Permissão em pasta de outro usuário

Iniciado por ewise, 28 de Janeiro de 2014, 14:40

tópico anterior - próximo tópico

ewise

Olá,

Criei um usuário chamado: pedra
Já existe um usuário chamado: papel

Minha dúvida, como dar permissão na pasta /home/papel/teste para o usuário pedra também ler e escrever?

Obrigado.

Arthur Bernardes

sudo chown -R pedra /home/papel/teste

Também pode usar o comando chmod, procure sobre ele.

Renan Rischiotto

ewise

Ainda não estou conseguindo acessar a pasta /teste logado via ftp como pedra.

Talvez mudar o grupo daria certo? Como:

sudo chown pedra:install /home/papel/teste

É isso?

Obrigado.

rihoem

Eu criaria um grupo para os dois, e daria permissão para ele então. No ubuntu tem os aplicativos gráficos para isso, e dá para alterar as permissões no próprio nautilus.

zekkerj

Citação de: Arthur Bernardes online 28 de Janeiro de 2014, 14:50
sudo chown -R pedra /home/papel/teste

Também pode usar o comando chmod, procure sobre ele.

Assim pedra ganha o acesso, mas papel perde. E a gente sabe que papel ganha de pedra!!! ;D

Eu faria assim: primeiro, colocar pedra e papel em um grupo comum. Normalmente quando se cria um usuário, um grupo do mesmo nome é criado; assim, eu adicionaria pedra ao grupo papel:

sudo adduser pedra papel

Em seguida, eu garantiria que o grupo em questão tenha acesso de execução em todos os diretórios no caminho até o diretório teste. Em /home isso já acontece, e normalmente o grupo já tem permissão de execução no diretório HOME do usuário. Mas vamos fazer mesmo assim, pra garantir (e pra ficar explicado como fazer, no caso de se querer fazer isso em outro caminho):

sudo chmod g+x /home /home/papel /home/papel/teste

Observe que a permissão de leitura no caminho não é necessária para que vc possa chegar ao diretório, apenas a de execução.

Por fim, você pode dar permissão total para que o grupo leia o diretório (assim podendo listar os arquivos) e grave (podendo assim criar e apagar arquivos ou outros diretórios lá dentro.

sudo chmod g+rw /home/papel/teste

Fica faltando só garantir que os arquivos criados por pedra não fiquem bloqueados para papel.

sudo chmod gu+s /home/papel/teste

Sem isso, os arquivos e diretórios criados por pedra pertenceriam a pedra:pedra. Assim, eles vão continuar pertencendo a papel:papel.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D