Autenticação de proxy (para o Synaptic e para a Central de Programas)

Iniciado por mlrmelo, 14 de Maio de 2014, 12:02

tópico anterior - próximo tópico

mlrmelo

Seguinte...
Estou enfrentando dois problemas com relação à autenticação do proxy.

Situação:
Temos dois proxies funcionando aqui. Um tem autenticação e o outro, não. Com uma frequencia maior do que gostaríamos, precisamos ficar trocando de proxy toda hora.

Problema nº 1:
Na configuração do proxy, pela interface gráfica, não há como colocar a autenticação automática do proxy. Daí, ao usar a Central de Programas, sempre dá problema, pois preciso entrar no modo texto, alterar o arquivo apt.conf e colocar/retirar na mão. Para os navegadores (Firefox e Chrome) não há problema, pois eles perguntam na hora de acessar, mas a Central de Programas não pergunta e simplesmente não funciona. Aliás, faz bastante tempo que observo essa deficiência na Central de Programas!!! Por que a Central de Programas não abre a aba de configurações de rede?

Problema nº 2:
No Synaptic há a possibilidade de colocar o usuário e a senha do proxy. Tudo ia muito bem até algumas atualizações atrás (ainda no 13.10), quando em uma delas, não sei precisar qual, parou de funcionar. Mais precisamente, o que acontece é o seguinte: abre a caixa para digitar usuário/senha mas não permite digitar nada (é como se os campos estivessem desabilitados). Na atualização para o 14.04, foi feita uma instalação limpa e problema persistiu.

Uso o dconf, mas nem sempre ele funciona direito, pois ele salva a senha para os navegadores, mas não para o synaptic ou para a Central de Programas. Aliás, funciona para o apt-get (linha de comando).

Gostaria de saber:

1) Tem alguma ferramenta para ajuste do proxy pela interface gráfica que permita entrar com a autenticação (antigamente tinha, mas tiraram creio que desde o 13.04 ou 12.10, não tenho certeza)?
2) Esse problema com o Synaptic é bug, mesmo, como parece, ou é algum problema de configuração?
3) Por que a configuração do Synaptic não ajusta a Central de Programas e do dconf não ajusta os dois?

zekkerj

Olá mlrmelo,

Até onde eu sei, não há como incluir essa autenticação no apt (base do gerenciador de pacotes).

Uma alternativa seria você criar um proxy local, interno, que redirecionasse para os proxies externos, já fazendo a autenticação. Ou tente conversar com a equipe de suporte técnico de sua empresa e peça para liberar o acesso às páginas de atualização do sistema sem necessidade de autenticação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D