Autor Tópico: Não entendo como funcionam as permissões de sistema.  (Lida 1162 vezes)

Offline DeathDoor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Não entendo como funcionam as permissões de sistema.
« Online: 29 de Junho de 2014, 14:16 »
Olha só, se eu mexo nos programas e faço eles criarem algum arquivo, esses arquivos são "livres", não tem nenhuma limitação prendendo eles.
Se eu vou no HD NTFS eu copio algum arquivo para alguma das minhas pastas pessoais do Ubuntu, em uma partição ext4, esse arquivo fica com permissões que limitam o acesso a ele. Ele fica até com ícone de cadeado. Descobri isso quando acessei uma pasta pela rede para copiar um arquivo e ele não deixou. Para evitar isso eu tenho que ir nas propriedaeds do arquivo e alterar as permissões "Outros" para leitura e escrita.

Aqui no Ubuntu tenho duas contras de usuário, a minha que é administrador, e outra que criei para meu irmão.
Agora na conta dele eu tentei acessar o HD NFTS e ele não deixou, porque não tinha permissão. Acredito que isso aconteceu porque ele estava montado pela minha conta de administrador, e sendo a conta dele limitada isso causou um conflito.

Estava pensando se tem um local onde posso mudar as opções padrão de permissão do sistema, mas no encontrei nada no painel de configurações.
Tem algum local onde isso pode ser alterado? Queria que os arquivos que minha conta move entre partições não fosse bloqueados para acesso de outras contas, e se possível evitar esse conflito ao acessar o HD com a conta do meu irmão.

Offline san-alex

• Usuário Ubuntu
  • *
  • CNC Programmer
    • Ver perfil
Re: Não entendo como funcionam as permissões de sistema.
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2014, 18:52 »
Tem que incluir a outra conta no grupo plugdev.