Será a verdadeira causa do sucesso do Ubuntu?

Iniciado por jkmsjq, 10 de Janeiro de 2014, 21:09

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Sempre me questionei o porquê do Ubuntu ter adquirido a importância que tem atualmente... E sempre li diversos motivos. Entretanto, procurando me aprimorar um pouco mais a respeito da distro Manjaro, no site Ubuntued.info, encontrei um comentário de Cláudio Novais, onde ele explica a principal causa do sucesso do Ubuntu. A seguir, transcrevo o comentário dele:


CitarMas a questão nem é muito o formato do ficheiro, na prática, no final os programas ficam instalados e provavelmente com as dependências satisfeitas de forma automática. A questão é que a Canonical criou um ecossistema muito bom chamado Launchpad para os programadores. De tal forma bom, que muitos programadores migraram de sistemas pouco práticos de controlo de versões para o launchpad que "controla" as versões e faz muito mais que isso: apresenta funcionalidades de tradução; funcionalidades de discussão; funcionalidades de apresentação de erros; e o melhor que é compilar automaticamente e disponibilizar imediatamente a todos os utilizadores que estejam a seguir esse repositório.

Todas estas vantagens fez com que o pessoal migrasse para o launchpad. Foram inúmeros os projetos que deixaram sites como o Github por causa disso. Qual o resultado? Bem, o Ubuntu ficou com um nível de facilidade de instalação único, não só ao nível da primeira instalação como da disponibilização imediata dos pacotes.

No caso das outras distros, ou elas têm scripts automáticos a procurar novas versões no launchpad, ou então inevitavelmente vão atrasar-se pois o empacotamento é manual. Compreende?

Esta é uma vantagem enorme para todos os sistemas debian-based (se calhar mais ainda: ubuntu-based).

FONTE: Site Ubuntued
Link direto para o comentário: Cláudio Novais


Será que este ecossistema que a Canonical criou, o Launchpad, realmente seja a real causa do sucesso do Ubuntu?

Dando uma pesquisada a respeito do Launchpad, no site da Wikipédia, afirma que, em 2009, já possuia mais de 13.000 projetos. Imagina então, 5 anos depois (2014)... 8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

niquelnausea

acredito que um dos motivos foi  a extinta distribuição de mídias para instalação.

rudregues

Citação de: niquelnausea online 11 de Janeiro de 2014, 00:41
acredito que um dos motivos foi  a extinta distribuição de mídias para instalação.
Grande fator! Mas também havia a proposta e a divulgação ("Ubuntu - Linux for human beings", algo como "Ubuntu - Linux para seres humanos")

Só um adendo, o Launchpad usa o bzr que aparentemente está morrendo http://lwn.net/Articles/578842/
Gentoo — Controle total sobre o sistema.