Autor Tópico: atualizar para 12.10 ou outro?  (Lida 6749 vezes)

Offline gipsy13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
atualizar para 12.10 ou outro?
« Online: 22 de Abril de 2014, 16:25 »
Olá, sou novata aqui, mas como o assunto é atualização, vim para este lado do fórum.
Uso há uns 3 anos o Ubuntu 12.4 LTS 32 bits, num pc Intel® Atom™ CPU 330 @ 1.60GHz × 4 . E uso o Linux particionado com o Win7. Na verdade, só uso o Linux mesmo... quase esqueci do outro..rsss.
Eu uso há algum tempo, mas sou uma usuária bem básica mesmo.. Desconheço a maioria dos termos que vcs usam no fórum, que vejo quando venho pesquisar alguma informação.
Pois bem, eu já estava em dúvida sobre atualizar, com qual dos novos Ubuntus, e acabei tendo um problema recente, que inclusive postei aqui, no "iniciantes", e acabou apressando minha decisão em atualizar mesmo. Aí vim aqui perguntar, porque a pessoa que me respondeu, aqui no fórum (uma por enquanto), disse que não sabe como resolver o problema que eu relatei, mas sugeriu que troque para o Ubuntu 14.4, pois tem uma versão atual do pulseaudio, que foi justamente o que originou meu problema inicial (meu som parou de funcionar, e deu uma mensg de erro: baixa latência no pulseaudio, dizendo para atualizar o  para a versão 3.0).

Bem, isto posto, eu gostaria de saber a sugestão de vcs, que são experientes, (se possível), para saber qual seria uma boa opção para eu trocar/atualizar, considerando as especificações do meu equipamento. OU devo ficar com o 12.4 mesmo? E ele pode ser reinstalado, uma vez que eu fiz alguns "procedimentos" tentando resolver o problema, e fiquei sem o controle de volume, além de erro em alguns plugins, quanto tentei restaurar config.
Se alguém puder me sugerir, para ter pelo menos um ponto de referência, sobre vantagens ou desvantagens, agradeço.
OBS. meu uso é básico, como comentei no início, uso internet, músicas, muitos vídeos, pois sou professora e baixo vários documentários do yt, faço textos. Essa é minha necessidade.
Mais uma vez, grata.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2014, 18:03 »
Olá,

Atualize para o Ubuntu 14.04, quanto você tem de memória RAM e qual é sua placa de vídeo?

Talvez dê para instalar o Ubuntu 14.04 mesmo (depende dos outros componentes do seu hardware, pois aparentemente seu processador tem 4 núcleos, o que é bom), senão eu recomendaria um Xubuntu se quiser mais desempenho.

Abraços!
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 18:22 por Renan Rischiotto »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2014, 20:07 »
Combinação netbook + Atom o melhor mesmo é ir de Xubuntu mesmo.

Ou se desejar um ambiente um pouco mais bonito, pode tentar o KDE personalizado com a dica do galactus.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2014, 20:43 »
A dica certa vai depender do seu hardware.

Poste aqui o resultado deste comando (copie e cole no Terminal...):

Código: [Selecionar]
lspci && free -m
E deste:

Código: [Selecionar]
grep -i -B1 "/drivers/\|/extra-modules/" /var/log/Xorg.0.log || grep -i -A1 loadmodule /var/log/Xorg.0.log && grep -i Unloading /var/log/Xorg.0.log

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2014, 21:19 »
O usuário neste link tem um hardware igual ao seu. Acho que seja conveniente você dar uma acompanhada nas discussões do tópico.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline gipsy13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2014, 18:41 »

...Nâo sei se estou respondendo no lugar certo...(que horror, to perdida aqui...rsss). Desculpa aí, pessoal, minha "leiguice".
Esqueci de esqueci de colocar quanto tem de memória, disco é 49 G e RAM - 2GB
Meu equipamento não é netbook, é desktop mesmo. A placa de som eu não sabia se podia colocar a marca, é uma Genius, SM Live Value5.1 - Audio 5.1 Channel (essa é a especificação).
Não me preocupo com um ambiente/interface bonito, eu preciso de um computador que funcione bem, relativamente rápido dentro das suas especificações, e de preferência, que não precise "mexer" o tempo todo.
Como eu li que ficar trocando para o novo nem sempre é o melhor caminho, fiquei mais na dúvida ainda. Mas, como meu equipamento não é muuuuito moderno, preciso de que ele esteja compatível com o S.O, certo?
Bem, vamos ao que vcs me sugeriram:

