Problema na hibernação.

Iniciado por Igor Carvalho, 08 de Junho de 2014, 11:29

tópico anterior - próximo tópico

Igor Carvalho

Muito obrigados desde já aos que estão lendo.
Então amigos, possuo um notebook com a seguinte especificação:

Toshiba Satellite C855D.
Memória 5,2 GiB.
Processador AMD A6-4400M APU with Radeon(tm) HD Graphics × 2
Gráficos Gallium 0.4 on AMD ARUBA
Ubuntu 14.04 lts 64-bit

HD de 596.17 GB particonado em:

(primária)
Arquivos/293.44GB/Ext4
(Extendida)
Raíz/30GB/Ext4
Swap/6.83GB
home/265.GB

Como o Ubuntu vem desativado o modo hibernação busquei uns tutorial na internet, pois sou relativamente novo no ubuntu (um reiniciante), segui as dicas no que diz respeito a testar se o computador seria capaz:

pm-hibernate

Depois de voltar da hibernação tudo estava perfeitamente do modo como estava antes. Dai então continuei o processo de reabilitação da hibernação. Depois de pronta a hibernação funcionou em boas condições por uns cinco dias ou mais e de repente parou. Agora quando volta da hibernação a tela não carrega. Para descrever melhor. Depois do boot a tela de apresentação do Ubuntu aparece rapidamente seguida com umas letras abaixo da palavra ¨Ubuntu¨ (não da tempo de ler) e vai para uma tela preta semelhante ao terminal e então some tudo de vez.
Já procurei desmontar outras partições mas nada adiantou. Então, alguém consegue me dizer o que aconteceu?

Ps: Nesse período não foram feitas modificações complexas no sistema. Obrigado.

Sergio Benjamim

Hibernação é um negócio que nunca funcionou 100% no linux. É por isso que vem desativado na maioria das distribuições linux.

Você precisa manter programas abertos por longos períodos? Use a suspensão, ela dá menos problemas (mas também não é 100%). Se for notebook/ultrabook, precisa lembrar que a suspensão gasta um pouco de energia, então cuidado para não deixar fora da tomada por muito tempo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Igor Carvalho

Anteriormente eu utilizava o Win8 que veio da loja, nele a hibernação funcionava numa boa. Dava um tempo no meus trabalhos e hibernava, quando voltava os meus projetos estavam todos em ordem, até mesmo a música voltava a tocar do ponto em que parou caso eu esquecesse de pausar. Bem assim eu imagino que capacidade o notebook tem, logo falta só configura-lo da maneira certa. Pelo menos é isso que eu imagino. Obrigado por  responder.

Sergio Benjamim

O notebook tem capacidade, o problema é o kernel linux. O "configurar" que você está pensando não é só mexer numa configuração ou outra, você teria que alterar o kernel à nível de programação, e descobrir o que está bugando aí ou ver se não é limitação dele. Daí teria que compilar depois e instalar. E aí, vai encarar :) ?

Existe um kernel customizado chamado TuxOnIce, mas não sei em que pé está isso. Veja:

http://tuxonice.nigelcunningham.com.au/
https://wiki.archlinux.org/index.php/TuxOnIce

Existe até um PPA para ele, mas use por sua conta e risco: https://launchpad.net/~tuxonice/+archive/ppa?field.series_filter=trusty. Se você é iniciante no linux, sugiro somente ler à título de curiosidade. A chance de instalar essas coisas e dar problema são altas.

Eu uso a suspensão, dificilmente dá problema comigo. Às vezes fica 1 semana sem reiniciar ou desligar, se eu deixar fica até mais tempo.

Igor Carvalho

Encarar eu encaro, mas não agora que estou a toda com alguns projetos (vai que...). Quando tiver umas férias eu vou para essa aventura. Sendo assim. Tem alguma forma de emular essas modificações com algum programa ou numa virtualbox, por exemplo, antes de partir pra seriedade? Ou vou ter que fazer um backup e ir na cara e na coragem?

Sergio Benjamim

Boa pergunta. Uma questão do virtual box é que é como se fosse outro hardware (virtual, mas dá para encarar assim), daí pode dar certo nele, e no seu notebook não.

Pode dar certo no seu notebook, e em outro não. Vai muito de hardware para hardware.

Igor Carvalho

Então se eu instalar o Ubuntu na VirtualBox pra treinar essas modificações e fizer uma burrada daquelas homéricas, nesse caso:
1. Vou ter que começar do zero o meu Ubuntu Virtual?
2. Existe um modo de ¨salvar¨ um estágio, uma espécie de ponto de restauração da VirtualBox? 
2. Ou só o Systemback ( instalado no Ubuntu Virtual) já resolve o problema?