Autor Tópico: Livre Office Writer (Formatação de texto)  (Lida 5639 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Online: 27 de Janeiro de 2014, 15:14 »
          Pessoal o que venho lhes perguntar aqui é algo que creio ser bem simples, porém, de alguma forma não está dando certo aqui pra mim. É o seguinte: Tenho um texto bem grande em .odt (800 páginas), e gostaria de fazer com que os parágrafos ficassem sem o espaçamento entre eles, pois está como "salteando uma linha entre cada parágrafo". Se eu selecionar todo o texto e clicar com o botão direito e escolher "parágrafo" o procedimento seguinte seria eu deixar tudo 0,00cm a exceção do recuo de cada início de parágrafo (que é 1,00cm). E o "Entrelinhas" eu deixaria "espaçamento simples" não?! Porém, nada acontece!!! ou seja, nada é alterado. Daí lhes pergunto: "Como faço pra que não haja o tal espaçamento entrelinhas do meu texto"???


Valeu....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2014, 21:58 »
Ao invés de tratar diretamente com o texto, você poderia suar os Estilos do LibreOffice. Daí você altera um Estilo, e todos os paragrafos marcados naquele estilo irão se alterar.

Procura esse recurso no canto superior esquerdo do Libre.

Daí você não vai alterar o texto inteiro (como títulos e legendas, por exemplo), apenas parágrafos. Eles estão marcados com qual estilo?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2014, 23:50 »
Esse é o problema. Nesta linha em branco entre dois parágrafos, ela pode estar com estilo e tamanho de fonte diferente, mesmo estando sem caractéres. Isso é duro de lidar.

Tente fazer primeiro em 2 ou 3 parágrafos. Se conseguir, daí aplica em tudo.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2014, 08:59 »
Verificarei suas dicas. O que creio que seja o problema mais recorrente pra mim é que copio muitos textos de internet e textos em pdf daí é comum que eu me depare com esse tipo de problema, bem como a não justificação do texto que normalmente também ocorre. Enfim, verificarei aqui e assim que estiver um pouco mais livre, posto o resultado.


Valeu...

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2014, 09:47 »
Caraca que negócio incômodo... não funciona não. Tenho o texto justificado, com um tipo de fonte legal, porém... todos os parágrafos apresentam um salto entre eles e isso deixa o texto inadequado pro que eu preciso. Tudo bem que posso sair apenas deletando essas linhas que aparecem entre os parágrafos, porém, poxa, são 840 páginas... !!!!!
Não acredito que algo tão simples não tenha um recurso pra ser sanado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2014, 10:50 »
Olá

Faça uma copia do arquivo apenas para testes, assim você altera e se der "caca" tem o original

Vá em substituir => especial

Marque marca de parágrafo marca de parágrafo

Trocar => marca de parágrafo

Todas as ocorrências com duas marcas de parágrafo serão trocadas por apenas uma.

Como não temos nenhum fragmento de seu texto, pode ser isto o que procura.

Se for de seu interesse, poste na nuvem em formato apropriado do writer uns tres parágrafos apenas de seu texto, assim podemos baixar e analisar com mais profundidade

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2014, 11:30 »
Além da dica do Tota, quando copiar algo da internet e colar no seu texto, experimente clicar com o botão direito sobre o texto selecionado, e clique na primeira opção "Apagar a formatação direta". Deste jeito você consegue usar efetivamente os estilos do Libre.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2014, 21:25 »
https://www.dropbox.com/s/cql0tzsvinilpkl/LEI%20N%C2%BA%2012.342%2C%20DE%2028%20DE%20JULHO%20DE%201994%20-%20CEAR%C3%81%20-%20REPUBLICADA.odt

Não tenho certeza se o link acima está correto. Caso esteja correto, pois aí está um dos muitos textos em que eu fico apagando linha por linha porque há um espaço entre parágrafos e esse espaço não é apropriado para que o texto possa ser usando em leitores de livros digitais. Observem que muitos parágrafos já estão "adaptados", o que eu quero fazer com o restante do texto, ou seja, suprimir os espaços ocorre a partir da página 30 em diante.


