Autor Tópico: Atualização de bios notebook HP  (Lida 2540 vezes)

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Atualização de bios notebook HP
« Online: 03 de Setembro de 2014, 17:11 »
Pessoal eu tenho um notebook da hp e quero ativar a placa Radeon offboard como padrao no bios, mas não vem habilitado esta função. Eu irei atualizar o bios, porém o software é para windows. Tentei usar uma maquina virtual, o programa instala masnão roda.
Tentei instalar no wine e aconteceu a mesma coisa.
No site da hp na parte de bios fala qu eé compativel com ubuntu e windows.
Agora não sei como faço. Preciso mesmo instalar o linux para gerar um arquivo para o pendriver? Acho tao antigo esta forma que sei la, deve ter outra maneira.
Olha os dados do meu notebook:

Modelo completo do equipamento: Notebook Pavilion 14-n030br com Intel Core i5 4GB
Número de série: BRJ422B04L
N/P: E7J02LAAC4

OBS.: Utilizo ubuntu 14.04 64 bits.

Desde já agradeço.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Atualização de bios notebook HP
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2014, 20:40 »
Essa placa de vídeo, veio de fábrica com o notebook ou você colocou depois? Se ela veio com ele, creio que não tem necessidade atualizar a bios para ativá-la, pois já deve estar funcionando.

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Atualização de bios notebook HP
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2014, 21:11 »
Ela veio de fabrica mesmo. Desde que este notebook chegou a 2 semanas venho tentando fazer ele funcionar. Mas não funciona direito o driver. Mesmo instalando a versão beta AMD Catalyst não deu certo. O grafico não fica perfeito quando deixo a ultima versão. Tudo da problema neste notebook. To ate com dor de cabeça. Queria deixar apenas ativo o driver amd radeon. Pq assim fica mais facil, so instalo o fglxr ou sei la o nome direito e funciona sem a necessidade do catalyst.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Atualização de bios notebook HP
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2014, 23:45 »
Não creio que seja a BIOS.

E vamos com mais calma que eu realmente não estou entendendo. Você instalou o driver proprietário fglrx em Drivers Adicionais? Na prática, qual o problema que está ocorrendo exatamente?

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Atualização de bios notebook HP
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2014, 00:35 »
A principio são varios problemas. Eu instalei a versão beta 14.6 do catalyst e não deu certo. Travava tudo aqui. Entao instalei versoes anteriores, mas catalyst deveria habilitar o radeon quando necessitasse de recursos graficos mais pesados e ele não faz isto. Mas se por exemplo eu habilito apenas a radeon direto, o jogo trava. O sistema fica instavel, com lentidão e tudo mais. Na intel funciona a maioria dos jogos, mas com graficos feios ou sem efetios de sombras estas coisas, e não ativa a placa radeon automaticamente, e se eu deixar a radeon como padraõ no catalyst o jogo fecha de uma hora pra outra. Tirando que o ubuntu demora pra iniciar quando ela fica habilitada.
Então eu pensei o seguinte. O ubuntu instala um pacote de drivers adicionais como estavel, mas não sao proprietarios. Fica funcional em partes, o ubuntu fica normal, mas como não tem o catalyst pra fazer esta mudança de placa sempre usa intel. Se eu habilitar como padrão a radeon no bios possivelmente os jogos funcionariam numa boa.
Eu ja tentei de tudo. E tive que formatar varias vezes pois não entendia o que tava acontecendo. E tentei varios procedimentos diferentes que peguei na internet e com ajuda nos grupos de linux do facebook.
E isto que aconteceu ate agora.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Atualização de bios notebook HP
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2014, 13:47 »
O ubuntu instala um pacote de drivers adicionais como estavel, mas não sao proprietarios. Fica funcional em partes, o ubuntu fica normal, mas como não tem o catalyst pra fazer esta mudança de placa sempre usa intel.

Na verdade se você for em Drivers Adicionais e instalar o fglrx ou fglrx-updates (proprietários) terá o Catalyst também. Remova o que você tiver instalado que não seja dos Drivers Adicionais, reinicie e faça o teste.