reeniciar pc todos os dias

Iniciado por tinoco silva, 07 de Maio de 2014, 20:49

tópico anterior - próximo tópico

tinoco silva

olá colegas pretendia a vossa ajuda é possível  reeniciar todos os dias o meu servidor no meu pc ou não ou existe algum script para o fazer.
pretendia o fazer atravez do meu Windows 7 com o  programa putty se alguém me poder ajudar com os comandos todos para o fazer agradecia adeus.  

zekkerj

Sim, é possível. Basta adicionar a linha abaixo ao final arquivo "/etc/crontab":

MINUTO HORA DIA MES DIASEMANA root /sbin/shutdown -h +5
Onde MINUTO, HORA, DIA e MES são exatamente o que parece --- data e hora em que vc quer desligar, sendo que você pode substituir DIA e MES por "*" para indicar que quer desligar todos os dias à mesma hora.

DIASEMANA vai ser o dia da semana em que você quer ativar sua programação, onde 0 e 7 significam domingo, e 1 a 6 significam segunda a sábado. Vc também pode usar os nomes dos dias em inglês, ou as 3 primeiras letras (ex. "sun" ou "sunday"). Ah, e "*" pra executar a programação em qualquer dia da semana.

O resto da linha não deve mudar, a menos que vc queira dar mais tempo pra cancelar a programação se estiver usando o servidor na hora do desligamento. Vc faz isso com um "sudo shutdown -c".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tinoco silva

olá colega desculpa a minha ignorância mas pretendia um pouco mais da tua ajuda eu ainda estou um pouco verde nisto e não queria das pau no meu sistema mas é o seguinte entro no putty coloco o ip entro como root e depois que comandos lá coloco e se eu pretender reeniciar a minha maquina todos os dias ás 5h da manhã podes me dizer porque pelas tuas explicações o que agradeço ficai igual, podes por favor colocar aqui todos os passos para eu reiniciar a minha maquina  ás 5h da manhã obrigado  adeus.

irtigor

O que exatamente não intendeu? Pra editar o arquivo use um editor de texto, por exemmplo, o nano. Se escrever errado no arquivo, o máximo que ocorre é que o comando não vai ser executado.

zekkerj

Se consegue entrar como root, tem uma forma mais fácil, que é o comando "crontab -e". Daí é só colocar a linha:

MINUTO HORA DIA MES DIASEMANA /sbin/shutdown -h +5

Observe que é o mesmo conteúdo, só saiu o "root" do meio da linha (já que estamos lidando com o crontab do root, não precisa dizer que é ele que vai executar).

Essa forma é mais segura, pois se vc fizer caquinha não vai atrapalhar os outros jobs do sistema.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tinoco silva

olá colegas fiz o seguinte entrei no putty com o windows 7 colocai as minhas pass e nome depois fiz-:
sudo su root minha pass depois
crontab -e depois apareceu um quadrado com varias palavras foi até ao fim encontrei:
# m h dom mon dow command aqui colocai por exemple
#10 12 * * * reboot  e colocai reboot no fim isto  para o pc reiniciar ás 12h e 10m e não aconteceu nada o pc não reinicia ajudas obrigado.
não sei se está correto mas já li que se tem que colocar um script para que funcione mas não sei onde devo colocar se me poderem dar umas dicas agradecia adeus.

zekkerj

1. Tem que tirar o "#" da linha, isso desativa a linha.
2. Vc tem que usar o comando com caminho completo, ou seja, "/sbin/reboot".

PS: Vc percebeu que podia usar "reboot" em vez de "shutdown -r now", mas não percebeu que tinha que manter o caminho completo???

tinoco silva

1. Tem que tirar o "#" da linha, isso desativa a linha.
2. Vc tem que usar o comando com caminho completo, ou seja, "/sbin/reboot".

PS: Vc percebeu que podia usar "reboot" em vez de "shutdown -r now", mas não percebeu que tinha que manter o caminho completo???

obrigado colega andei já maluco com isto mas foi mesmo como me informas-te obrigado por tudo e bem aja adeus.

luizsouza99

tinoco silva