Autor Tópico: Mito ou verdade?  (Lida 9112 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Mito ou verdade?
« Online: 14 de Setembro de 2014, 00:20 »
Rodar o Ubuntu num notebook via pendrive economiza energia em relação ao Ubuntu rodando do disco rígido nesse mesmo notebook.???? Mito ou verdade? Economiza energia mesmo ou dá no mesmo?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline san-alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • CNC Programmer
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2014, 04:13 »
Disco rígido consome bastante energia. Não sei se o teu notebook tem disco rígido ou SSD.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2014, 10:11 »
Rodar o Ubuntu num notebook via pendrive economiza energia em relação ao Ubuntu rodando do disco rígido nesse mesmo notebook.???? Mito ou verdade? Economiza energia mesmo ou dá no mesmo?

Verdade, mas apenas se o hd for desligado pelo sistema. Algumas maquinas não fazem isto.

Isto não tem o menor proposito neste forum, mas basta ir ao site dos fabricantes e ver qual o consumo destes dispositivos em mW.

Para quem faltou nas aulas de fisica, a unidade de medida é o Watt.

Sessão errada, nada a ver com o Ubuntu...

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2014, 21:58 »
Bom, o HD no meu notebook não é SSD, é convencional mesmo. Tenho Lubuntu instalado no HD e Ubuntu instalado no pendrive.

O fato de eu conseguir ter acesso aos arquivos do HD via sistema rodando do pendrive quer dizer que esse HD está ligado e consumindo energia?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2014, 23:58 »
O fato de eu conseguir ter acesso aos arquivos do HD via sistema rodando do pendrive quer dizer que esse HD está ligado e consumindo energia?

O que você acha?

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 02:52 »
Eu não acho nada, se eu tivesse certeza absoluta não estaria aqui perguntando, o que é óbvio pra um é dúvida para outro, afinal de contas ninguém nasce sabendo.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 07:02 »
Eu não acho nada, se eu tivesse certeza absoluta não estaria aqui perguntando, o que é óbvio pra um é dúvida para outro, afinal de contas ninguém nasce sabendo.

Faça o seguinte experimento:

Remova a lâmpada do teto do de seu quarto. Deixe sobre uma superfície qualquer desde.que.fora.do.soquete onde ela se encontrava. Vá até o interruptor e tente acender a luz. O que acredita irá acontecer?

Quando você chegar ao segundo grau, aprenderá que produtos eletrônicos só funcionam se.energizados.

Assim, se consegue ler os dados contidos em um hd, este está ligado, seu corolário é que está gastando energia.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 10:51 por Tota »

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:41 »
Upa lelê! a ferradura estava afiadinha hein, eu jamais imaginaria que justamente no fórum do Ubuntu seria tão delicadamente ironizado e hostilizado dessa maneira, geralmente o pessoal aqui é tão gente fina, como as coisas mudam... obrigado pela resposta, não precisa estar no segundo grau pra saber que produtos eletrônicos não funcionam sem energia, não precisava de todo esse "carnaval", inclusive reeditando a resposta original que com certeza deve ter sido pior que essa, bastava responder sim ou não, se a pergunta atacou sua inteligência "magnânima" bastava ignorar, muito decepcionado com vossa senhoria, delete o tópico e não está mais aqui quem falou, passar muito bem!

Observação: Editado apenas por erro de digitação, nada foi tirado ou acrescentado ao post original.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 16:45 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2014, 19:07 »
Upa lelê! a ferradura estava afiadinha hein, eu jamais imaginaria que justamente no fórum do Ubuntu seria tão delicadamente ironizado e hostilizado dessa maneira, geralmente o pessoal aqui é tão gente fina, como as coisas mudam... obrigado pela resposta, não precisa estar no segundo grau pra saber que produtos eletrônicos não funcionam sem energia, não precisava de todo esse "carnaval", inclusive reeditando a resposta original que com certeza deve ter sido pior que essa, bastava responder sim ou não, se a pergunta atacou sua inteligência "magnânima" bastava ignorar, muito decepcionado com vossa senhoria, delete o tópico e não está mais aqui quem falou, passar muito bem!

Observação: Editado apenas por erro de digitação, nada foi tirado ou acrescentado ao post original.

Pensei em dar resposta parecida a do amigo Tota e desisti, presumi que o que você devia ter pensado é que com o sistema no pendrive o HD consome menos energia dado que o sistema não está instalado e rodando nele, logo seu esforço para ler e escrever dados é menor, já que isso seria feito apenas quando se acessa um arquivo.

Essa resposta eu não sei, não tenho nem de longe a experiência de alguns aqui do fórum, mas minha intuição diz que sim. Afinal, dado ao seu modo de funcionamento, gira continuamente quando está ligado, mesmo que seus dados não estarem sendo acessados. Seria inviável que ele começasse a girar apenas quando se fosse acessar os arquivos.

