Autor Tópico: Investigação - Será Ubuntu?  (Lida 25491 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2014, 17:39 »

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2014, 17:50 »
Extendendo a conversa, deêm uma bizoiada neste vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=Co4i_d47e1I
Aproveitem e xingem muito os caras lá para tirarem esse exagero de animações.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 17:57 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2014, 18:01 »
Em relação ao que foi dito sobre o GIMP trago algumas noticias:

Do que andei a pesquisar realmente o GIMP não tem o recurso CMYK. Porém já se escreveu muito sobre esse ponto classificando como negativo. Deixo-vos uma citação de um respeitado site brasileiro que aborda o assunto da seguinte maneira:

"Como pontos negativos, vale ressaltar a lentidão na hora de abrir o programa e a falta de suporte ao sistema de cor CMYK. " - http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/gimp.html

Com tantas criticas pode ser que os desenvolvedores apostem no formato CMYK.
O artigo só aponta dois pontos negativos ao software. A falta de CMYK e a lentidão ao abrir o GIMP. Uma lentidão de 5 segundos. Se isso é um ponto negativo, que venham mais. O GIMP é quase perfeito. Só lhe falta mesmo o formato CMYK :)

No mesmo artigo ainda aprendi uma função nova sobre o GIMP que passo a partilhar: Quem quiser que o GIMP integre as duas boxes (paletes), ou seja deixam de flutuar e ficam integrandes ao software como acontece no photoshop deve seguir estes passos : Windows>Single-windows

Mais novidades sobre a nova versão do GIMP aqui - http://www.gimpbrasil.org/2012/05/conheca-as-principais-novidades-do-gimp.html

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2014, 18:03 »
[...]
O Inskape tem CMYK?

O scribus é mais para a criação de revistas, publicações. Já agora confirme-me se ele tem CMYK, sf.

[...}

Para primeira pergunta: nativamente não. Pelos mesmos motivos do GIMP.

Para a segunda pergunta: sim. Mas precisa configurar.

No que tange ao seu último comentário, no GNU/Linux segue uma linha de fluxo de trabalho semelhante ao da Adobe: cada serviço no seu aplicativo correto. Ou seja:

Textos produzidos no processador de textos;
Imagens em bitmap no GIMP;
Desenhos vetoriais no Inkscape;
Fechamento do arquivo no Scribus.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 18:06 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2014, 18:04 »
Extendendo a conversa, deêm uma bizoiada neste vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=Co4i_d47e1I
Aproveitem e xingem muito os caras lá para tirarem esse exagero de animações.

Gostei do video. Aqui está um bom exemplo de profissionalismo ao mais alto nivel com software livre.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2014, 18:17 »
[...]
O Inskape tem CMYK?

O scribus é mais para a criação de revistas, publicações. Já agora confirme-me se ele tem CMYK, sf.

[...}

Para primeira pergunta: nativamente não. Pelos mesmos motivos do GIMP.

Para a segunda pergunta: sim. Mas precisa configurar.

No que tange ao seu último comentário, no GNU/Linux segue uma linha de fluxo de trabalho semelhante ao da Adobe: cada serviço no seu aplicativo correto. Ou seja:

Textos produzidos no processador de textos;
Imagens em bitmap no GIMP;
Desenhos vetoriais no Inkscape;
Fechamento do arquivo no Scribus.


Outro grande choque. Não faz sentido que o Inskape não tenha a opção CMYK. Se ele trabalha com vetores como é obvio as pessoas e empresas querem imprimir. Sabes como fazer com o o Inskape aceite o formato CMYK? Sem pesquisares, se te lembrares. Afinal este tópico não eram para estes assuntos.

Ainda bem que soube destes promenores agora...

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2014, 18:48 »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2014, 20:27 »
[...] Isto porque o pessoal que usa linux prefere software free. [...]

