Autor Tópico: meu ubuntu 12 não inicia  (Lida 9491 vezes)

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
meu ubuntu 12 não inicia
« Online: 06 de Setembro de 2014, 17:05 »
Pessoas, meu ubuntu 12 me deixou na mão. Tem acontecido o seguinte: a partição onde ele se encontra tem 70 gigas mas ele escolhe uma pequena pasta de alguns megas para rodar. Não sei porque dessa escolha. Fica uma parte grande livre, mais de 50 gigas, e o programa fica numa pequena pasta. Sou usuário Ubuntu desde 2012 e frequentemente ele resolvia não iniciar. Aparecia uma mensagem que não nos dá possibilidade alguma. Descobri que era o tal espaço pequeno. Pelo modo de recuperação limpei arquivos, iniciei, instalei um limpador de arquivos temporários e voltei a usar o Ubuntu. Depois de algumas semanas ele resolvia não iniciar então eu limpava os arquivos. Isso aconteceu muitas vezes. Mas, recentemente, instalei alguns programas que usaram o pouco espaço que restava e apesar dos muitos gigas livres na partição ele está enclausurado em uma pequena pasta. E não consigo mais acessá-lo. A outra partição tem esse win 7 que uso em emergências. Tenho acesso às pastas do ubuntu da outra partição. O que fazer para voltar a usar meu ubuntu? voltar a ter de usar win ninguem merece!
No aguardo,
astrobhr

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2014, 18:24 »
Mas 12 o quê?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2014, 19:03 »
-se for o 12.10 já está sem suporte
-instale o 14.04 que terá suporte até abril-2019

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2014, 19:07 »
Não me lembro qual 12. Mas tendo acesso as pastas não tem como salvar meu ubuntu?
astrobhr

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2014, 20:27 »
No Windows crie um pendrive ou DVD de boot do Ubuntu 12.04 ou 14.04, caso não tenha.

Depois de dar o boot pela mídia (DVD/Pendrive), entre em modo Live (ou seja, escolha a opção experimentar Ubuntu) e poste o resultado do seguinte comando aqui:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2014, 21:14 »
Ok, vou gerar um DVD de boot do Ubuntu e postarei aqui o que vai dar.
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2014, 11:24 »
apliquei o comando sudo fdisk -1 e apareceu:

REVALIDATION FAILED seguido de muitas páginas com as seguintes informações:

370,0957761 ATA 2.00: EXCEPTION EMASK 0X0 SERR 0X0 ACTION 0X2 FROZEN
                  AMD AO/00:00:00:24:00:00:00:00:00:00:00 TAG 0 PIO 36 IN
                  STATUS: {DRDY}

o numero 370, a esquerda, se iniciou em 200 e foi até o 700 em dezenas de páginas. Como fiquei sem saber do que se tratava resetei a máquina.
E agora? algum diagnóstico?
No aguardo,
astrobhr

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2014, 11:38 »
fdisk -l (com éle minúsculo no final)

Repita o comando, pois algo foi digitado errado.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:30 »
Vamos lá de novo: apareceu o seguinte;

fdisk [-l] [b SSE] [-u] device

E.g.: fdisk/dev/hda (for the first IDE disk)

or.: fdisk/dev/sdc (for the third SCSI disk)
or.: fdisk/dev/eda (for the first PS/2 ESDI drive)
or.: fdisk/dev/rd/cdD0
or.: fdisk/dev/ida/cdD0 (for RAID devices)
astrobhr

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2014, 14:24 »
Digite ou copie e cole se preferir:

sudo fdisk -l

Tem certeza que foi isso que você digitou?

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:55 »
Pessoal, não estou mais conseguindo dar boot pelo DVD.
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2014, 11:05 »
Será que se eu criar uma nova partição e instalar o Ubuntu 14 conseguirei acessar a pastas DOWNLOAD e DOCUMENTOS?
astrobhr

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2014, 12:25 »
O objetivo do comando fdisk era saber como o seu HD está particionado.

É o seguinte: se você tiver particionado a sua /home separada quando fez a instalação, então vai ser possível acessar a pasta Donwloads e Documentos, desde que a instalação do Ubuntu 14.04 seja correta para isso. Caso a /home não esteja separada, teremos que analisar. Mas pelo seu primeiro post aqui, se eu entendi bem o que tentou dizer, eu acho que ela está separada.

A questão é: você vai precisar de qualquer forma dar o boot por DVD ou pendrive certo? Então se o DVD falhou, tente um pendrive e poste o resultado do comando já passado. Para criar um pendrive de boot a partir do Windows:

http://www.pendrivelinux.com/

Outra coisa: faça um checksum do arquivo ISO que você baixou:

http://tarcisiogambin.net/blog/md5-checksum-no-windows-como-fazer/

Se preferir, eu nunca fiz isso mas pensei aqui agora, tem como acessar o partições EXT4 e EXT3 pelo Windows instalando alguns programas. Não sei se esse procedimento seria segura para o seu caso, mas é uma possibilidade.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2014, 18:35 »
Olá, eu estava conseguindo entrar no Ubuntu via DVD na condição de experimentar sem instalar. E isso não foi mais possível.

Na partição (C) tem esse win 7 que estou usando agora e na partição (D) o Ubuntu 12.
Nessa partição D onde está o Linux eu tenho acesso a uma pasta que havia criado como back up quando percebi que havia risco de não conseguir mais acessar meu Ubuntu. Mas não acesso as pastas download e documentos que possuem arquivos mais recentes e que estou precisando agora.

Será que se eu criar uma nova partição (E) e instalar o Ubuntu 14 nela eu vou conseguir acessar as pastas do Ubuntu 12? Eu sei que no Win isso funciona. Já tive que instalar 2 win numa mesma máquina para acessar arquivos de um outro win corrompido.
astrobhr

Offline moacircostajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: meu ubuntu 12 não inicia
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2014, 18:52 »
Tente criar um pendrive bootável do ubuntu 14.04, em seguida tente realizar o boot por esse pendrive. Conforme dê certo, veja se consegue acessar seus arquivos pessoais, faça um backup, imediatamente.

Concluído o backup, veja se consegue acessar seus arquivos gravados (num pen drive, ou hd externo, ou cd, enfim...), só por garantia.

Formate seu computador e instale novamente o(s) sistema(s) operacional(is) desejado(s). A versão 12.10 do Ubuntu era muito boa, usei por muito tempo, mas a versão 14.04 está ainda melhor.

OBS.: Se o pendrive nao inicializar no seu computador, teste em outro. Se ele inicializar no outro, é porque seu computador tem um problema de hardware. Nesse caso a solução seria retirar o HD de sua máquina e instalar em outra, como HD secundário, e fazer o backup dos seus arquivos pessoais, reinstalar o HD no seu computador, corrigir o problema de hardware, reinstalar o sistema operacional e fazer a restauração dos seus dados.

Espero ter ajudado.