Este script faz o backup das pastas thunderbird e Documentos, como não importa o horário pois eu ligo o computador em horários diferentes então coloquei meu script na pasta cron.daily.
Mesmo na pasta cron.daily o horário importa sim. O backup será feito diariamente no mesmo horário definido no arquivo /etc/crontab, se estava pra ser feito as 6:25 da manhã e o computador estava desligado a esta hora, só no próximo dia as 6:25.
A minha linha do /etc/crontab para backup diários esta assim:
25 6 * * * root test -x /usr/sbin/anacron || ( cd / && run-parts --report /etc/cron.daily )
Só funciona as 6:25.
Não está funcionando, se eu for executar o meu script manualmente ele funciona tranquilo, mas pelo cron.daily nada.
Qual o comando que vc usa para ele funcionar manualmente?
Para testar eu inseri o script na pasta cron.hourly, fiquei esperando matando o tempo jogando , mas também não funcionou.
Reinicie o serviço do Cron e nada também.
Na realidade vc não precisa inserir script nesta pasta. O interessante é vc criar um link simbólico para aonde está o script.
Ou criar um crontab para o usuário com o comando "crontab -e", vai abrir o arquivo do usuário se existir, ou um arquivo de exemplo que se vc editar e salvar, passa a ser o arquivo do usuário.
O arquivo criado é salvo na pasta /var/spool/cron/crontabs.
Vc não precisa criar um script é só colocar o comando desejado no fim do script de exemplo.
A linha abaixo vai salvar todos os dias as 5 horas.
0 5 * * * tar -cvvzf /media/neto/08E0-D478/Backup\ Neto$(date +%Y_%m_%d).tar.gz /home/neto/thunderbird /home/neto/Documentos >> /home/neto/bkp.log
Abaixo está meu script é bem simples:
#!/bin/sh
tar -cvvzf /media/neto/08E0-D478/Backup\ Neto$(date +%Y_%m_%d).tar.gz /home/neto/thunderbird /home/neto/Documentos >> /home/neto/bkp.log
O que poderia está acontecendo?
Como já foi dito não crie um script só pra isto. Com o comando "crontab -e", vc cria um script do cron para o usuário. É só colocar o comando nele informando o minuto, hora, dia, mês seguido do comando.