Quanto ao comando sugerido,
Código: [Selecionar]
lspci && free -mapareceu isso:

inux-desktop:~$ lspci && free -m
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation NM10/ICH7 Family PCI Express Port 1 (rev 01)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SATA Controller [IDE mode] (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)
02:04.0 Multimedia audio controller: C-Media Electronics Inc CMI8738/CMI8768 PCI Audio (rev 10)
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          2005       1862        142          0        104       1123
-/+ buffers/cache:        634       1370
Swap:         2036          0       2036

e o outro comando
 grep -i -B1 "/drivers/\|/extra-modules/" /var/log/Xorg.0.log || grep -i -A1 loadmodule /var/log/Xorg.0.log && grep -i Unloading /var/log/Xorg.0.log
apareceram esses dados:
[    28.750] (II) LoadModule: "intel"
[    28.752] (II) Loading /usr/lib/xorg/modules/drivers/intel_drv.so
--
[    28.754] (II) LoadModule: "vesa"
[    28.755] (II) Loading /usr/lib/xorg/modules/drivers/vesa_drv.so
--
[    28.756] (II) LoadModule: "fbdev"
[    28.757] (II) Loading /usr/lib/xorg/modules/drivers/fbdev_drv.so
--

[    28.766] (II) Loading /usr/lib/xorg/modules/drivers/intel_drv.so
[    28.905] (II) Unloading vesa
[    28.906] (II) Unloading fbdev
[    28.906] (II) Unloading fbdevhw

obs: drivers e unloading apareceram em vermelho.

acho que é isso, por ora.
Muito grata.





Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2014, 19:37 »
Ok, perfeito. Você passou as informações corretamente.

Acho que o Ubuntu / Unity vai ficar um pouco pesado no seu computador.

Minha recomendação: instale o Xubuntu 14.04!

Alguns vídeos que fiz recentemente, podem a ajudar: https://www.youtube.com/playlist?list=PLDd4HYheS_uIkuOspXdzPeHF8Gw1rrPzo

Download da ISO para instalação: http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/14.04/release/xubuntu-14.04-desktop-i386.iso

Teste um pouco utilizando o LiveCD ou LiveUSB. Veja se roda bem, se a internet e o som funcionam. Depois, com segurança, faça a instalação.

Mas, antes de tudo, faça uma cópia de segurança (backuo) dos seus arquivos.
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 19:39 por rodrigo.miguel »

Offline gipsy13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2014, 20:04 »
Ok. Agradeço muitíssimo suas orientações.
Vou ver todos os links e fazer de acordo.
Eu já tinha lido em vários fóruns e alguns sites sempre sugerindo esse Linux, porque é mais leve, para rodar em equipamentos mais antigos.  Mas eram tantas outras opiniões, que fica difícil, quando vc não tem um bom referencial.
Mas agora penso que estou pisando em solo mais firme...rsss. E faz mais sentido para mim, pelo menos sabendo porquê trocar por este.
Só mais uma dúvida, por gentileza. Os controles de volume vão voltar quando eu instalar o Xubuntu? Afff... como eu fiquei brava, por ter feito essa "arte". E eu preciso do som, por causa dos documentários, que uso bastante.
Bem, vou fazer o back up e testar. E se eu precisar, peço um help novamente para vcs.
Muito grata.
Um ótimo final de semana.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2014, 20:14 »
Os controles de volume vão voltar quando eu instalar o Xubuntu?

Sim, desde que você faça uma nova instalação, assim você evita "herdar" problemas da versão anterior caso fosse feita uma atualização.

Em todo caso, você terá a oportunidade de testar o som antes de instalar.

No mais, Xubuntu é Ubuntu. A diferença é a interface (Xfce) e aplicativos instalados por padrão (Mousepad no lugar do Gedit, Parole no lugar do Totem, etc), que não são muito diferentes do que você teria no Ubuntu .

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2014, 13:13 »
Pois bem, eu já estava em dúvida sobre atualizar, com qual dos novos Ubuntus, e acabei tendo um problema recente, que inclusive postei aqui, no "iniciantes", e acabou apressando minha decisão em atualizar mesmo. Aí vim aqui perguntar, porque a pessoa que me respondeu, aqui no fórum (uma por enquanto), disse que não sabe como resolver o problema que eu relatei, mas sugeriu que troque para o Ubuntu 14.4, pois tem uma versão atual do pulseaudio, que foi justamente o que originou meu problema inicial (meu som parou de funcionar, e deu uma mensg de erro: baixa latência no pulseaudio, dizendo para atualizar o  para a versão 3.0).
Vc está usando o Precise Pangolim (12.04)? Esta versão tem suporte até Outubro de 2017. Não é preciso fazer upgrade. A Canonical garante que todos os softwares que pertence a ela funcionarão até esta data.
Use sempre o software que o seu hardware suporta. O software vai sofrendo upgrades, mas seu hardware dificilmente. É pra isto que serve uma versão LTS. Manter o software adequado a seu hardware por um longo tempo.
Seu software está atualizado?
Qual a saída do comando:
Código: [Selecionar]
lsb_release -aVc tentou reinstalar o pulseaudio?
Estou usando ele aqui e não tive dificuldade nenhuma.
Remova ele pela Central de Programas e depois reinstale.
Se precisar te passo alguns comandos de terminal para que seja feita uma reinstalação limpa dele.

