Configurar tecla para retorno e TAB para circular pelos ficheiros.

Iniciado por Duke29, 08 de Março de 2014, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

Duke29

Olá a todos.
Sou um iniciante disto do Ubuntu, depois de ficar farto da porcaria do windows, mas como estou tão habituado ao windows neste momento não sei como fazer estas duas configurações, apesar de já ter procurado bastante.
1º Quando utilizava o windows conseguia fazer tudo só com o teclado, praticamente sem utilizar o rato, e estava habituado a quando navegava entre pastas a utilizar a tecla retorno (ou apagar) para voltar à pasta anterior, mas não consigo fazer isto no Ubuntu, alguém me consegue ajudar a configurar isto ou é impossível?

2º Geralmente quando baixo alguma coisa (filme, série, matéria da universidade) costumo renomear os arquivos para me entender melhor, e geralmente ao carregar na tecla TAB isso era suficiente para passar para o arquivo seguinte e renomeá-lo, sem ter que seleccionar um a um com o rato. Isto também dá para fazer no Ubuntu? É que tal como no caso anterior, não encontro como configurar isto.

Por favor, ajudem, é que isto é daquelas pequenas coisas que me irritam bastante, principalmente porque são coisas simples e não encontro como as resolver.

Renan Rischiotto

Olá Duke29!

Citar1º Quando utilizava o windows conseguia fazer tudo só com o teclado, praticamente sem utilizar o rato, e estava habituado a quando navegava entre pastas a utilizar a tecla retorno (ou apagar) para voltar à pasta anterior, mas não consigo fazer isto no Ubuntu, alguém me consegue ajudar a configurar isto ou é impossível?

No Ubuntu 12.04 esse recurso ainda existia ao navegar nas pastas, pois o Nautilus (Gerenciador de arquivos) era a versão 3.4.6. Nas versões posteriores esse recurso foi retirado. Até onde eu sei não é possível adicionar essa função, mas quem sabe mais pra frente esse recurso volta (seja no Nautilus ou no Gerenciador de arquivos que a Canonical vai criar).

Citar2º Geralmente quando baixo alguma coisa (filme, série, matéria da universidade) costumo renomear os arquivos para me entender melhor, e geralmente ao carregar na tecla TAB isso era suficiente para passar para o arquivo seguinte e renomeá-lo, sem ter que seleccionar um a um com o rato. Isto também dá para fazer no Ubuntu? É que tal como no caso anterior, não encontro como configurar isto.

Se eu entendi bem, basta você selecionar algum arquivo com o mouse, depois aperta F2 para renomear, depois aperte Enter quando acabar e passe para o arquivo seguinte com as setas do teclado.

Abraços.

Duke29

Obrigado pelas respostas. É pena terem retirado o que eu pretendia com o 1º ponto, espero que com a versão 14.04 essa função regresse. Quanto ao 2º ponto como dizes funciona muito bem e já ajuda bastante, obrigado por tudo.