Autor Tópico: Sem acesso ao servidor pelo XP  (Lida 2756 vezes)

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Sem acesso ao servidor pelo XP
« Online: 06 de Maio de 2014, 10:03 »
Bom dia,
Estou instalando um novo servidor (v 14.04) para minha empresa e a princípio criei compartilhamentos sem necessidade de usuário ou senha.
Fiz várias experiências e cheguei à uma configuração que considero adequada. Fui capaz de acessar os compartilhamentos criados, gravando, copiando e apagando informações sem nenhum problema.

Quando cheguei à uma configuração ideal, comecei à fazer vários outros testes instalando vários outros pacotes, apenas para aprendizado. Como esse servidor irá atuar apenas como NAS, resolvi refazer a instalação apenas com os pacotes necessários, e aí que ocorreu o problema.

Salvei o arquivo smb.conf e reinstalei o ubuntu (reformatando e reparticionando o HD) de forma à ficar com uma máquina "limpa".

Restaurei o smb.conf e reiniciei o samba, mas ao tentar acessar os compartilhamentos pelo XP, o windows solicita um usuário e senha. A configuração que usei é a mesma da primeira instalação, ou seja, não quero que os usuários tenham que digitar esses dados. Mas isso ocorre apenas com meu computador, o mesmo não acontece com os outros micros da rede. Eles são capazes de acessar os compartilhamentos sem problemas.

abaixo segue meu smb.conf, como podem ver é muito simples:
[global]
    workgroup = MEUGRUPO
    server string = Samba Server %v
    map to guest = Bad User
    security = server   
    encrypt passwords = yes

#============================ Share Definitions ==============================
[F]
    path = /home/f/
    comment = unidade f
    browseable = yes
    public = yes
    writable = yes
    vfs object = recycle
    recycle:repository = lixeira
    recycle:keeptree = yes
    recycle:versions = yes
[G]
    path = /home/g/
    comment = unidade g
    browseable = yes
    public = yes
    writable = yes
    vfs object = recycle
    recycle:repository = lixeira
    recycle:keeptree = yes
    recycle:versions = yes




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2014, 13:35 »
Lembrou de criar os usuários no Linux e no Samba? Não pedir senha não significa que vc possa fazer o acesso sem ter um usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2014, 14:49 »
Boa tarde zekk,
essa é a parte que me causa mais surpresa, só existe um usuário no linux que é o mesmo do meu micro com XP.
Os outros usuários da rede, que não estão cadastrados no linux (tampouco no samba) acessam a rede normalmente, com todas as permissões.
Além dos procedimentos que expliquei acima, fiz chown nobody.nogroup e chmod 777 dos compartilhamentos de forma recursiva.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2014, 14:55 »
Citar
Além dos procedimentos que expliquei acima, fiz chown nobody.nogroup e chmod 777 dos compartilhamentos de forma recursiva.

Isso não resolve seu problema. Tenha certeza de cadastrar todos os usuários no Linux e também no Samba, ou o acesso não vai funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2014, 15:10 »
zekk
o usuário está cadastrado, há apenas um usuário cadastrado (edison).
Quando o servidor solicita o usuário/senha, se eu digitar esses dados, acesso o compartilhamento normalmente.
Mas é justamente isso que eu não quero, preciso deixar esse servidor aberto, sem solicitar usuário/senha. Não tenho problema com segurança por aqui, esse servidor não fica conectado. Minha aplicação é bem simples.
O que me impressiona é que outros usuários que não estão cadastrados acessam o servidor normalmente.
Como expliquei na primeira postagem, essa é segunda instalação que fiz, na primeira eu não tive esse problema e as configurações estão idênticas.
Só optei por refazer a instalação pois instalei várias outras coisas para testar e queria deixar o servidor de produção o mais enxuto possível.

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2014, 15:41 »
Zekk
Acho que o problema está no perfil do meu XP. Como disse antes, todos os usuários da rede podem acessar os compartilhamentos, e nenhum deles foi cadastrado no ubuntu/samba.
Cheguei à essa conclusão (que não sei se é correta), criando um novo usuário no meu micro (usuário TESTE). Por via das dúvidas reiniciei o servidor e o micro. Ao tentar conectar ao servidor funcionou, ele não pediu o login/senha.
Você tem idéia do que possa ser isso? Tenho receio de colocar esse servidor em produção e ocorrer isso para outro usuário qualquer.
muito obrigado e abraços,
Edison

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2014, 15:45 »
Citar
Mas é justamente isso que eu não quero, preciso deixar esse servidor aberto, sem solicitar usuário/senha. Não tenho problema com segurança por aqui, esse servidor não fica conectado. Minha aplicação é bem simples.
O problema é que não tem como fazer esses acessos sem um usuário, entende? O usuário é obrigatório. É fácil acessar sem ter que colocar senha, basta o usuário se autenticar uma vez, e mandar salvar as credenciais. Daí nos próximos acessos não será preciso fornecer nada, usa-se o último usuário/senha que tenham funcionado.

Citar
O que me impressiona é que outros usuários que não estão cadastrados acessam o servidor normalmente.
Isso não deveria estar acontecendo. Ou talvez, quando ele não encontra o usuário, pode estar caindo pro "nobody" (o que no meu entendimento é bem pior).

Citar
Como expliquei na primeira postagem, essa é segunda instalação que fiz, na primeira eu não tive esse problema e as configurações estão idênticas.
Você não disse que trocou de versão do sistema? Isso pode trazer versões novas dos aplicativos envolvidos, principalmente do Samba. Isso é suficiente pra fazer alguma coisa mal amarrada mudar de comportamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Sem acesso ao servidor pelo XP
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2014, 16:06 »
Zekk
A versão foi sempre a mesma, 14.04LTS é que fiz uma instalação de testes e depois reformatei o micro para recomeçar do zero. Nessa segunda instalação foi que começou esse problema.

Ainda desconfio que é alguma coisa armazenada na minha conta no micro com o XP, pois ao criar um novo usuário nele, é possível acessar os compartilhamentos.

Quanto à obrigatoriedade da existência da conta do usuário, embora eu reconheça a importância, tenho que discordar. Tenho outro servidor rodando há mais de 10 anos dessa forma (com Mandriva). Qualquer micro que eu espete na rede acessa tudo.

Mas vou desencanar, vou inserir um usuário/senha e esquecer esse assunto. Mas que é estranho isso é.
De qualquer forma agradeço sua ajuda. Se der problema eu posto novamente.

Abraços

Edison