Autor Tópico: Modem 3G não detecta sinal  (Lida 9546 vezes)

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Modem 3G não detecta sinal
« Online: 14 de Fevereiro de 2014, 08:29 »
Uso um modem 3G da Claro (com chip da Oi) há meses e nunca tive problemas. Recentemente, porém, abro o app e a força do sinal é sempre 0%, mesmo que eu esteja em lugares que antes tinham sinais perfeitos! Por conta disso, não consigo me conectar. Usando uma rede wifi, tentei atualizar o app da Claro pra tentar resolver, mas apareceu uma janela dizendo que eu tinha pacotes obsoletos que precisavam ser atualizados, sendo esses pacotes

apt-utils, libapt-inst1.5, libapt-pkg4.12

Como faço para atualizar esses pacotes? Será que isso realmente resolveria?

Quando tentei desinstalar o app ("Mobile Partner"), apareceu uma janela do terminal dizendo que eu deveria logar como root, mas qualquer tecla pressionada resultava no fechamento da janela, então parece impossível desinstalar e reinstalar...

Não sei se alguma das soluções que citei seria efetiva, só queria minha internet de volta. Alguém pode me ajudar?

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 14:12 por LeitorDeQuadrinhos »

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Sinal a 0% com modem 3G da Claro
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 20:08 »
O mais estranho é que estou usando o mesmo modem 3G no Windows (uso os dois sistemas no mesmo note) e funciona perfeitamente. Que raio de problema é esse?  ???

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 14:14 »
Tentei atualizar o Mobile Partner automaticamente e ele afirma que já é a versão mais recente. Tentei desinstalar, mas, como disse, não consigo  ???

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 15:14 »
Conecte o modem na sua máquina, e em terminal execute o seguinte comando:


Código: [Selecionar]
lsusb

Poste aqui o resultado completo do comando.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 23:38 »
Conecte o modem na sua máquina, e em terminal execute o seguinte comando:


Código: [Selecionar]
lsusb

Poste aqui o resultado completo do comando.

Eis o resultado:

matheus@B0B:~$ lsusb
Bus 002 Device 003: ID 0bda:0138 Realtek Semiconductor Corp. RTS5138 Card Reader Controller
Bus 002 Device 005: ID 12d1:1506 Huawei Technologies Co., Ltd. E398 LTE/UMTS/GSM Modem/Networkcard
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 004: ID 064e:8122 Suyin Corp.
Bus 001 Device 005: ID 0cf3:3005 Atheros Communications, Inc. AR3011 Bluetooth
Bus 001 Device 006: ID 1c4f:0034 SiGma Micro
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
matheus@B0B:~$

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2014, 16:47 »
Ola

Citar
apt-utils, libapt-inst1.5, libapt-pkg4.12

Quais versões ele informou estarem obsoletas?

Veja aqui =>packages.ubuntu.com/search?keywords=Apt-utils&searchon=names&suite=saucy&section=all

 e procure as versões recomendadas

Citar
Quando tentei desinstalar o app ("Mobile Partner"), apareceu uma janela do terminal dizendo que eu deveria logar como root, mas qualquer tecla pressionada resultava no fechamento da janela, então parece impossível desinstalar e reinstalar...

Você abril um terminal, usou o sudo para virar root e invocou o comando e mesmo como root não funcionou, foi isto?

Não deu para entender muito bem o que ocorreu.

[]'s

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2014, 21:23 »
Ola

Citar
apt-utils, libapt-inst1.5, libapt-pkg4.12

Citar
Quando tentei desinstalar o app ("Mobile Partner"), apareceu uma janela do terminal dizendo que eu deveria logar como root, mas qualquer tecla pressionada resultava no fechamento da janela, então parece impossível desinstalar e reinstalar...

Você abril um terminal, usou o sudo para virar root e invocou o comando e mesmo como root não funcionou, foi isto?

Não deu para entender muito bem o que ocorreu.

[]'s

Na verdade, eu tentei desinstalar pelo próprio Uninstall do programa, que abriu o Terminal exibindo uma mensagem dizendo somente o root poderia realizar aquela ação, mas qualquer tecla que eu pressionasse nessa janela a fechava, tornando impossível logar como root nela.

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2014, 21:25 »

Citar
apt-utils, libapt-inst1.5, libapt-pkg4.12

Quais versões ele informou estarem obsoletas?

[]'s

Não sei dizer.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2014, 22:37 »
Na verdade, eu tentei desinstalar pelo próprio Uninstall do programa, que abriu o Terminal exibindo uma mensagem dizendo somente o root poderia realizar aquela ação

E aí, logo em seguida, você abriu um novo terminal, navegou pelo terminal até a pasta onde está o uninstall e como root executou o programa e não funcionou, foi assim?

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #9 Online: 07 de MAR?O de 2014, 10:31 »
Na verdade, eu tentei desinstalar pelo próprio Uninstall do programa, que abriu o Terminal exibindo uma mensagem dizendo somente o root poderia realizar aquela ação

E aí, logo em seguida, você abriu um novo terminal, navegou pelo terminal até a pasta onde está o uninstall e como root executou o programa e não funcionou, foi assim?

Na verdade, não. Meu domínio sobre o terminal é muito restrito, não sei como fazer algo assim, ainda estou aprendendo. De qualquer forma, o app alega estar atualizado, será que uma desinstalação seguida de uma instação faria sentido?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #10 Online: 07 de MAR?O de 2014, 10:42 »
Rapaz, esse é um dos motivos pelos quais eu não gosto de usar esses aplicativos fornecidos pela operadora, e não pela comunidade: a gente não tem a mínima idéia de como isso funciona.

Registre-se que eu, quando usava um modem 3G, trabalhava só com o suporte da comunidade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #11 Online: 07 de MAR?O de 2014, 11:08 »
Na verdade, não. Meu domínio sobre o terminal é muito restrito, não sei como fazer algo assim, ainda estou aprendendo. De qualquer forma, o app alega estar atualizado, será que uma desinstalação seguida de uma instação faria sentido?

Não sei se faz sentido, mas dê uma lida aqui => http://askubuntu.com/questions/323396/how-to-install-mobile-partner-21-for-ubuntu

E decida se reinstala ou não ( mal não fará)

Eu sou da mesma opinião do zekkerj. Remover tudo e tentar com ferramentas nativas do Ubuntu

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #12 Online: 08 de MAR?O de 2014, 00:26 »
Na verdade, não. Meu domínio sobre o terminal é muito restrito, não sei como fazer algo assim, ainda estou aprendendo. De qualquer forma, o app alega estar atualizado, será que uma desinstalação seguida de uma instação faria sentido?

Não sei se faz sentido, mas dê uma lida aqui => http://askubuntu.com/questions/323396/how-to-install-mobile-partner-21-for-ubuntu

E decida se reinstala ou não ( mal não fará)

Eu sou da mesma opinião do zekkerj. Remover tudo e tentar com ferramentas nativas do Ubuntu

Vou tentar desinstalar/reinstalar pra ver no que dá. Enquanto isso, que tipo de ferramenta vocês usam para 3G? Lembrando que é operadora Oi.

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #13 Online: 08 de MAR?O de 2014, 00:54 »
Na verdade, não. Meu domínio sobre o terminal é muito restrito, não sei como fazer algo assim, ainda estou aprendendo. De qualquer forma, o app alega estar atualizado, será que uma desinstalação seguida de uma instação faria sentido?

Não sei se faz sentido, mas dê uma lida aqui => http://askubuntu.com/questions/323396/how-to-install-mobile-partner-21-for-ubuntu

E decida se reinstala ou não ( mal não fará)

Eu sou da mesma opinião do zekkerj. Remover tudo e tentar com ferramentas nativas do Ubuntu

Não tive sorte com o tutorial: o comando "chmod +x example.run" simplesmente não funciona (sim, estou substituindo "example" pelo nome do arquivo .run), aparece pra mim o seguinte:

Citar
matheus@B0B:~$ sudo -i
root@B0B:~# cd ~/Desktop
root@B0B:~/Desktop# chmod +x 7zr.run
chmod: não é possível acessar “7zr.run”: Arquivo ou diretório não encontrado
root@B0B:~/Desktop#

O efeito é o mesmo se tento com o outro .run que vem, o "DataCard_Verify"...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Modem 3G não detecta sinal
« Resposta #14 Online: 08 de MAR?O de 2014, 10:09 »
Digite o seguinte trecho no terminal:

Código: [Selecionar]
chmod +x
Em seguida,

Citar
abra o Nautilus, clique no respectivo arquivo e araste para dentro do terminal.

Dê <Enter> e pronto...

Ou então, via ambiente gráfico:

Citar
Clique com o botão direito do mouse

Vá em propriedades

Clique na aba Permissões

Habilite a opção Permitir executar como programa (ou algo assim parecido...!!!)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz