E convenhamos: essas terminologias todas (comercial, freeware, GPL, open source, livre etc.) provocam uma confusão danada na cabeça das pessoas. Por isto eu procuro simplificar. Mas, claro: se eu simplificar demais e com isto acabar ocasionando algum erro conceitual grosseiro, aí é melhor corrigir mesmo, ser mais rígido.
Muita confusão é oriunda de "simplificações" que tornam-se deturpações e desinformação. Daí a minha preocupação.
no uso que fazemos desses aplicativos (digo: para nós, usuários finais, essas diferenças conceituais muito raramente causam algum impacto ou têm grandes consequências. Não é como no caso de uma empresa que deseja distribuir um software e daí precisa de fato saber que tipo de software ele é, qual licença utiliza etc.)
Eu desejo que cada pessoa que opte por Software Livre o faça conscientemente.
Também havemos de levar em consideração que o Java da Oracle usado no Java SE (Java Platform Products) é vendido, comercializado (vide o pricing list da Oracle)
Depois vou ler o que significam esses produtos: Java SE Advanced Desktop, Java SE Advanced e Java SE Suite. Eu falava da JRE como freeware.
Eu cursei Licenciatura em Matemática. No curso, nós aprendemos muito formalismo matemático, e daí nos damos conta de como os nossos professores do ensino médio (antigo segundo grau), principalmente os professores de Matemática e de Física, "simplificaram a linguagem" - a ponto de cometerem alguns pequenos erros ou desvios conceituais ou formalísticos - para que nós, alunos secundaristas, conseguíssemos compreender melhor (ou mais facilmente, ou mais rapidamente...) certos conceitos. Por exemplo: quando um professor diz que y = 2x + 4 e manda você resolver essa equação funcional de duas variáveis, ele cometeu o erro de não dizer se x e y são variáveis que assumem valores numéricos reais ou naturais ou inteiros ou...
Outro exemplo de algo que muito comumente ocorre nas salas de aula: quando um professor de Física diz que um corpo pesa 3kg, ele está cometendo vários erros, pois [1] o peso de um corpo varia conforme a aceleração da gravidade (que por sua vez depende da altitude e da latitude desse corpo), consequentemente não faz sentido informar o peso de um corpo sem informar qual o valor da aceleração da gravidade no local em que o peso desse corpo foi medido, [2] "kg" é unidade de massa (não de peso), e [3] não existe equipamento metrológico no mundo que tenha tanta precisão a ponto de poder afirmar que um corpo tem
exatamente 3kg de massa (por isto essa massa deveria ter sido informada juntamente com a incerteza do equipamento que a mediu. Por exemplo: 3,0 +/- 0,3 kg).
Mas esse excesso de formalismo tornaria uma aula de Física ou de Matemática [1] mais extensa, demorada, [2] mais chata e [3] mais cansativa e desanimadora. É por isso que os professores preferem abrir mão de parte do formalismo para simplificar a linguagem. E a lógica é a mesma nos meus textos. Eles não são a verdade absoluta: é de se esperar que os leitores façam como você fez, ou seja, estudem em outras fontes e aprendam mais, desenvolvam o senso crítico a ponto de conseguirem perceber que os meus textos não são perfeitos, que há conceitos que, num nível mais formal, podem vir a divergir do que eu escrevi.
Na minha opinião (que pelo que percebi é diferente da sua), essa "licença didática" não é algo assim tão negativo, principalmente porque o leitor interessado naturalmente irá, posteriormente, buscar mais informações por conta própria, como você já fez no passado (e por isto conhece as diferenças entre GPL, software livre, freeware etc.) e daí aprenderá por si mesmo as diferenças mais detalhadas que existem entre os conceitos. Mas ok, a sua opinião é diferente. Uma sugestão: você pode divulgar aquele link que forneci, espalhá-lo nas redes sociais etc., para que mais pessoas se familiarizem com as diferenças.
Da minha parte, vou procurar me monitorar mais para não cometer desvios muito grandes, mas eu sei que se eu os cometer isso em nada impedirá, na prática, que os usuários entendam a mensagem que eu de fato quis transmitir: que, por exemplo, o OpenJDK e o Sun Java são duas implementações diferentes.