Bem, isto posto, eu gostaria de saber a sugestão de vcs, que são experientes, (se possível), para saber qual seria uma boa opção para eu trocar/atualizar, considerando as especificações do meu equipamento. OU devo ficar com o 12.4 mesmo? E ele pode ser reinstalado, uma vez que eu fiz alguns "procedimentos" tentando resolver o problema, e fiquei sem o controle de volume, além de erro em alguns plugins, quanto tentei restaurar config.
Se alguém puder me sugerir, para ter pelo menos um ponto de referência, sobre vantagens ou desvantagens, agradeço.
OBS. meu uso é básico, como comentei no início, uso internet, músicas, muitos vídeos, pois sou professora e baixo vários documentários do yt, faço textos. Essa é minha necessidade.
Mais uma vez, grata.
Lembre-se: O sistema linux é feito de uma adição de pacotes. Todos podem ser removidos e/ou reinstalados.
coloque aqui a saída dos comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg --get-selections
Código: [Selecionar]
sudo cat /var/log/apt/history.log
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2014, 13:14 »
Segundo os arquivos que vc me enviou em MP.

vc removeu o pulseaudio dois dias antes de vir aqui pedir ajuda.
E reinstalou o alsa-base? PQ vc fez isto?

Citar
Start-Date: 2014-04-20  13:41:11
Commandline: apt-get -y --purge remove pulseaudio
Purge: pulseaudio:i386 (1.1-0ubuntu15.4), ubuntu-desktop:i386 (1.267.1), pulseaudio-module-bluetooth:i386 (1.1-0ubuntu15.4), pulseaudio-module-x11:i386 (1.1-0ubuntu15.4), pulseaudio-module-gconf:i386 (1.1-0ubuntu15.4), indicator-sound:i386 (0.8.5.0-0ubuntu2.1), libcanberra-pulse:i386 (0.28-3ubuntu3), pulseaudio-esound-compat:i386 (1.1-0ubuntu15.4)
End-Date: 2014-04-20  13:41:34

Start-Date: 2014-04-20  13:41:39
Commandline: apt-get -y --reinstall install alsa-base
Reinstall: alsa-base:i386 (1.0.25+dfsg-0ubuntu1.1)
End-Date: 2014-04-20  13:41:44

Instale o aptitude que é mais poderoso ao gerenciar o apt-get.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install aptitude
Depois faça a atualização do seu banco de dados.
Código: [Selecionar]
sudo aptitude update
Depois faça uma atualização segura do software.
Código: [Selecionar]
sudo aptitude safe-upgrade
Após a atualização coloque a saída deste comando:
Código: [Selecionar]
lsb_release -a
Depois instale o pulseaudio através do aptitude.
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install pulseaudio
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 13:16 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline gipsy13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2014, 02:15 »
Olá, eu não sabia que não deveria enviar MP, pois como consta essa opção, e ela está disponível, achei que fosse adequada. Não tive a intenção de quebrar nenhum protocolo ou regra do fórum.
Agradeço pela orientação. Vou enviar pelo fórum novamente.
Respondendo á pergunta do porque eu desinstalei o pulseadio...

Eu removi porque já havia pesquisado aqui no fórum também, sobre o assunto, além de outros lugares, outros fóruns, também que tratam do Ubuntu, e não encontrei nada específico sobre o meu problema com o pulseaudio. E pesquisando em outros locais também, encontrei a informação de vários usuários, sugerindo desinstalar e reinstalar o pulseaudio.
E foi o que fiz, mas a reinstalação não deu certo, porque mesmo seguindo os comandos corretos, o controle de volume não voltou, e o som também não.
então, continuei pesquisando e encontrei vários depoimentos e orientações  de que o alsa base funcionaria melhor, em substituição ao pulseaudio. Fiz a instalação, mas também não resolveu. Como eu já havia perguntado no tópico iniciantes, e não tive solução, resolvi me cadastrar e perguntar em outro tópico no fórum, ao invés de iniciantes, no tópico de instalação, porque teria informações sobre como reinstalar o sistema todo, que foi o que me ocorreu para regularizar tudo o que já tinha sido feito, e as alterações que não deram certo. E foi como e porquê eu cheguei até aqui.
somente dentro desse tópico apareceu alguém, você, no caso, falando do pulseaudio, quando eu já estava decidindo reinstalar o 12.4.
Espero que tenha ficado claro.

Enfim, vou seguir os comandos que vc sugere, e espero que dê certo.
Muito grata.





Offline gipsy13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2014, 00:35 »
Olá,
segui os comandos, conforme vc sugeriu, e quanto ao comando
 lsb_release -a
essa é a saída:

No LSB modules are available.
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 12.04.4 LTS
Release:   12.04
Codename:   precise

 e depois fiz  reinstalação do pulseaudio, exatamente conforme o comando sugerido.
Tem mais algum procedimento para que funcione normalmente?
os controles de volume... o que deve ser feito para regularizar? pois não aparecem e o som ainda não funciona.
Fiz conforme todos os comandos, nem mais, nem menos.
Se for possível mais alguma orientação, agradeço mais uma vez.
Carmen


Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2014, 23:30 »
Citar
Se for possível mais alguma orientação, agradeço mais uma vez.

Olá,

Recomendo uma instalação limpa do Ubuntu 14.04.

Abraços!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: atualizar para 12.10 ou outro?
« Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2014, 13:05 »
Reinstale o controle de volume do pulseaudio.

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install pavucontrol
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049