Qual melhor distro para servidores

Iniciado por Marcelo_walmart, 06 de Janeiro de 2014, 09:41

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo_walmart

Bom dia pessoal !!!
Estou me aprofundando melhor em redes e servidores quero aprender mais sobre redes em linux.
Bem imaginem o seguinte senário :
A Empressa desse meu amigo tem hoje uma máquina separada que irá ser o servidor, é um i5 com 4 de ram e 1T de hd.
1 - qual a melhor dstro para montar um servidor nesse equipamento ?
2 - Será um servidor de dominio em que as estações que serão ubuntu irão logar nesse dominio.
3 - no servidor tenho que criar cotas de disco para cada usuário.
4 - tenho que criar uma pasta pública compartilhada entre as estações
Bem depois terá mais coisas terei de ir emplementando nesse esrvidor mais tarde.
Então alguém ai se ahbilita a me ajudar nessa empreitada?
Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.
Att:
Marcelo

Tota

Ola

Para se aprofundar melhor no ambiente GNU/Linux, o melhor mesmo é voce ler o guia foca Linux, disponível gratuitamente na rede.

Com isto você não irá depender de demora nas respostas a seus questionamentos feitos em fóruns.

Você aprende mais, e fica mais livre.

Citação de: Marcelo_walmart online 06 de Janeiro de 2014, 09:41

Ubuntu server

2 - Será um servidor de dominio em que as estações que serão ubuntu irão logar nesse dominio.

Não há problemas, mas nestes casos seria interessante prover infraestrutura para tal, como uso de nobreaks, backups do servidor, e uso de IP dedicado, caso alguma maquina necessite de acesso de fora para dentro da rede.

Sem problemas. o comando em terminal diskquota fará isto para você ( leia no guia foca)
http://www.yolinux.com/TUTORIALS/LinuxTutorialQuotas.html

Sem problemas. Crie a pasta e dê as permissões necessárias ( leia no guia foca)

Marcelo_walmart

Citação de: Tota online 06 de Janeiro de 2014, 10:01
Ola

Para se aprofundar melhor no ambiente GNU/Linux, o melhor mesmo é voce ler o guia foca Linux, disponível gratuitamente na rede.

Com isto você não irá depender de demora nas respostas a seus questionamentos feitos em fóruns.

Você aprende mais, e fica mais livre.

Ubuntu server

Não há problemas, mas nestes casos seria interessante prover infraestrutura para tal, como uso de nobreaks, backups do servidor, e uso de IP dedicado, caso alguma maquina necessite de acesso de fora para dentro da rede.

Sem problemas. o comando em terminal diskquota fará isto para você ( leia no guia foca)
http://www.yolinux.com/TUTORIALS/LinuxTutorialQuotas.html

Sem problemas. Crie a pasta e dê as permissões necessárias ( leia no guia foca)

Legal Tota !
Quanto a infra do local já está toda disponivel nobreacks e coisa e tals já ta toda la.
Quanto ao Ubuntu server,ele tem ambiente gráfico também ou é só core, me lembro que em 1900 e guaraná de rolha instalei uma versão do
ubuntu server que não tinha ambiente gráfico.

Tota

nenhum Ubuntu server vem com ambiente grafico.

Mas nada impede que instale um.

Marcelo_walmart

Citação de: Tota online 06 de Janeiro de 2014, 10:18
nenhum Ubuntu server vem com ambiente grafico.

Mas nada impede que instale um.

um entendi, me diz uma coisa da para usar de repemnte o kubuntu como servidor já que eu já o usdo a um
bom tempo e to mais acostumado com ele ?

Tota

Nada impede a você de depois de instalado o Ubuntu Server dar um apt-get install kde-full

Você vai ter o server e o KDE na máquina.

Ou se deseja "transformar" o KUbuntu em server, terá que instalar os pacotes do server, como samba, squid, apache, etc...

acho mais fácil server+kde do que kde+pacotes do server.

Porém, como todo servidor é pouco utilizado como "maquina", mas apenas acessado pelo administrador para manutenção, o ambiente gráfico é dispensável mas nada o impede de instalar.

Partindo do princípio de que todo servidor ao ser implementado deve ser testado isoladamente para só depois ser colocado em produção, use este tempo para testar tudo, inclusive se quer ambiente gráfico ou não. Com tudo "OK" altere o IP dele e disponibilize o servidor na rede, e se for o caso remova o servidor antigo ou deixe como backup do principal

[]'s

Marcelo_walmart

bem eu instalei o ubuntu server e dei um apt-get install kubuntu-desktop hehehe fiz burrada ?
Se não, o server já está instalado, comecarei por onde agora para criar o servidor de dominio ??

