Servidor Ubuntu / Clientes Windows

Iniciado por Churk, 11 de Maio de 2014, 01:37

tópico anterior - próximo tópico

Churk

Boa noite estou com um problema, tenho um servidor Ubuntu(IP:192.168.1.22) que tem como Gateway o 192.168.1.1(um roteador),
ele consegue pingar qualquer site da Internet normal.

O problema é que tenho um cliente Windows(ip:192.168.1.23) que tem como gateway o servidor ubuntu(192.168.1.22) , que não possui acesso a Internet, não pinga nenhum site, somente a rede interna, como o modem o servidor..! etc..!

OBS: ambos estão em maquinas virtuais para teste, e depois implemento na rede , ambos com placa em modo bridge e tudo liberado, e o firewal do servidor ta off.

O que pode ser? Desde já obrigado!  ;D

Churk

Uma PRINT das configurações:

------------------ Editado pela moderação: imagem maior que 40kb -------------------
http://www.tickimg.com.br/uploads/_captura_de_tela_de_2014-05-11_01:44:31.png
----------------------------------------------------------------------------------------------

zekkerj

Você deve usar o mesmo gateway para toda a rede, 192.168.1.1. O fato do Ubuntu ser servidor não faz dele gateway da rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Churk

Ahh sim, Obrigado. Entendi. Só que nesse caso o servidor não tem papel algum na rede né?

Tipo eu queria tornar o ubuntu um gateway para todos os clientes windows conectar através dele, e ter controle de acesso etc.. e o esse servidor pegar a internet do roteador(192.168.1.1) .

Entendeu?
;D

Obrigado.!

zekkerj

Dá pra fazer, mas nesse caso vc teria que ter duas placas de rede no teu servidor.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Churk

A sim, sem problemas!

Estou em um ambiente virtual ainda. É fácil adicionar uma nova placa. Vou implementar só mais tarde depois de uma serie de testes.

Mas como poderia ser realizado isto? Poderia me ajudar ou passar algum tutorial? Obrigado.  :)

zekkerj

Ah, eu sou meio ruim de tutoriais... e no ambiente virtual você vai se enrolar um pouco pra separar a rede dos clientes, que é ligada a uma das placas do seu servidor, do roteador, que será ligado à outra placa.
Qual ambiente de virtualização vc usa?

Churk

Oracle VM, Virtual Box.

Mas por favor tenta me ajudar, da uma breve explicada, ai eu dou uma procurada....!
Tipo eu dei uma pesquisada por ae, to tendo uma noção do que deve ser feito mais ou menos.

Tipo tem que ter essas duas placas , ai uma vai receber a internet do gateway(192.168.1.1) e a outra vai redirecionar a internet para os clientes em outra faixa de ip (ex 192.168.2.1).. é mais ou menos isso né? mas como realizar isto? kk 

Obrigado.    :)

zekkerj

Sim, é por aí. Eu não tenho experiência com o VirtualBox, fosse VMWare eu diria pra conectar uma das interfaces numa rede Bridge ou NAT, e a outra numa rede HostOnly. Os clientes também seriam conectados nesta rede HostOnly.

Churk

Fiz isso. O servidor esta com as duas placas, uma em Bridge o outra em Host Only, e os clientes todos em Host Only..!

Agora como redireciono  a Internet da bridge (etho), para a host only(eth1) do servidor, e faço os clientes Windows se conectar através do servidor?

Agora é a parte final, e a que preciso!

Agradeço se me ajudar! Obrigado.    ;D

zekkerj

Churk

Consegui amigo, li este tutorial ai, e complementei com alguns dias de estudo!

Porém os clientes só estão acessando os sites por Ip's.. tipo google.com nao entra, só o pelo ip 173.x.x.x.....! Deve ser o DNS .. tem alguma idéia?

Obrigado.

zekkerj

Sim, vc tem que colocar um servidor DNS nesse teu servidor. Esse tutorial também tem isso, algumas páginas adiante. Mas ele vai te ensinar a configurar o BIND, que é um pouco demais pra tua necessidade. Tem alternativas mais simples, como o dnsmasq ou o unbound. Mas vc terá que pesquisar um pouco sobre como configurá-los.

Churk

A correto, entendi Amigo! Muito obrigado (y) ...!   Vou dar uma pesquisada sobre servidores DNS e finalizar minha Prototipação!

Agradeço muito mesmo.  :)

JuarezFranco

Eu estou fazendo isso no virtual box, Tipo o servidor tem que possuir duas placas, uma em bridge e outra vc deixa em Rede Nat,(cuidado tem a opcao NAT não é essa), e os windows cliente vc deixa em Rede NAT tbm, isso td configurado no virtual box. mas antes vc tem que criar uma rede nat la no virtual box na opção de preferencias, exemplo coloca o nome IntraNet.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley