Erro no dual boot com win8 e ubuntu

Iniciado por kchristtyne, 15 de Fevereiro de 2014, 15:34

tópico anterior - próximo tópico

kchristtyne

Olá, estou procurando maiores informações para solucionar o problema que tive ao fazer um dual boot, entre o windows 8 e o ubuntu.
Até que conseguir configurar o boot para permitir o acesso ao dual boot foi tranquilo, a instalação também ocorreu bem. O problema veio depois, quando reiniciei o meu pc, não consegui mais acessar o win8, sempre me aparece uma mensagem de erro. O que posso fazer, sera que se desinstalar o ubuntu volto a ter acesso ao win8?

Sergio Benjamim

O que você fez exatemente? Seguiu quais procedimentos?

Está fazendo uso do UEFI ainda? Como está o particionamento do seu HD?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

kchristtyne

Olá, instalei seguindo as instruções deste site http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8.
Consigo ver o meu hd a memoria td, deixei 200g para o ubuntu e 550 para o win8.
dai a instalação foi certinha, num deu erro nem nd...
tive que desativar o secury boot e ligar o legacy boot.
Só que dps da instalação perdi contato com o win8, na tela inicial abre o grub e me da as opções para o win8, só que aparece a msg que tem um erro.
no ubuntu consigo ver que os meus documentos estao intactos, porem não consigo abrir pelo ubuntu também.

Sergio Benjamim

Não precisava ativar esse lagacy boot. Esse legacy boot deve desativar o UEFI do seu computador, e mudar a tabela de particionamento do seu HD de GPT para MBR (msdos). Antes, tinha uma partição EFI no seu HD, de uns 100 à 300 MB, em fat32 certo?

Quando você usa o UEFI + GPT (que é o que veio com o windows 8), fica fácil altenar de um sistema para o outro. Você pode alternar o boot entre ubuntu e windows 8 no Setup (Bios/uefi), você fica independente do GRUB (aquela tela preta com as opções de boot).

Alguém aqui no fórum postou esses dias como instalar em máquinas com UEFI.

Era só desativar o secury boot.

A partição do windows 8 não dá para acessar direito mesmo, isso é coisa da hibernação do windows (o fast boot dele), você teria que desativar esse recurso lá no windows para ter acesso aos seus arquivos.

Sergio Benjamim

Desliga esse "legacy boot", e veja se após sair do Setup você consegue entrar direto no windows.