Ubuntu ou Kubuntu

Iniciado por araponga, 14 de Março de 2014, 11:54

tópico anterior - próximo tópico

araponga

Salve,

Minha namorada tem um HP Pavilion dv4-1241 com T6400 Core 2 Duo, com memória de 4 GB 800 MHz DDR2 (acho que algo em torno de 5 anos de vida) e o windows parou de entrar.

Já consegui ligar o pc normalmente com um livecd do slackopuppy e agora pretendo colocar o Ubuntu para ela nunca mais voltar pro Windows. Mas, como sou leigo, queria a opinião de vocês: com essa máquina dá pra rodar o Ubuntu tranquilo ou é melhor o Kubuntu (ou outra distro mais leve)?

Ela usa o pc só para conectar na internet, de vez em quando fazer uns trabalhos acadêmicos (o libreoffice já dá conta) e ver filmes - nada de programar, nem utilizar recursos 3d etc... Pretendo convence-la com um SO intuitivo e que rode liso para ela nunca mais voltar pro windows  ;D

Sei que é uma dúvida simples, mas pesquisei e todas as informações que encontrei sobre máquinas parecidas são de 2006, nada sobre as versões mais recentes do Ubuntu.

Obrigado!

Sergio Benjamim

O ubuntu pode funcionar até que bem nesse notebook. Se você desabilitar os efeitos, ele fica rápido (postei isso várias vezes, dá uma procurada).

Eu recomendaria um mais leve, o Xubuntu 14.04 64 bits (está em desenvolvimento ainda, versão beta, mas está bastante estável). Essa versão será a próxima LTS, 3 anos de suporte (5 anos para componentes críticos, como o kernel).

O xubuntu 13.10 também é uma boa opção, mas ele só tem mais uns 4 meses de suporte, logo terá que atualizar para o 14.04 em pouco tempo.

O kubuntu pode ser boa opção, principalmente se a pessoa está muito habituada ao jeitão do windows.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

araponga

Muito obrigado Sergio!

Citação de: Sergio Benjamim online 14 de Março de 2014, 12:29