Ubuntu ou Kubuntu

Iniciado por araponga, 14 de Março de 2014, 11:54

tópico anterior - próximo tópico

araponga

Salve,

Minha namorada tem um HP Pavilion dv4-1241 com T6400 Core 2 Duo, com memória de 4 GB 800 MHz DDR2 (acho que algo em torno de 5 anos de vida) e o windows parou de entrar.

Já consegui ligar o pc normalmente com um livecd do slackopuppy e agora pretendo colocar o Ubuntu para ela nunca mais voltar pro Windows. Mas, como sou leigo, queria a opinião de vocês: com essa máquina dá pra rodar o Ubuntu tranquilo ou é melhor o Kubuntu (ou outra distro mais leve)?

Ela usa o pc só para conectar na internet, de vez em quando fazer uns trabalhos acadêmicos (o libreoffice já dá conta) e ver filmes - nada de programar, nem utilizar recursos 3d etc... Pretendo convence-la com um SO intuitivo e que rode liso para ela nunca mais voltar pro windows  ;D

Sei que é uma dúvida simples, mas pesquisei e todas as informações que encontrei sobre máquinas parecidas são de 2006, nada sobre as versões mais recentes do Ubuntu.

Obrigado!

Sergio Benjamim

O ubuntu pode funcionar até que bem nesse notebook. Se você desabilitar os efeitos, ele fica rápido (postei isso várias vezes, dá uma procurada).

Eu recomendaria um mais leve, o Xubuntu 14.04 64 bits (está em desenvolvimento ainda, versão beta, mas está bastante estável). Essa versão será a próxima LTS, 3 anos de suporte (5 anos para componentes críticos, como o kernel).

O xubuntu 13.10 também é uma boa opção, mas ele só tem mais uns 4 meses de suporte, logo terá que atualizar para o 14.04 em pouco tempo.

O kubuntu pode ser boa opção, principalmente se a pessoa está muito habituada ao jeitão do windows.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

araponga

Muito obrigado Sergio!

Citação de: Sergio Benjamim online 14 de Março de 2014, 12:29
O ubuntu pode funcionar até que bem nesse notebook. Se você desabilitar os efeitos, ele fica rápido (postei isso várias vezes, dá uma procurada).

Eu recomendaria um mais leve, o Xubuntu 14.04 64 bits (está em desenvolvimento ainda, versão beta, mas está bastante estável). Essa versão será a próxima LTS, 3 anos de suporte (5 anos para componentes críticos, como o kernel).

O xubuntu 13.10 também é uma boa opção, mas ele só tem mais uns 4 meses de suporte, logo terá que atualizar para o 14.04 em pouco tempo.

O kubuntu pode ser boa opção, principalmente se a pessoa está muito habituada ao jeitão do windows.

Renan Rischiotto

Olá!

Lembrando que o KDE (do Kubuntu) é de longe mais pesado do que o Unity, o KDE é talvez o ambiente gráfico mais pesado atualmente.

Abraços!

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 14 de Março de 2014, 17:51
Olá!

Lembrando que o KDE (do Kubuntu) é de longe mais pesado do que o Unity, o KDE é talvez o ambiente gráfico mais pesado atualmente.

Abraços!

Eu acho que vi gente aqui no fórum dizendo que é um pouco mais rápido que o Unity... só testando mesmo.

galactus

Eu usaria o Xubuntu ou o Lubuntu com essa configuração do Notebook da sua namorada. Principalmente por conta da placa de vídeo.

Para usar o Kubuntu nessa máquina com desempenho aceitável, só desativando todos os efeitos, só seguir meu tópico de como deixar o KDE mais rápido:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.0.html

Mas como eu disse, prefira o Xubuntu ou Lubuntu, muito mais negócio com essa configuração.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

yureee123

Também acho o kubuntu bem mais pesado que o Ubuntu.

Com essas configurações aí eu instalaria o Linux Mint com MATE. Acho ele tão leve quanto o Xubuntu, mas mais agradável de usar, na minha opinião. Principalmente pra quem tá chegando do Windows.