Pessoalmente, nunca gostei dessa cultura do “tem de ser free”, já criei tópico aqui sobre isso e o pessoal desceu a lenha em mim. Meu pensamento é que o software tem de ser bom, por que vou usar o Gimp se o Photoshop me atende melhor?

Nota: é apenas um exemplo, o Gimp me atende perfeitamente bem. :)

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 17 de Setembro de 2014, 20:44 »

Pessoalmente, nunca gostei dessa cultura do “tem de ser free”, já criei tópico aqui sobre isso e o pessoal desceu a lenha em mim. Meu pensamento é que o software tem de ser bom, por que vou usar o Gimp se o Photoshop me atende melhor?

Nota: é apenas um exemplo, o Gimp me atende perfeitamente bem. :)

Pra um software ser bom ele não precisa ser livre, se você quer um software bom então precisa que ele seja bom dãa, e se quer usar software livre então ele TEM que ser livre usadhauehahe, mesmo que não seja "bom" (o que é relativo), entendeu o que eu quis dizer? XD, são coisas diferentes.
No caso se você segue esta filosofia digamos 'hacker' de liberdade, você vai defender sempre o que é livre, não necessáriamente o que é "bom".
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 20:48 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2014, 20:49 »
Pra um software ser bom ele não precisa ser livre, se você quer um software bom então precisa que ele seja bom dãa, e se quer usar software livre então ele TEM que ser livre usadhauehahe, mesmo que não seja "bom" (o que é relativo), entendeu o que eu quis dizer? XD, são coisas diferentes.
No caso se você segue esta filosofia digamos 'hacker' de liberdade, você vai defender sempre o que é livre, não necessáriamente o que é "bom".

Penso não ter me expressado direito ou você não compreendeu mesmo o que eu quis dizer, eu quis dizer que não ligo se o software é proprietário ou livre, não vou usar esse critério para usá-lo, e sim o critério de qual me atende melhor.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2014, 20:53 »
[...] Isto porque o pessoal que usa linux prefere software free. [...]

Pessoalmente, nunca gostei dessa cultura do “tem de ser free”, já criei tópico aqui sobre isso e o pessoal desceu a lenha em mim. Meu pensamento é que o software tem de ser bom, por que vou usar o Gimp se o Photoshop me atende melhor?

Nota: é apenas um exemplo, o Gimp me atende perfeitamente bem. :)

Ninguém disse que o software tem de ser free. O que acontece é que as pessoas que usam o linux (algumas) é pelo conceito que ele representa. Pessoas como nós que trabalham arduamente para deixar um legado. Essas pessoas deixam o código aberto. Por exemplo, o windows pode ter código espião (é o mais provavel). Além disso, o software pago (algum) é muito caro.

Só compensa para um número reduzido de pessoas usar o photoshop. Não conheço caracteristicas especiais que ele tem mas acredito que atende um número muito pequeno. Agora se estás à procura de status etc opta por ele.

Por exemplo, gosto da Apple. Penso no futuro adquirir um macbook air. Pelas suas caracteristicas mas também pelo design do próprio equipamento e por tudo o que representa. Ele é pago porém acredito que na altura certa cumpre bem as minhas necessidades ao contrário de outro pc. Não instalo no mac o linux porque gosto do sistema operativo da apple. Mas se fosse um pc com windows desistalava e instalava o linux.

Para mim não compensa nem faz sentido usar um pc em dual boot. Só se não existir software para o linux. Por exemplo, conheço pessoas que trabalham na área automóvel e eles têm necessidade de usar o XP porque os softwares que analisam os carros só são compativeis com o xp. Já tentaram correr com o wine mas não dá.

Até agora não encontro nada que o linux não faça mas há excepções. Não nos esqueçamos que a microsoft é uma empresa que investe muito em fechar o mercado. Não é por acaso que só à softwares compativeis com o windows. É por estas razões que prefiro o software livre.

