Autor Tópico: Olá, por onde eu começo?  (Lida 3225 vezes)

Offline fty77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá, por onde eu começo?
« Online: 05 de Outubro de 2006, 16:17 »
Olá a todos,

Há tempos estou querendo começar a usar linux no meu computador, já que como muitos não suporto mais a Microsoft. Antes de tudo, gostaria de testar o Ubuntu. Baixei e gravei a versão desktop para o Ubuntu, afim de testá-lo sem desinstalar o Windows (isso é algo que eu não abro mão de fazer, afinal não quero ter que reinstalar tudo de novo caso não me adapte), mas não consegui fazer funcionar, pois recebo um erro de i/o que fica repetindo sem parar e impede que o boot complete.

Meu computador atual é AMD Athlon XP 2200+ com 255MB de RAM. Meus dois Hds são de 80 e 200GB (não sei se essas informações ajudam).

Não acho que vou ter maiores problemas usando o Linux. Não uso o computador para jogos (como vocês percebem pela configuração dele), Já uso o BrOffice há tempo, uso o photoshop mas não profissionalmente, então posso me adaptar com alguma alternativa, e só navego com o firefox mesmo. Uso bastante emule, torrent e soulseek, mas imagino que seja possível encontrar alternativas ou versões para Linux desses aplicativos.

Enfim, minha perguntas são:

- Como posso resolver esse problema no boot com a versão desktop? Eu realmente preciso testa por um tempo o Ubuntu antes de instalá-lo, e não tenho espaço livre agora para fazer uma partição (sim, eu sei que parece loucura com tudo aquilo de HD, mas é verdade).

- Qual versão devo usar (Ubuntu, Kubuntu, etc)?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, por onde eu começo?
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2006, 16:34 »
Em que momento dá o erro de I/O?
Você sabe qual a placa-mãe?

Citar
- Como posso resolver esse problema no boot com a versão desktop? Eu realmente preciso testa por um tempo o Ubuntu antes de instalá-lo, e não tenho espaço livre agora para fazer uma partição (sim, eu sei que parece loucura com tudo aquilo de HD, mas é verdade).

Algumas pessoas tem tido problema com o Ubuntu Live CD com 256Mb de RAM. Para instalação recomenda-se a versão de instalação texto. Mas você quer rodar via CD.
Citar
Qual versão devo usar (Ubuntu, Kubuntu, etc)?

É gosto. Eu prefiro o Ubuntu que utiliza a interface Gnome (q acho mais produtiva), o Kubuntu usa o KDE (que lembra mais o Windows).
Você pode tentar a Xubuntu que tem menos recursos mas entretando usa menos memória.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline fty77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Olá, por onde eu começo?
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:10 »
1 Em que momento dá o erro de I/O?
2 Você sabe qual a placa-mãe?

3 Você pode tentar a Xubuntu que tem menos recursos mas entretando usa menos memória.

1 durante o boot... ainda não entendo bem o que é cada coisa... mas é depois que ele sai daquela entrada colorida e começa a fazer uns testes... o erro é assim:
[números] Buffer I/O error on device dm-0, logical block [6319010] (e depois continua em 6319011..12..13 e assim por diante)

2 placa mãe: soyo KT600-8237

3 hmmm... muito menos recursos? bem, se for o jeito vou tentar!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, por onde eu começo?
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:12 »
Não tão menos. Tenha a idéia que o Ubuntu e o Kubuntu são melhores :)
Mas dá pra testar algo antes de uma instalação definitiva.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Olá, por onde eu começo?
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:36 »
fty77,
utiliza a opção de verificar o CD durante o boot.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Olá, por onde eu começo?
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2006, 18:00 »
2 placa mãe: soyo KT600-8237

Na primeira máquina em que tentei usar Ubuntu, com placa-mãe Soyo, não consegui. Ela também era uma K7, mas de outra série. Tive problema de configuração de todo tipo. Seu problema pode estar relacionado a ela.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline fty77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Olá, por onde eu começo?
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2006, 20:24 »
bem, eu estou para trocar de placa-mãe, processador, etc. não vou pegar nada "grandioso" porque realmente não vou usar o pc para jogos (pra isso eu tenho uma ps2 e estou economizando para um nintendo wii  8)). vou tentar as sugestões de vocês, se não der eu volto aqui quando fizer meus upgrades.

muito obrigado por agora! :D