Valeu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2014, 08:42 »
Baixei seu texto

Veja se é o que quer:

Vá em =>Editar => localizar e substituir

Ali, em => Localizar

insira o comando sem as aspas " ^$ " ( circunflexo + dollar )

Escolha => Mais Opções

Marque a caixa => Expressões Regulares

Localize ou substitua o seu texto

Eu acionei o substituir e removi a marca extra de paragrafo.

Depois disto basta reformatar os estilos de paragrafo

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2014, 09:31 »
Baixei seu texto

Veja se é o que quer:

Vá em =>Editar => localizar e substituir

Ali, em => Localizar

insira o comando sem as aspas " ^$ " ( circunflexo + dollar )

Escolha => Mais Opções

Marque a caixa => Expressões Regulares

Localize ou substitua o seu texto

Eu acionei o substituir e removi a marca extra de paragrafo.

Depois disto basta reformatar os estilos de paragrafo

Opa, aprendi mais uma. Não sabia que o parágrafo era tratado como ^$.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2014, 09:40 »
Citar
Opa, aprendi mais uma. Não sabia que o parágrafo era tratado como ^$.

Só parágrafo órfão, sem texto.

Marca de parágrafo é "/s" sem as aspas

Tem sempre que marcar "expressões regulares" ou não funcionará

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2014, 09:54 »
1. Selecionar o texto.
2. Editar >> Localizar e Substituir.
3. Na caixa Localizar e Substituir em "Procurar por"  escrever  ^$
4. Em Outras opções marcar Expressões regulares.
5. Clicar no botão Localizar ou no botão Substituir.

Resultado: "Chave de pesquisa não localizada"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2014, 12:40 »
Olá JoaoDamasceno.ufc,

Baixei novamente o arquivo

Utilizei os comandos que postei e funciona sem problemas aqui

Uso o Libre Office Versão 4.0.2.2 (ID da versão: 400m0(Build:2))

Veja o texto antes do uso dos comandos ( pagina 30 em diante)

Citar
Art. 151 - O Presidente do Tribunal de Justiça verificará, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitas as condições estabelecidas em lei ou regulamento para investidura no cargo.

Art. 152 - A posse deverá ocorrer no prazo de trinta (30) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação no Diário da Justiça.

Parágrafo único - Provando o nomeado justo impedimento, antes da expiração do prazo, ser-lhe-á, pela autoridade que fez a nomeação, concedida prorrogação, por tempo igual ao indicado neste artigo;

Art. 153 - Desde que os motivos sejam relevantes, a posse do Juiz Substituto poderá ser prestada por meio de procurador.

Art. 154 - O Juiz, no ato da posse, prestará o compromisso de desempenhar com retidão as funções do seu cargo, cumprindo a Constituição do País e do Estado, e as leis.

§ 1º - O termo de compromisso, lavrado pela Secretaria Geral do Tribunal de Justiça, em livro próprio, será lido e assinado pelo Juiz e autoridade competente.
§ 2º - Em seguida, o Presidente declarará empossado o Juiz Substituto.

Art. 155 - A Secretaria Geral do Tribunal de Justiça, fará a matrícula, em livro especial, dele constando os dados do ato de nomeação e da declaração de bens, bem como abrirá os assentamentos individuais do novo juiz, devendo, para tal fim, colher os dados através de documentos idôneos que se prendam a sua vida funcional.

§ 1º - Nesse Livro serão anotadas , também, as remoções, promoções, licenças, interrupções de exercício e quaisquer ocorrências que puderem interessar à vida profissional do magistrado.
§ 2º - O início, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual ou ficha do magistrado.
§ 3º - O início e as alterações do exercício das autoridades judiciárias serão comunicadas por elas próprias ao Presidente do Tribunal de Justiça, exceto na Capital, onde as comunicações serão endereçadas ao Diretor do Fórum, que as transmitirá ao Corregedor Geral.

SEÇÃO III
DO EXERCÍCIO

Art. 156 - O juiz empossado deverá entrar no exercício efetivo de seu cargo na comarca, no prazo de trinta (30) dias, contados da data da posse.

§ 1º - O juiz se dirigirá à comarca e entrará no exercício efetivo de seu cargo, oportunidade em que será lavrado termo de exercício, em livro próprio, por um dos escrivães ou diretor de secretaria, e passará a desempenhar as atribuições de seu cargo.
§ 2º - Cópia do termo será encaminhada, por ofício, fax ou outro meio, ao Presidente do Tribunal de Justiça para fins de anotação no prontuário e para efeito de elaboração da lista de antiguidade.