Não acho que você foi "delicadamente ironizado e hostilizado", apenas fez uma pergunta que teria resposta óbvia se tivesse pesquisado nos lugares certos. O fórum é um lugar muito bom para tirar dúvidas, mas tem algumas que você só vai achar pesquisando em outros lugares, da forma mais difícil.

Para se informar mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_rígido

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2014, 20:59 »
Obrigado pela resposta.


Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2014, 21:20 »
Matheus, eu também não acho que fui ironizado e hostilizado, tenho certeza! Já havia pesquisado no Google e não obtive resposta satisfatória.  Eu sei que poderia procurar fóruns mais técnicos e específicos, apenas "joguei um verde" na esperança de "colher um maduro" aqui no fórum do Ubuntu, pois aqui na teoria eu acharia mais pessoas usuárias de sistemas (geralmente linux) via pendrive e talvez pudesse contar com a experiência de alguém, mas se eu soubesse que seria tratado como idiota não teria postado coisa alguma, não sou mal educado com ninguém e gostaria de receber o mesmo tratamento, odeio ser destratado ( e quem gosta?), peço desculpas a galera que sempre foi muito bacana comigo aqui no fórum, se em fui indelicado apenas devolvi a "gentileza" ao qual fui contemplado acima, que o tópico seja deletado pois perdi o "tesão" de continuar, sem mais.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 23:43 »
Boa Noite a Todos!

Caro Mascarado;

Matheus, eu também não acho que fui ironizado e hostilizado, tenho certeza! Já havia pesquisado no Google e não obtive resposta satisfatória.  Eu sei que poderia procurar fóruns mais técnicos e específicos, apenas "joguei um verde" na esperança de "colher um maduro" aqui no fórum do Ubuntu, pois aqui na teoria eu acharia mais pessoas usuárias de sistemas (geralmente linux) via pendrive e talvez pudesse contar com a experiência de alguém, mas se eu soubesse que seria tratado como idiota não teria postado coisa alguma, não sou mal educado com ninguém e gostaria de receber o mesmo tratamento, odeio ser destratado ( e quem gosta?), peço desculpas a galera que sempre foi muito bacana comigo aqui no fórum, se em fui indelicado apenas devolvi a "gentileza" ao qual fui contemplado acima, que o tópico seja deletado pois perdi o "tesão" de continuar, sem mais.

O que você postou, para mim, procede!!!

Seu post contribuiu para que todos que tem a mesma dúvida consigam saná-las!!! Sou contra deletá-lo!!!

Não se sinta inibido... não si descarte!

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2014, 05:13 »
Pequena história: Tempo atrás, eu visitava o fórum como se fosse uma rede social. Sempre respeitei muito todos os usuários, mas nunca deixei de ser sarcástico (em lugar nenhum). Fiquei mal quando dei uma resposta sarcástica para um usuário que acessava muito o fórum e ele disse que deixaria de visitar o mesmo, dado que não gostava de “levar ironia” e que o fórum já não era mais o mesmo. Fiquei pior ainda quando muitos usuários (muitos mesmo) comentaram no tópico pedindo para o usuário em questão não abandonar o fórum, pois ele faria falta e eu, provavelmente não.

Desde então aprendi a tentar usar o bom senso, dado que uma resposta sarcástica ou irônica pode não ser bem recebida, às vezes nem compreendida.

Você vai encontrar esse tipo de comportamento em toda a internet, o melhor é relevar, não é o que os outros pensam que faz o que você é.

Também tenho certeza que o Tota não falou por maldade, creio que ele seja um dos usuários mais antigos do fórum e, talvez, do Linux, e por isso uma pergunta básica para um iniciante pode ter parecido sem lógica para ele.

Para finalizar, o fórum é uma boa maneira de obter uma resposta, mas nem sempre a forma mais fácil é a melhor escolha. Em algumas ocasiões você vai ter seguir o caminho mais complicado. Por esse caminho você vai demorar mais para obter o que quer, vai ter de se empenhar (muito) mais, mas o resultado será mais completo, muitas vezes melhor e no fim você estará muito mais experiente.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Mito ou verdade?
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2014, 09:49 »
Rodar o Ubuntu num notebook via pendrive economiza energia em relação ao Ubuntu rodando do disco rígido nesse mesmo notebook.???? Mito ou verdade? Economiza energia mesmo ou dá no mesmo?

Se vc tem um SSD(sem HD) + Ubuntu vc teria uma duração da bateria em tese, um pouco maior. O Ubuntu rodando via live pendrive carrega todo o sistema na memoria, ele so acessa o pendrive uma vez para fazer a leitura dos programas, depois vai tudo para a ram.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997