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Tota

Citação de: Marcelo_walmart online 06 de Janeiro de 2014, 13:24
o server já está instalado, começarei por onde agora para criar o servidor de dominio ??

Agora vai depender do que deseja fazer com sua rede e com seus usuários.

Como vai dividir sua rede e grupos de usuários, por exemplo "Diretoria", "Compras", "Produção", "Estoque", Etc.

Crie os usuarios, os grupos, defina as quotas para cada um, grupo/usuarios.

Crie a pasta compartilhada.

Por que precisa fazer um servidor DNS? Você tem dominio próprio e IP dedicado? Você vai disponibilizar algo para publico externo? (conteúdo web, arquivos, etc) se for isto use o BIND

http://robertocoval.blogspot.com.br/2012/03/instalando-servidor-dns-no-linux-ubuntu.html
http://fpibrasil.forumeiros.com/t473-instalar-e-configurar-bind9-dns-ubuntu-server

Ou você só precisa do servidor como gateway com firewall? Para servir os endereços internos de sua rede?

http://wiki.ubuntu-br.org/Iptables

Para qualquer das possibilidades, seria interessante que o servidor possua duas placas de rede. Uma para entrada do provedor de Internet e outra para o gateway servir sua rede interna.

Você pretende implementar sub-redes? uma para cada grupo por exemplo "Diretoria", "Compras", "Produção", "Estoque", Etc.?

Depois disto definido, crie regras para o iptables e configure o SAMBA.

Marcelo_walmart

Assim ó, pretendo ter uma rede normal sem ip dedicado, vai ser só um server de dominio mesmo
vou criar grupos tipo os que você falou mesmo,
Agora outro ponto eu tava pensando em criar esse servidor em uma Vmware o que vocẽ me diz disso ?

Tota

Citação de: Marcelo_walmart online 06 de Janeiro de 2014, 14:04
Assim ó, pretendo ter uma rede normal sem ip dedicado, vai ser só um server de dominio mesmo

Não entendi para que quer isto...

Se não tem dominio próprio para servir na rede externa. Só um firewall com regras no iptables não resolveria?

Ex. Grupo Diretoria acessa tudo, todas as pastas e conteúdo web externo.
Ex. Grupo Produção acessa a pasta produção e a pasta estoque, mas tem acesso restrito a web
Ex. Grupo Estagiários acessa a pasta geral, mas não tem acesso a web

Servidor DNS seria mais se vai criar sub-redes como 10.0.xx.xx para diretoria, 10.10.xx.xx para produção, etc. com sub-dominios, como www.empresa.net, www.produção.empresa.net, etc...

Recebendo pacotes externos para distribuir numa rede interna tipo 192.168.xxx.xxx bastam apenas regras de bloqueio por firewall

Citação de: Marcelo_walmart online 06 de Janeiro de 2014, 14:04
Agora outro ponto eu tava pensando em criar esse servidor em uma Vmware o que vocẽ me diz disso ?

Seria interessante se você precisar rodar mais que um sistema operacional, para máquinas que acessam o office no Windows e acessam web no Linux ao mesmo tempo.

Ou uma rede interna toda Linux e um servidor web baseado em Windows server...

É beemm mais difícil configurar um servidor em maquina virtual quanto a requisições de rede, principalmente sem conhecimento.

Marcelo_walmart

Você quer dizer que no linux eu não preciso criar um servidor de dominio igual ao windows 2008 server por exemplo ?
é só criar os grupos ?
não entendi muito bem, por exemplo no windows server 2008 eu teria que criar la o tal do dominio de pois o ad
e dentro do ad criar os grupos e usuários da rede, o que você está me dizendo é que no linux não preciso fazer isso ??

zekkerj

CitarVocê quer dizer que no linux eu não preciso criar um servidor de dominio igual ao windows 2008 server por exemplo ?
Não, não precisa. A menos que você queira trabalhar como trabalharia no Windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marcelo_walmart

Na verdade não perciso trabalhar como no windows não,  mas vamos lá para esse servidor vou precisar usar o tal do samba ?

zekkerj

O Samba simula a rede do Windows. Então vc só precisa instalar o samba se quiser simular um servidor windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D