Autor Tópico: Trocar senha do root.  (Lida 6097 vezes)

Offline petter

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Viamais Web Intelligence
Trocar senha do root.
« Online: 06 de Outubro de 2006, 10:46 »
Pessoal já procurei mas não encontrei, preciso alterar a senha de root. Tem como fazer isso?
------------------------------------
Sem assinatura

arlei

• Visitante
Re: Trocar senha do root.
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:54 »
petter,

em primeiro lugar vc terá que habilitar o usuário root, depois com ele logado no terminal basta digitar passwd e trocar sua senha.
Mais, como todo mundo sempre frisa, isso não é recomendado por questões de segurança, por isso o uso do sudo.

T+
Arlei

Offline petter

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Viamais Web Intelligence
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 11:25 »
Trocando a senha do root quando eu usar o comando sudo terei que digitar a senha nova (aquela que alterei para o root)?
Sem assinatura

Offline Polaco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 11:42 »
execute esses comandos no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo -s
depois

Código: [Selecionar]
passwd
Trocando a senha do root quando eu usar o comando sudo terei que digitar a senha nova (aquela que alterei para o root)?

Exatamente.

« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 11:44 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

arlei

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 11:49 »

Exatamente.

Para usar o sudo vc não usa a senha do root e sim a senha do seu usuário do Ubuntu, ou de outro usuário qquer que vc tenha criado e configurado para usar o sudo a partir do arquivo /etc/sudoers.

Vc não precisa habilitar o root para ter poderes administrativos no seu sistema, por isso o uso do sudo que lhe delega esses poderes sempre que chamar o sudo e o comando necessário e entrar com a sua senha de usuário.

T+
Arlei

Offline Polaco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2006, 14:14 »

Exatamente.

Para usar o sudo vc não usa a senha do root e sim a senha do seu usuário do Ubuntu, ou de outro usuário qquer que vc tenha criado e configurado para usar o sudo a partir do arquivo /etc/sudoers.

Vc não precisa habilitar o root para ter poderes administrativos no seu sistema, por isso o uso do sudo que lhe delega esses poderes sempre que chamar o sudo e o comando necessário e entrar com a sua senha de usuário.

T+
Arlei

Bem melhor explicado, valeu pela correção! :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline mchiareli

• Usuário Ubuntu
  • *
  • hum...
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 12 de MAR?O de 2007, 11:10 »
cara eu tento entrar no modo recorevy, mas ae msm assim ele pede a senha de root ara logar....eu nao sei essa senha nem sei kal user está instalado no sistema.... oq fazer??

Offline psychok7

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2007, 09:36 »

Exatamente.

T+
Arlei

tenho tido problemas as vezes pq faço um sudo , e ele diz k nao tenho poderes administrativos, no entao qud instalei o ubuntu, nao cheguei a por password root, so de usuario..
alguem sabe pk??