Ubuntu travando ao copiar arquivos

Iniciado por arieldll, 06 de Abril de 2014, 13:16

tópico anterior - próximo tópico

arieldll

Boa tarde senhores.
Estou a utilizar um ubuntu 10.10 que instalei em 2010.
Estou tentando fazer um backup de meus arquivos para instalar uma distribuição mais recente, e não necessariamente outro ubuntu.
Porém estou tendo um problema: Tenho em torno de 200gb de dados para serem copiados para um hd externo usb que tem 7200 rpm.
Esses dados estão em outra partição(sistema de arquivos dela é ext3), e alguns diretórios possuem em torno de umas 30 pastas aninhadas (uma dentro da outra). Quando estou a copiar, chega um ponto (quando tem mais ou menos 5gb copiados), ele acaba travando o sistema inteiro, e só consigo desligando a máquina no botão mesmo.

Já tentei copiar os arquivos em 'fatias' menores, de 3gb cada, porém acontece a mesma coisa.
O mais curioso é que qualquer coisa que eu copie de um lado para outro em minha máquina, acaba acontecendo a mesma coisa, como por exemplo copiar um arquivo de 5gb para a partição local do sistema. Também já tentei usar aqueles softwares que fazem backups(amanda, dump... etc), e acontece a mesma coisa(de travar em certo ponto).

Sei que é difícil um diagnóstico, e eu mesmo ainda não consegui entender bem o que acontece, mas vocês teriam alguma outra forma para me indicar para fazer o backup? O importante seria eu conseguir copiar esses arquivos. Francamente não sei o que anda ocorrendo.

Tenho 4GB de memória RAM - um core 2 duo 2.1 e o hd de minha máquina é de 7200rpm. Sistema de arquivos é o ext3.

Agradeço,
Ariel.

niquelnausea

qual o formato do seu disco externo? já tentou usar um livecd com um kernel mais atual para ver se funciona?

rihoem

O sistema chega a congelar mesmo (do tipo, mesmo esperando vários minutos nada acontece), ou ele apenas fica muito lento e sem resposta?

Tota

CitarSei que é difícil um diagnóstico, e eu mesmo ainda não consegui entender bem o que acontece, mas vocês teriam alguma outra forma para me indicar para fazer o backup? O importante seria eu conseguir copiar esses arquivos. Francamente não sei o que anda ocorrendo.

Olá

Tem espaço em /tmp e quanto tem de swap?

Tudo o que copia, vai para um cache em /tmp ou swap, assim, se tem pouco espaço o sintoma aparece.

Experimente entrar nas opções do grub, ecolher prompt de comandos e copiar em modo texto, para tentar "aliviar" a maquina sem interface grafica para testar.

[]'s

arieldll

Olá, agradeço todas as respostas.

CitarTem espaço em /tmp e quanto tem de swap?
Tenho 3GB livres em /tmp e 1.5GB de swap

CitarExperimente entrar nas opções do grub, ecolher prompt de comandos e copiar em modo texto, para tentar "aliviar" a maquina sem interface grafica para testar.
Já tentei isso, e ocorre a mesma coisa, ainda que não iniciando o ambiente gráfico e montando as partições manualmente.

CitarO sistema chega a congelar mesmo (do tipo, mesmo esperando vários minutos nada acontece), ou ele apenas fica muito lento e sem resposta?
O sistema fica lento aos poucos, e chega uma hora que congela (aí só desligando no botão mesmo). O mais engraçado é que ele começa copiando a certa taxa de transferência e ela vai caindo até chegar perto de 0 (e trava). Tentei várias vezes deixar apenas executando a cópia em minha máquina, parando até os serviços (como postgres, apache, etc...) mas de nada adiantou, continuou travando de mesma forma.
Curiosamente, é que o cooler do processador acelera, como se estivesse com uma sobrecarga de processamento.

Citarqual o formato do seu disco externo? já tentou usar um livecd com um kernel mais atual para ver se funciona?
Seria o sistema de arquivos? Se for, é um do tipo NTFS. Não tentei com livecd e nem tentei atualizar o kernel para um mais atual.

Não sei senhores, mas, o que o Tota disse tem lógica mesmo, eu mesmo não havia me tocado disso...
Parece que ele copia até enxer como se fosse um buffer ou algo do gênero e começa a ficar lento a partir disso.
Conversei com alguns colegas e eles sugeriram (sem tanto conhecimento em linux) que poderia ser os diretórios aninhados, causando uma recursividade e travando o sistema. Não sei o que vocês acham, mas nesse aspecto acho difícil...

Acabei esquecendo de mencionar, mas estou utilizando uma versão ubuntu 10.10 de 32 bits.

[]'s

galactus

Você tem placa de rede da atheros ?

Já testou sua memória?

Dei uma pesquisada e encontrei muita gente com o mesmo problema, foi reportado um Bug por conta do kernel. Afeta os kerneis 2.6.32 e 2.6.35 . Existe uma possível solução, veja a resposta #9:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/572249

Se isso não funcionar tente usar um kernel mais novo, é o conjunto kernel mais placa de rede que dá esse bug.

Boa sorte.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

portaro

Se tiver maneira faça a copia por terminal com comando cp ou instale um outro gestor de arquivos - thunar por exemplo e ponha este a passar os ficheiros.

Isto óbviamente tendo em conta o que também já foi escrito por outros users acima.

zekkerj

Se o problema for mesmo bug do kernel 2.6.35 (usado no 10.10 Maverick), uma solução seria usar um livecd com uma versão mais nova pra fazer a cópia. Pode inclusive aproveitar que o 14.04 acabou de ser lançado e já baixar o livecd, daí vc aproveita depois e atualiza o sistema com ele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D