Autor Tópico: Gente me explica o Sudu ??  (Lida 5091 vezes)

Offline empenhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Gente me explica o Sudu ??
« Online: 03 de Outubro de 2006, 16:03 »
Pesquisei no google :

Definições da Web para Sudo
   Sudo (de las siglas superuser do ) es un comando Unix similar a su, que permite a un usuario ejecutar comandos con permisos de root, sólo que en lugar de introducir la contraseña de root, se ha de introducir la del propio usuario.Otra diferencia es que Su otorga acceso a una consola con privilegios de Administrador mientras que sudo se emplea dando el nombre del programa. Por ejemplo: sudo apt-get install programa
es.wikipedia.org/wiki/Sudo - Definição em contexto


Eu pensava que sudo era um comando que buscava algum programa pela rde (internet) e o instalava imediatamente.

Eu li uma dica aqui, para instalar o cliente SOULseek e a linha de comando é essa : sudo apt-get install nicotine .
E da a mensagem que é Impossivel achar o pacote Nicotine ...

Onde to errando ?????

Obrigado !!!!

ps. Quem puder me explicar + coisas em relacao ao SUDU (fucei por ai, mas nao achei muita coisa nao)
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

Offline alexrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2006, 16:36 »
Olá,

Acredito que este pacote "nicotine" esteja no repositório Multiverse ou Universe.
Dê uma olhada em como adicionar os referidos repositórios:
http://wiki.ubuntubrasil.org/AdicionandoRepositorios

Sobre o sudo:
http://wiki.ubuntubrasil.org/RootSudo

Ótimo post sobre o apt:
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/757

O apt só pode ser executado como root, por isso o sudo na frente do comando.
A continuação do comando "apt-get install +pacote", solicita a instalação do pacote nicotine.

Uma ótima forma de se instalar programa é pelo synaptic:
Menu Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Espero ter ajudo e não complicado mais.

Sucesso!

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2006, 16:38 »
ixi
soh tenho 3 dias de linux mais ou menos
se eu errar alguem me corrije


tipow, pra certas coisas, você precisa está logado como Super Administrador
a senha que você escolheu quando instalou, foi para o Super Administrador
então, esses comandos que precisa, você digita "sudo" antes, e ele vai pedir a senha

Exemplo:
Para mexer nos arquivos da pasta do sistema, você precisa de permissao, seu usuário nao tem essa permissao, entao você precisa se indentificar como Super Administrador.
Se você usa o Ubuntu, o broswer pra arquivos padrao eh o Nautilus.
Então você vai no console, e abre o Nautilus como Super Administrador, com o comando:

sudo nautilus

ele vai pedir a senha...
alguns tutoriais, para economizar tempo, apreviam sudo para '#'
assim, o codigo acima fica

# nautilus


espero que tenha ajudado :)


EDIÇÃO:
Ah, o cara acima postou enquanto eu estava digitando...
Entra em http://wiki.ubuntubrasil.org/RootSudo
pra entender melhor


arlei

  • Visitante
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2006, 16:40 »
Segue abaixo um link que pode lhe ajudar entender melhor essa questão de root (superusário) e o sudo.

http://www.infowester.com/linroot.php

O Sudo não é o comando usado para baixar os pacotes da internet como no seu exemplo, o programa que faz isso é o apt-get. O sudo é usado apenas porque para usar o apt-get é necessário "poderes" de root.
No caso o erro de não encontrar o pacote a ser instalado deve ser devido as configurações do teu arquivo sources.list que é onde estão definidos os endereços web dos repositórios de pacotes do Ubuntu.

Para maiores detalhes sobre repositórios da uma lida no link abaixo:

http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-7ba524b212f845f0e1e227d76b3e5f880dfa9064

T+
Arlei

Offline empenhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2006, 17:01 »
O pessaoal valeu mesmo .To comecando a ler os tutoriais e ja posto duvidas.

Mas so um negocio,
eu quando instalei aqui o Ubuntu ,
nao me foi pedido para criar uma senha do ROOT,
foi pedido apenas para se criar um usuario com uma senha.

