Meu computador não aceita mais o Windows!

Iniciado por xluisfernando, 02 de Junho de 2014, 22:45

tópico anterior - próximo tópico

xluisfernando

Fato pitoresco

Depois que comprei um notebook para substituir o desktop de mesa, uma CPU Asus M2N-E SLI, resolvi formatá-la para vender. Logicamente, pensando em facilitar esse processo, tentei instalar nela uma versão do Windows, até porque fosse bem provável que o futuro comprador preferisse.

Para minha surpresa, não deu certo. Depois da fase de instalação com a tela azul, após a formatação e cópia dos arquivos, ao voltar do boot apareceu uma mensagem de erro, apontando a falta de um arquivo NTLDR.

Inicialmente, pensei que fosse a mídia (CD do WindowsXP), mas ao tentar outra (DVD Windows7), percebi que a instalação também parava em mensagem de erro, que aponta a falta de um outro arquivo, que não me lembro o nome. O estranho é que já usei essas mesmas mídias na instalação em outras máquinas e na própria em questão.

Por uma questão de lógica, imaginei que o problema fosse no leitor do gravador de DVD e visando eliminar essa opção, fiz uma instalação do Ubuntu 14.04LTS, por meio de DVD e para nova surpresa, não houve problema.

Usei por tanto tempo o Linux nessa máquina que ela não aceita mais o Windows. Se contar, ninguém acredita e o comprador (ou pessoa que receba a máquina por doação) vai ter que se converter ao Pinguim...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

JuarezFranco

kkkk tenho a solução mas não vo passa .... to zuando.

Deve ter alguma opção no setup(bios), procura por uma Opção chamada IDE ou AHCI. tentar trocar essa opção.
Boa Sorte.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

xluisfernando

Citação de: juarezfranco online 02 de Junho de 2014, 23:00
kkkk tenho a solução mas não vo passa .... to zuando.

Deve ter alguma opção no setup(bios), procura por uma Opção chamada IDE ou AHCI. tentar trocar essa opção.
Boa Sorte.
Olhei essas opções na BIOS e etá tudo ativado. Vai entender... Testei três mídias diferentes do Windows que já foram usadas em instalações com sucesso e também testei a instalação do ubuntu via DVD. Parece piada, mas o PC decidiu o que é melhor para ele...

jrkamil

de boot pelo live-cd ubuntu e rode o gparted. apaga tudo que houver no hd (partições) e recrie uma como primaria ou deixe totalmente vazio para que o xp crie
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

selvaking

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

clodoaldops

marcoslinux

Citação de: xluisfernando online 02 de Junho de 2014, 22:45
Fato pitoresco

Depois que comprei um notebook para substituir o desktop de mesa, uma CPU Asus M2N-E SLI, resolvi formatá-la para vender. Logicamente, pensando em facilitar esse processo, tentei instalar nela uma versão do Windows, até porque fosse bem provável que o futuro comprador preferisse.

Para minha surpresa, não deu certo. Depois da fase de instalação com a tela azul, após a formatação e cópia dos arquivos, ao voltar do boot apareceu uma mensagem de erro, apontando a falta de um arquivo NTLDR.

Inicialmente, pensei que fosse a mídia (CD do WindowsXP), mas ao tentar outra (DVD Windows7), percebi que a instalação também parava em mensagem de erro, que aponta a falta de um outro arquivo, que não me lembro o nome. O estranho é que já usei essas mesmas mídias na instalação em outras máquinas e na própria em questão.

Por uma questão de lógica, imaginei que o problema fosse no leitor do gravador de DVD e visando eliminar essa opção, fiz uma instalação do Ubuntu 14.04LTS, por meio de DVD e para nova surpresa, não houve problema.

Usei por tanto tempo o Linux nessa máquina que ela não aceita mais o Windows. Se contar, ninguém acredita e o comprador (ou pessoa que receba a máquina por doação) vai ter que se converter ao Pinguim...
minha dedução é que provavelmente tem memoria com problema ,pois no windows falha de memoria evita a instalação e dá esse problema de ntldr ,já passei por isso.
processador i5 3570 /ssd m.2 256 kingspec/ 16 gb memoria kingspec 1600 mhz /fonte cooler master 400w

jrkamil

memoria. esta tambem é uma probabilidade. limpe os contatos das memos.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Turritopsis nutricula

Não entendo a felicidade de publicar isso.

Se fosse verdade isso seria uma perda de opção assim como empresas fizeram oficialmente computadores incompatíveis com Linux que o Stallman denunciou.

xluisfernando

Citação de: Turritopsis nutricula online 05 de Junho de 2014, 14:54
Não entendo a felicidade de publicar isso.

Se fosse verdade isso seria uma perda de opção assim como empresas fizeram oficialmente computadores incompatíveis com Linux que o Stallman denunciou.

Por que é no mínimo engraçado, uma vez que no senso comum seria mais provável haver dificuldade na instalação do Linux do que no Windows. Como todo brasileiro, sociologicamente, tenho uma pré disposição para rir das minhas desgraças...

Com certeza é um problema de hardware, uma vez que o PC em questão deve ter uns oito ou nove anos de uso, intensivo.

Fiz o procedimento pelo gparted e criei uma nova tabela de partições, mas não resolveu. Percebi também uma certa instabilidade no funcionamento, depois do ubuntu instalado, quando inseri um CD de áudio e o sistema não conseguiu montá-lo.

Vou experimentar passar uma borracha nos contatos da memória e torcer para que esse hardware aguente mais uns 10 anos...

Creto

Sabe o que eu acho engraçado?!!! É de participantes exclusivos >==>> do Café com Ubuntu.

Isso também é hilário!

T+

irtigor

Citação de: xluisfernando online 06 de Junho de 2014, 18:17
Com certeza é um problema de hardware, uma vez que o PC em questão deve ter uns oito ou nove anos de uso, intensivo.

Sim, desde alguma coisa que não é reconhecida no Linux automaticamente, como um softmodem, até alguma coisa que é reconhecida nos dois sistemas, mas o driver do Linux é mais tolerante a erros.