Programas que somem do buscador

Iniciado por Rafael431168, 07 de Junho de 2014, 12:51

tópico anterior - próximo tópico

Rafael431168

Bom dia pessoal.

Estou criando este tópico para centralizar a discussão sobre um problema muito recorrente nos dias de hoje que tem afetado varios ubunteiros como eu e que, apesar de já estarmos na versão 14.04 LTS, ainda está sem explicação ou solução definitiva.

Voce abre o buscador do unity, digita o nome de um aplicativo qualquer e o sistema procura e não acha nada. Você então clica no icone de aplicativos, na parte de baixo da bandeja e para sua surpresa e horror, não há nada lá!
Bom apóz algumas buscas na WEB aprendemos alguns truques que podem solucionar este problema para muitos casos, e consiste em executar no terminal o comando:

Método 1:

~$ cd .config
~/.config$ rm -r menus
~/.config$ sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade && sudo reboot

Feito isso logue novamente e os aplicativos estarão lá.

Isso já funcionou comigo em uma situação dessas, ao menos até que o problema voltou e o ubuntu não havia recriado a pasta em questão e eu não tinha como repetir o processo. Foi quando descobri o seguinte processo:

Método 2:

~& sudo dconf-editor

Na janela do editor navegue : desktop > unity > lenses > applications  e marcar os items a serem mostrados.

Se não tiver instalado, instale assim: ~$ sudo apt-get install dconf-editor

Funcionou na segunda vez.

Algum tempo depois o problema voltou e eu resolvi com o seguinte método:

Método 3:

~$ sudo dpkg-reconfigure -a && sudo apt-get upgrade -y && sudo apt-get update && sudo reboot

após isso tudo voltou a aparecer normalmente e não precisei reintalar o unity.

Nesta altura percebi que o problema estava indo e voltando quase todo dia e neste momento estou de novo com o mesmo problema e não consegui solucionar ainda. Quando tiver conseguido postarei a solução aqui também, se os administradores permitirem, já que este tema já foi abordado em Iniciantes e em Aplicativos, ainda que de modo superficial e na maioria das vezes sem qualquer resposta.

Para aqueles que não conseguirem resolver mesmo assim, podem tentar algo mais radical ainda, como:
Sair do unity e logar pelo tty1 (ctrl+alt-F1) e entrar com o código:

~$ sudo apt-get purge unity
~$ sudo apt-get autoremove
~$ sudo reboot

logar novamente no tty1 (ctrl+alt+F1) e digitar:

~$ sudo apt-get install unity

e pronto. Esperemos não ter que chegar a tanto. Mas se não tiver jeito, isso funciona
;)
O chato é que o problema segue reaparecendo até que achem uma solução definitiva.
Embora eu tenha dito como reinstalar o unity eu não tentei isso ainda e espero não ter que chegar a tanto. Afinal este negócio de ficar reintalando tudo toda hora é um dos principais motivos que levaram a abandonar o Ruindows, acho que no ubuntu, como em todo Linux, sempre dá para se achar o problema e resolver de outro modo mais civilizado e menos danoso.

Assim deixo minha contribuição e convido a todos que tiverem alguma outra dica para contribuir no caso, que por favor colaborem para que possamos criar um tópico definitivo sobre esse verdadeiro BUG do Unity.

Abraços
;)