Entao como eu seria um ROOT se nao tenho senha para isso ?

* foi mal ai, ainda to tentando entender.

ps. ou sera que eu dei uma senha doROOT e nao me lembro ?
     (foi instalacao automatica)
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2006, 17:04 »
Citar
sólo que en lugar de introducir la contraseña de root, se ha de introducir la del propio usuario

No Próprio texto que citou no início do tópico tem a resposta.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2006, 17:04 »
Resumindo de forma rápida, clara e direta o que é o SUDO:

No Linux, existe um usuário chamado "root". Este usuário também é constantemente apelidado de "superman", "deus", "yoda", "batman" ou o seu herói favorito, pois ele pode tudo. O root fala e as coisas acontecem, é assim que funciona. Lá no Windows este usuário é chamado de "administrator" e é o administrador do computador.

Geralmente o pessoal recém chegado do windows não pega logo de cara o esquema, pois lá no windows a maioria do pessoal instala, cria o usuário e já sai usando. Normalmente as pessoas usam um usuário no Windows ilimitado que pode instalar e remover tudo e este é um dos fatos pelo qual o Windows fica ainda mais inseguro e vulnerável.

Já no Linux temos a boa prática de utilizar um usuário limitado para fazer as coisas. Então normalmente no Linux você utiliza seu usuário comum para tarefas do dia a dia. Quando tem de instalar ou configurar alguma coisa (papel do administrador do sistema) você loga com o usuário root e faz a tarefa.


O que o Ubuntu fez (não só o ubuntu com várias outras distribuições) foi desativar a conta do root. No lugar, sempre que você vai executar um comando administrativo (que o root deveria fazer) você coloca o comando "sudo" na frente. Ai ele pede a sua senha (só pro segurança pra confirmar que outra pessoa não tenha sentado na sua máquina e esteja querendo mexer em tudo) e após dada a senha ele executa a tarefa como administrador sacou?
Sabe quando você abre um programa e ele escurece a tela com uma janelinha pedindo senha bem no meio??? Aquilo lá na verdade é o "sudo" também, só que no modo gráfico. Tanto é que se você quiser abrir um programa como administrador ou executar um comando, você pode fazer assm:
Código: [Selecionar]
sudo comandoou
Código: [Selecionar]
gksudo comando
O segundo comando (gksudo) é aquela janelinha gráfica pedindo a senha.

Espero ter ajudado!

Offline empenhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2006, 19:49 »
Valeu LedStyle foi bem esclarecedor .

Mas diz uma coisa, esse usuario que uso ( alias o unico).Ele ta habilitado para fazer tudo que um root faz, pelo sudo ?

E se eu criar mais um usuario, ele vai poder usar o SUDU sem que eu o habilite ?

Obrigadao eim...

PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2006, 21:09 »
Valeu LedStyle foi bem esclarecedor .

Mas diz uma coisa, esse usuario que uso ( alias o unico).Ele ta habilitado para fazer tudo que um root faz, pelo sudo ?

E se eu criar mais um usuario, ele vai poder usar o SUDU sem que eu o habilite ?

Obrigadao eim...



O usuário que você cria no momento da instalação pode fazer tudo que o root faz graças ao sudo.
Sobre outros usuários, você que delega se serão ou não administradores. Vamos fazer uma simulação:

Sistema > Administração > Usuários e Grupos
Clique em "Adicionar Usuário".
Vá até a aba "Avançado" e note que há 2 perfis para escolher. O Perfil "Desktop" é o usuário limitado que só pode usar. Já o perfil "Administrator" é igual ao seu usuário que vai poder usar o "sudo" pra fazer tudo. Se quiser ainda pode ir na aba "Privilégios do Usuário" e dizer exatamente o que o cara vai poder fazer e o que não vai.

[]s

Offline empenhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Gente me explica o Sudu ??
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2006, 16:47 »
Beleza criei outro Usuario, e realmente ele é bem limitado.

To aos poucos fuçando os previlegios, para aprender .Obrigadao!!!  ;D
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd