me orgulhar disso! ;-) ) os resultados aqui, até domingo... :-)
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 1 Terreno - 2 casas - 2 "internets": como colocar todo mundo numa só rede?
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 20:12 »
Beleza!

Fico no aguardo  ;)