Isso não implica que não devemos pagar por ele. Já fiz donativos de acordo com aquilo que posso dar.

O Mac também tem sistema operativo fechado e claro que sei que pode conter ferramentas que violem a minha privacidade. Além de quê os pc's estão cada vez mais celados para ninguém os abrir e ver como as coias são feitas. Isso faz com que o conhecimento fique nas mãos de poucos.

Aprendi a valorizar o software livre. Não por ser gratuito, principalmente por ser transparênte, construido por pessoas como nós, com sonhos e vontade de aprender.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2014, 20:57 »
Pra um software ser bom ele não precisa ser livre, se você quer um software bom então precisa que ele seja bom dãa, e se quer usar software livre então ele TEM que ser livre usadhauehahe, mesmo que não seja "bom" (o que é relativo), entendeu o que eu quis dizer? XD, são coisas diferentes.
No caso se você segue esta filosofia digamos 'hacker' de liberdade, você vai defender sempre o que é livre, não necessáriamente o que é "bom".

Penso não ter me expressado direito ou você não compreendeu mesmo o que eu quis dizer, eu quis dizer que não ligo se o software é proprietário ou livre, não vou usar esse critério para usá-lo, e sim o critério de qual me atende melhor.

Eu te entendi perfeitamente. Mas digamos que você seja um "cara do software livre", você não vai defender o uso do photoshop por exemplo, mesmo que ele seja melhor. Você vai defender o Gimp porque ele é livre e ponto final. Pra VOCÊ o que importa é a qualidade e somente isso, mas para eles o que importa é que o programa seja livre, por isso essa falta de compreensão, são questões diferentes.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 21:00 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2014, 21:08 »
Eu te entendi perfeitamente. Mas digamos que você seja um "cara do software livre", você não vai defender o uso do photoshop por exemplo mesmo que ele seja melhor. Você vai defender o Gimp porque ele é livre e ponto final. Pra VOCÊ o que importa é a qualidade e somente isso, mas para eles o que importa é que o programa seja livre, por isso essa falta de compreensão, são questões diferentes.

Eu sei, meus pontos de vista em geral não combinam com o resto dos usuários do fórum (com apenas uma ou outra exceção) então por isso fico na minha.

Apenas fiz a observação de que o uso do software livre não é unânime entre os usuários do Ubuntu (ou de outras distros), supondo que o que o vídeo do tópico mostrasse fosse uma área de trabalho com Ubuntu, o dono poderia apenas se dar melhor com o Photoshop ao invés do Gimp.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #28 Online: 17 de Setembro de 2014, 21:10 »

Aprendi a valorizar o software livre. Não por ser gratuito, principalmente por ser transparênte, construido por pessoas como nós, com sonhos e vontade de aprender.


Você entendeu. Não é um shop grátis, né? É uma questão mais ampla, de direito a ter conhecimento, ter privacidade, pode modificar por aquilo que pagou... etc
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Investigação - Será Ubuntu?
« Resposta #29 Online: 17 de Setembro de 2014, 21:13 »
Eu te entendi perfeitamente. Mas digamos que você seja um "cara do software livre", você não vai defender o uso do photoshop por exemplo mesmo que ele seja melhor. Você vai defender o Gimp porque ele é livre e ponto final. Pra VOCÊ o que importa é a qualidade e somente isso, mas para eles o que importa é que o programa seja livre, por isso essa falta de compreensão, são questões diferentes.

Eu sei, meus pontos de vista em geral não combinam com o resto dos usuários do fórum (com apenas uma ou outra exceção) então por isso fico na minha.

Apenas fiz a observação de que o uso do software livre não é unânime entre os usuários do Ubuntu (ou de outras distros), supondo que o que o vídeo do tópico mostrasse fosse uma área de trabalho com Ubuntu, o dono poderia apenas se dar melhor com o Photoshop ao invés do Gimp.

Não tem excessão aqui, poucos ligam pra essa cultura.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.