Como Particionar HD com Ubuntu 13.10 já Instalado?

Iniciado por Marcks, 10 de Abril de 2014, 20:07

tópico anterior - próximo tópico

Marcks

Acabei de Instalar o Ubuntu 13.10 no novo HD 500gb, pois o antigo queimou com o Ubuntu 12.04, más como sou iniciante na hora da instalação tem a parte avançada para Particionar o HD coisa que não sei fazer. Agora já instalado o 13.10 estou tentando particionar o HD pelo Gparted más não consigo deixar o SO 13.10 em pelo menos 15gb em espaço. Na foto abaixo o Sistema Operacional esta em todo espaço de memoria disponível no HD 463,77 GB, coisa que pesquisei e me disseram que não é bom para o HD e que o certo é particionar e deixar o espaço reservado para o SO, o swap e para o home onde poderei guardar meus arquivos.
Portanto como particionar o HD de 500gb com o Gparted e o Ubuntu 13.10 já instalado? alguem pode me ajudar? ficarei muito grato ou terei que re-instalar o sistema e fazer isso no momento da instalação?
[/img]  Obs: Não estou conseguindo colocar a imagem

Sergio Benjamim

Você não irá conseguir usar o Gparted pelo próprio sistema, pois as partições estão montadas. Você tem que inicializar pelo DVD ou pen drive do ubuntu, aí sim consegue alterar com o Gparted.

Obs: é "mas", não "más"
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Renan Rischiotto

Olá,

Não crie /home, deixe apenas o sistema e swap. O melhor é fazer back-ups do que /home separada.

Abraços.

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 10 de Abril de 2014, 22:14
Olá,

Não crie /home, deixe apenas o sistema e swap. O melhor é fazer back-ups do que /home separada.

Abraços.

Por que?

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 11 de Abril de 2014, 01:56
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,112278.0.html

VIxe, eu não vou assistir o vídeo...

Mas tem relação com usar o mesmo usuário para distros diferentes instaladas no mesmo HD, ou até mesmo versões diferentes do ubuntu? Se for isso, na hora da instalação é só alterar o nome de usuário para algo como meu-usuario2 ou meu-usuario3. Foi o que sempre fiz aqui, nunca deu problema manter a /home separada.

Marcks

Citação de: Renan Rischiotto online 10 de Abril de 2014, 22:14
Olá,

Abraços.

Obrigado pela dica já tenho um HD externo e guardando tudo nele. Então é melhor e não tem problema em deixar o Sistema Operacional em todo espaço de memoria do HD disponível? então qual é a finalidade de particionar o HD? eu fiquei em dúvida e sou leigo no assunto. Particionar só é bom para quando tem 2 ou mais sistemas Operacionais operando no mesmo HD?  Fato esse que não é meu caso.