Autor Tópico: [RESOLVIDO] Drivers open source x drivers proprietários  (Lida 5444 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Drivers open source x drivers proprietários
« Online: 17 de Janeiro de 2014, 19:58 »
Boa noite amigos!

Bom, como todos sabem, os drivers para placa de vídeo proprietários são mil vezes melhores do que os livres. Mas e os outros drivers? Como o de chipset, rede, som etc? Estão no mesmo nível ou melhores do que os proprietários?

[]'s
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 14:10 por Renan Rischiotto »

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Drivers open source x drivers proprietários
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2014, 13:05 »
Bom, até onde eu sei, para esses outros hardwares não há muitas opções de drivers proprietários. Em outras palavras, ou você usa a solução livre, ou não usa nada :P Mas o suporte é bom, e é isso que importa.

Porém há vários casos específicos. Alguns adaptadores wireless usam firmwares proprietários exclusivamente (e rodam bem). Chipsets de som em geral são bem suportados pelos projetos livres, e acredito que existam poucos drivers proprietários.

Acho que dá para resumir tudo em questão de suporte, já que para o usuário final não importa muito se o driver é livre ou proprietário. Assim sendo, atualmente, a maior parte do hardware é detectado de maneira muito boa. Mesmo scanners, impressoras, adaptadores wifi e webcams, que antigamente davam mais dor de cabeça, hoje em dia são muito bem suportados, principalmente por projetos livres, mas também por alguns firmwares proprietários.

No caso das placas de vídeo, a diferença entre os drivers livres e proprietários é mais gritante, principalmente pela história da questão. Mas atualmente a briga está bastante acirrada. No caso da intel, os drivers sempre foram livres e num bom estado de manutenção. Para AMD e nVidia, os drivers livres fornecem soluções mais estáveis que os proprietários, e o desempenho melhora a cada nova versão, embora ainda esteja bem atrás em alguns aspectos.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Drivers open source x drivers proprietários
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2014, 13:32 »
Hmm...obrigado rihoem  :)

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Drivers open source x drivers proprietários
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2014, 17:43 »
discordo do rihoem. Os drivers de código fechado, que são os oficiais possui a aceleração completa. Os livres, feitos por engenharia reversa ainda só fazem aceleração 2D. É só comparar o driver aberto COM o oficial da Nvidia. Já o driver oficial da empresa acelera até o 3D, exceto a physx.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 17:45 por Turritopsis nutricula »

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Drivers open source x drivers proprietários
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2014, 21:18 »
Bom, o driver livre para nvidia ('nv') realmente só possui aceleração 2D. Porém o driver noveau, e o driver livre para ATI, incluem sim aceleração 3D, mesmo que não esteja no mesmo nível do driver proprietário ou ainda possuam problemas.

Eu mesmo tinha uma placa da ATI e conseguia rodar jogos com ambos os drivers. Obviamente o proprietário tinha melhor desempenho, mas depois que a minha placa teve o suporte removido do fglrx só restou o driver livre 'ati', e este conseguia rodar os jogos sim.