Autor Tópico: Problema com Kernel + Vga  (Lida 2612 vezes)

Offline Minhoca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Problema com Kernel + Vga
« Online: 03 de Julho de 2014, 23:31 »
Estou tendo um problema com minha VGA depois de uma atualização do Ubuntu. Eu tenho um notebook Dell Inspiron 14R n4110 com uma Onboard Intel HD Graphics e um Radeon HD7450. Depois de atualizar o sistema, o note não dava boot, se quer  aparecia aquela logo da marca no começo. Comecei a ficar com medo e chamei um amigo para ele dar uma olhada e ele não sabia o que podia ser e achou provável ser a Placa-mae. Eu estranhei um pouco pois o Note ( embora esquente muito ) estava funcionando perfeitamente horas atrás. Hoje fui dar uma fuçada e deixei ele ligado um tempo, depois tentei religar e milagrosamente ele deu o boot, porém nem o Ubuntu ( travava ao fazer o login ) nem o Windows ( BSOD ) funcionavam. Dei uma pesquisada nesses erro

[drm:uvd_v1_0_start] *ERROR* UVD not responding, trying to reset the VCPU!!!
[drm:uvd_v1_0_start] *ERROR* UVD not responding, giving up!!!
[drm:si_startup] *ERROR* radeon: failed initializing UVD (-1).

que apareciam no Ubuntu antes do login e encontrei pessoas falando

http://ums.fedoraforum.org/showthread.php?p=1698746

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=1406291

sobre possível imcompatibilidade com o Kernel ou o firmware da placa de vídeo estar errado, outros falando sobre Mesa3D (o qual se eu não estiver errado é uma versão do OpenGL para linux).

Já me disseram para formatar, mas queria que funcionasse como antes e entender esse problema ao invés de ficar evitando conhecer a verdadeira solução. E na lógica que está acontecendo não era pra afetar o Windows já que a atualização foi feita no Ubuntu ou estou errado?

Se alguém poder ajudar e me explicar se um driver instalado no ubuntu poderia afetar o funcionamento do dispositivo no Windows, e se formatar realmente resolveria o problema. Agradeço desde já.

*Edit

Eu encontrei esse post de um cara que parece que teve o mesmo problema que eu , e realmente parece que é um problema com o kernel

http://www.reddit.com/r/Ubuntu/comments/23gcr0/if_youre_using_1404_dont_install_the_radeon/
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 00:29 por Minhoca »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema com Kernel + Vga
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2014, 11:13 »
Informe se entrando em outra versão do kernel o problema se repete

Já adianto que nada feito no linux afeta o windows.

Se o problema esta nos dois sistemas, algum problema de hardware pode existir sim.

Inicie com o dvd / pen do Ubuntu e veja se funciona no modo testar o Ubuntu

Se funcionar, verifique memorias e hd por erros

Se entra no windows passe um chkdsk /R completo para ver se existem erros nas partições windows

[]'s

Offline Minhoca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Problema com Kernel + Vga
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2014, 18:07 »
Creio que não seja problema de HD, acabei de compra-lo. A memória eu fiz aquele memory teste não acusou nada.

Algumas vezes que mudava a versão do kernel o sistema funcionava e depois voltava a dar erros.

O estranho é que quando faço alguma alteração de driver no windows isso implica no linux.

Queria saber se existe algum software que opera dentro da VGA e é utilizado nos 2 sistemas operacionais.