Art. 157 - Empossado e havendo entrado em exercício, o Juiz poderá ser submetido a treinamento mediante estágio em varas, comuns e especializadas, da Capital, Fórum ou Tribunal Regional Eleitoral e curso específico ministrado pela Escola Superior da Magistratura, na conformidade de instruções baixadas pelo Tribunal de Justiça.

CAPÍTULO III
DA AQUISIÇÃO DA VITALICIEDADE

E depois do comando:

Citar
Art. 151 - O Presidente do Tribunal de Justiça verificará, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitas as condições estabelecidas em lei ou regulamento para investidura no cargo.
Art. 152 - A posse deverá ocorrer no prazo de trinta (30) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação no Diário da Justiça.
Parágrafo único - Provando o nomeado justo impedimento, antes da expiração do prazo, ser-lhe-á, pela autoridade que fez a nomeação, concedida prorrogação, por tempo igual ao indicado neste artigo;
Art. 153 - Desde que os motivos sejam relevantes, a posse do Juiz Substituto poderá ser prestada por meio de procurador.
Art. 154 - O Juiz, no ato da posse, prestará o compromisso de desempenhar com retidão as funções do seu cargo, cumprindo a Constituição do País e do Estado, e as leis.
§ 1º - O termo de compromisso, lavrado pela Secretaria Geral do Tribunal de Justiça, em livro próprio, será lido e assinado pelo Juiz e autoridade competente.
§ 2º - Em seguida, o Presidente declarará empossado o Juiz Substituto.
Art. 155 - A Secretaria Geral do Tribunal de Justiça, fará a matrícula, em livro especial, dele constando os dados do ato de nomeação e da declaração de bens, bem como abrirá os assentamentos individuais do novo juiz, devendo, para tal fim, colher os dados através de documentos idôneos que se prendam a sua vida funcional.
§ 1º - Nesse Livro serão anotadas , também, as remoções, promoções, licenças, interrupções de exercício e quaisquer ocorrências que puderem interessar à vida profissional do magistrado.
§ 2º - O início, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual ou ficha do magistrado.
§ 3º - O início e as alterações do exercício das autoridades judiciárias serão comunicadas por elas próprias ao Presidente do Tribunal de Justiça, exceto na Capital, onde as comunicações serão endereçadas ao Diretor do Fórum, que as transmitirá ao Corregedor Geral.
SEÇÃO III
DO EXERCÍCIO
Art. 156 - O juiz empossado deverá entrar no exercício efetivo de seu cargo na comarca, no prazo de trinta (30) dias, contados da data da posse.
§ 1º - O juiz se dirigirá à comarca e entrará no exercício efetivo de seu cargo, oportunidade em que será lavrado termo de exercício, em livro próprio, por um dos escrivães ou diretor de secretaria, e passará a desempenhar as atribuições de seu cargo.
§ 2º - Cópia do termo será encaminhada, por ofício, fax ou outro meio, ao Presidente do Tribunal de Justiça para fins de anotação no prontuário e para efeito de elaboração da lista de antiguidade.
Art. 157 - Empossado e havendo entrado em exercício, o Juiz poderá ser submetido a treinamento mediante estágio em varas, comuns e especializadas, da Capital, Fórum ou Tribunal Regional Eleitoral e curso específico ministrado pela Escola Superior da Magistratura, na conformidade de instruções baixadas pelo Tribunal de Justiça.
CAPÍTULO III
DA AQUISIÇÃO DA VITALICIEDADE

https://imageshack.com/i/gvvg7cj

[]'s


Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Livre Office Writer (Formatação de texto)
« Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:15 »
1. Selecionar o texto.
2. Editar >> Localizar e Substituir.
3. Na caixa Localizar e Substituir em "Procurar por"  escrever  ^$
4. Em Outras opções marcar Expressões regulares.
5. Clicar no botão Localizar ou no botão Substituir.

Resultado: "Chave de pesquisa não localizada"

Veja se não estava pedindo pra localizar apenas na 'seleção' e não tinha nada selecionado.