Autor Tópico: Ubuntu 13.10 Não enxerga conecta rede Windows  (Lida 5026 vezes)

Offline gilbertodecarvalhors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu 13.10 Não enxerga conecta rede Windows
« Online: 16 de MAR?O de 2014, 14:05 »
Olá a todos, Sou novo aqui , a muito tempo venho tentando sair do windows e tiro o chapéu para a evolução do Ubuntu.

Eu instalei ele em um note Dell 1525 , a principio tudo certo, instalou a placa wi-fi e saiu navegando na internet já!

Eu não estou conseguindo acessar o meu desktop (windows) pela rede com o note, lá no gerenciador de arquivos tem o icone da rede ,eu clico lá ele mostra um ícone da rede windows e quando eu clico nela ele nao entra e da uma mensagem de falha.

Instalei o smb4k e o programa Rede , mas não consegui fazer funcionar com nenhum.
Perguntas:

o próprio ubuntu já tem um gerenciador de rede defaut (com interface grafica e tals) ? Se não, podem indicar um bom e fácil de usar, que ja detecte tudo automaticamente e que não precise colocar ip fixo nos equipamentos ?

Obs:
 Como eu disse o note já esta conectado a internet, no mesmo roteador que que a maquina com win7. portanto eu acredito q as duas já estejam com as mesmas propriedades de rede né??? Ja que os dois estão com internet.

No equipamento com o windows os compartilhamentos ja estão criados e funcionando normalmente com outros equipamentos windows.

O grupo de trabalho do equipamento windows esta em default (ou seja) workgroup. Não achei no ubuntu onde alterar isso.

Obrigado pela ajuda!



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 13.10 Não enxerga conecta rede Windows
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2014, 19:19 »
Eu entendo que vc deveria ter instalado os pacotes "samba" e "smbfs"; não sei dizer se o smb4k vai instalar essas dependências.

Sendo a máquina Windows um windows 7, vc precisa mudar algumas coisas pra conseguir fazer compartilhamento com o ubuntu, mas não tenho a lista de opções de cabeça.

Pra alterar o workgroup (e para ajustar outras opções) vc pode usar o programa swat (que te dá a opção de ajustar o samba pelo navegador), ou ainda editar [como root] o arquivo /etc/samba/smb.conf.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gilbertodecarvalhors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 Não enxerga conecta rede Windows
« Resposta #2 Online: 17 de MAR?O de 2014, 14:41 »
Obrigado!!!

Achei que estas versões mais novas do Ubuntu ja estariam "conversando" de maneira mais "plug and play" (apenas alterando o Grupo de trabalho no maximo)

se puder citar alguns apps básicos q é bom ter no equipamento. agradeço!

Se eu não achar uma solução simples para ele conversar com redes win7 , infelizmente acho q vou ter que abortar mais uma vez o ubuntu.
Não vejo a hora dele ficar perfeitinho para larga de vez o windows. ;D

Offline Zer0c001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 Não enxerga conecta rede Windows
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2014, 12:11 »
Ola amigo,

Tive o mesmo problema depois de actualiza-lo semanas atrás. Se tiverem algum workaround para contornar me avisem.

cordialmente
Zer0c001
Best regards
Zer0c001

Offline marcos_pegorini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 Não enxerga conecta rede Windows
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2014, 13:54 »
Olá!
Apesar de ter alguma experiência com unix (hp-ux ver 10 e 11), estou tentando pela primeira vez usar um linux em meu micro pessoal. Montei uma rede aqui em casa, usando um velho dual-cure 1.8ghz como servidor de arquivos, usando o ubuntu server 12.04 e com o samba. Instalei o Xubuntu, ficou bem bacana. Já estou compartilhando arquivos de música e shows (por enquanto) para a rede local. Funcionou muito bem, as máquinas Win7 enxergam legal, e o servidor enxerga elas! Acabei de instalar em meu notebook também. Usei o gedit (executei como root a partir de um terminal) para modificar o /etc/samba/smb.conf e alterar o workgroup para meu pessoal. Consegui enxergar inclusive as pastas escondidas (C$, D$, etc). Próximo passo é comprar set-ups google play para rodar android nas minhas tvs, torna-las realmente "smart"!