Se tiver interesse em testar, aqui vai o link da versão baseada no Ubuntu 12.04, que tem suporte até 2017:

http://www.linuxmint.com/release.php?id=18

Sergio Benjamim

Citação de: yureee123 online 15 de Março de 2014, 09:32
Também acho o kubuntu bem mais pesado que o Ubuntu.

Com essas configurações aí eu instalaria o Linux Mint com MATE. Acho ele tão leve quanto o Xubuntu, mas mais agradável de usar, na minha opinião. Principalmente pra quem tá chegando do Windows.

Se tiver interesse em testar, aqui vai o link da versão baseada no Ubuntu 12.04, que tem suporte até 2017:

http://www.linuxmint.com/release.php?id=18

Acho que compensa mais esperar e instalar Linux Mint 17 Mate, que é LTS também. Saiu faz pouco tempo a versão 1.8 do Mate, provavelmente virá com essa versão.

Ythip

Acho o Lubuntu uma melhor opção nesse caso em especifico, como o objetivo é um sistema que rode bem. A inteface grafica é bem simples e bonita, e com as especificações do PC em questão o sistema vai rodar perfeitamente.   ;)

hugoleal85

Citação de: araponga online 14 de Março de 2014, 11:54
Salve,

Minha namorada tem um HP Pavilion dv4-1241 com T6400 Core 2 Duo, com memória de 4 GB 800 MHz DDR2 (acho que algo em torno de 5 anos de vida) e o windows parou de entrar.

Já consegui ligar o pc normalmente com um livecd do slackopuppy e agora pretendo colocar o Ubuntu para ela nunca mais voltar pro Windows. Mas, como sou leigo, queria a opinião de vocês: com essa máquina dá pra rodar o Ubuntu tranquilo ou é melhor o Kubuntu (ou outra distro mais leve)?

Ela usa o pc só para conectar na internet, de vez em quando fazer uns trabalhos acadêmicos (o libreoffice já dá conta) e ver filmes - nada de programar, nem utilizar recursos 3d etc... Pretendo convence-la com um SO intuitivo e que rode liso para ela nunca mais voltar pro windows  ;D

Sei que é uma dúvida simples, mas pesquisei e todas as informações que encontrei sobre máquinas parecidas são de 2006, nada sobre as versões mais recentes do Ubuntu.

Obrigado!

Com esta configuração (e tipo de uso que foi indicado) este PC roda sem problemas qualquer versão do Ubuntu (Ubuntu, (K)ubuntu, (X)ubuntu, etc.). Entretanto, como você diz que quer convencê-la a usar um software intuitivo (ou seja, que dê ao usuário uma passagem tranquila do Windows para o Linux) eu indico que experimente o Linux Mint 13 KDE (ou o Kubuntu 12.04), os quais são versões de suporte extendido (LTS) e possuem uma interface bastante semelhante ao Windows.

Já intalei-os em PCs de parentes e amigos que costumavam utilizar o Windows exatamente nas mesmas tarefas que você indicou anteriormente e todos estão plenamente satisfeitos até hoje.

Outra sugestão dada por colegas do Fórum e que também acho importante é que em abril será lançada a próxima versão LTS do (K)ubuntu (e 01 mês depois o Linux Mint 17 LTS), ou seja, talvez valha a pena aguardar um pouco e não ter que se preocupar em formatar o PC pelos próximos 5 anos.

Abraço.  
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

xluisfernando

Uso o Ubuntu 12.04LTS com unity 3d em máquinas core 2 duo do setor, com apenas 2GB de Ram e placa de vídeo intel integrada. Funciona bem, infinitamente mais rápido que o windows Xp ou 7. Já usei essa versão com unity 2d em netbook e ficou bem pesado, mas no mesmo nível que o XP

Pela descrição de uso para o notebook em questão, acredito que o ubuntu com unity seja a opção mais adequada, pois o hardware não é tão modesto e a experiência de uso para um iniciante parece ser melhor no unity do que no XFCE ou LXDE. Pelo menos, o pessoal adestrado no windows que trabalha comigo não teve tanto problema para se adaptar ao unity
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS