Autor Tópico: Dual boot - Secure Boot sumiu da BIOS.  (Lida 7906 vezes)

Offline fernando_aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dual boot - Secure Boot sumiu da BIOS.
« Online: 01 de Maio de 2014, 21:33 »
Boa noite.

Estou tentando instalar o ubuntu 14.04 no meu notebook, um Asus x202e faz alguns dias, e depois de muito pesquisar vim pedir ajuda.

Depois de muito ler, fui até a BIOS pra desligar o Secure Boot, mas essa informação opção não consta lá.
Já achei um vídeo utilizando o mesmo modelo da minha BIOS, e no notebook da pessoa informação tem, e no meu não.

O Launch CSM também não consta ou o Legacy.

Posso fotografar as telas da BIOS, se for preciso (caso o tópico possa continuar).

Fiz as pesquisas no fórum e não achei nada parecido, desculpa desde já se for o caso de repetição.

Abraços.
Fernando.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual boot - Secure Boot sumiu da BIOS.
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2014, 22:28 »
Vamos com calma, você quer só desativar o secure boot, ou desativar o UEFI também?

Tenta atualizar a Bios, entra lá no site da asus. Pode ser isso a diferença do vídeo e do seu notebook.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline fernando_aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dual boot - Secure Boot sumiu da BIOS.
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2014, 23:24 »
Oi Sérgio, muito obrigado.
Bom vamos lá.

Então, eu queria instalar o Ubuntu, o que estou tentando usar é a 14.04.
Criei um USB pra instalar, mas quando reinicio, ele não reconhece as partições, simplesmente quer instalar sobre o HD inteiro.
Pelo que entendi, para conseguir a configuração seria:

Secure Boot, Fastboot: Desativado.
Legacy: Ativado.

Certo?
Bom, eu achei em um blog, uma pessoa que usa o mesmo modelo do meu notebook, o Asus x202e, nessa imagem aqui é possível ver a opção secure boot abaixo:



No meu notebook abaixo do I/O Interface Security não tem mais nada.

Atualizei a minha BIOS, também estou usando a última versão que consta no site da ASUS.

Nessa imagem as informações Add New Boot Option e Launch CSM também não estão presentes.

Uso a mesma versão da BIOS dessas duas imagens.

Obrigado novamente e desculpe se estou desrespeitando alguma regra do fórum.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Dual boot - Secure Boot sumiu da BIOS.
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2014, 19:35 »
Acabei de fazer um processo desses em um Notebook Asus X550C, com o mesmo sistema UEFI.

Segui uma dica do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=IGn4KraPkO0

A diferença que percebi entre o que você fez Fernando e o que o vídeo sugere é a opção Launch PXE OpROM, que deve ser ativada (Enable)

Com isso, eu consegui mais ou menos fazer a instalação do ubuntu ao lado do Windows... Não sei o que aconteceu, mas fiz exatamente assim:
1) Iniciei a sessão pelo Windows, ativei e fiz as atualizações;
2) Não fiz a mídia de recuperação do sistema, porque esse modelo exige um pen drive de 16GB. Pensei em usar o HD externo, mas o sistema avisou que apagaria todo o seu conteúdo (não achei que o windows valia esse esforço);
3) Segui o procedimento pelo windows para permitir o acesso à BIOS e então desativar a opção security boot
4) Tive que novamente seguir esse mesmo procedimento para voltar a BIOs e então ativar as funções Launch CSM e Launch PXE OpROM (em Secutity).
5) Fiz o boot das versões 14.04LTS.amd64 (DVD) e 12.04LTS.amd64 (USB), para teste e optei pelo último.
6) Após testar e configurar a rede, instalei o ubuntu, na opção ao lado do windows.

Nesse ponto é que a coisa desandou. Eu redimensionei o espaço em disco, usando as ferramentas do instalador mesmo, deixando 30% para o Windows e 70% para o ubuntu. Completei a instalação, reiniciei, atualizei e quando resolvi testar o boot do Windows, que aparecia normalmente no grub, apareceu um erro sobre disco não localizado ou algo do gênero.

Como eu não tinha feito a mídia de recuperação e já não estava muito contente com a situação, diante do fato de que parecia não ter mais nada a se fazer, formatei e instalei do zero, com sistema de partições primárias, com /home separada, removendo assim qualquer vestígio do windows.

Depois disso, passado o calor a emoção, pensei a respeito do ocorrido e tenho duas hipóteses:
1) O redimensionamento da partição pode ter corrompido o sistema de boot do windows;
2) Nada foi corrompido e na verdade, para se fazer esse boot eu teria que ativar novamente o security boot.

No meu caso, não me arrependo nem um pouco da opção. Mas, fica a recomendação: se for tentar instalar, faça antes a mídia de recuperação, que pode ser usada para restaurar às configurações de fábrica e então tentar de novo, se for necessário

Obs: Esse modelo Asus, com processador intel e placa wireless Atheros, que usa o módulo ath9k, apresenta um problema na configuração, que faz com que ao ser iniciado o sistema entenda a placa de wifi como desabilitada, por botão (Fn+F2). Aliás, esse comando não é reconhecido pelo sistema.

O estranho é que no Netbook Asus Eee PC, com placa wireless atheros e módulo ath5k, esse problema não ocorre. No caso do Asus X550C, se após o início do sistema a tampa for baixada ou se colocar o aparelho em suspensão, ao acordá-lo, o wireless volta à vida.

Para a questão do wireless, encontrei uma solução http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2181558 que acaba o configurando como sempre ativo. Não consegui fazer as teclas Fn+F2 funcionarem e durante a sessão live-DVD do 14.04, percebi que o wifi não foi detectado, de forma que não se trata de uma questão de versão de distribuição, mas sim de um bug com a placa atheros
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 19:39 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS