excluir usuário com espaço no nome

Iniciado por valdineysr, 02 de Janeiro de 2014, 13:14

tópico anterior - próximo tópico

valdineysr

Olá amigos,
estou tentando excluir um usuário do sistema e do samba. Porém este usuário foi criado com o nome "stg_leti cia_campos", ou seja foi criado com um espaço, dai não achei nada na net que pudesse me ajudar. Queria saber também se é possível excluir um usuário pela id?

abraço a todos?
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Felix

Você não possui nenhuma interface gráfica instalada neste sistema? Pergunto pois pelo utilitário da interface gráfica isso é feito facilmente.

gustavmahler

Você deve usar o comando #userdel nome_do_usuário
ou editar o arquivo /etc/passwd e excluir a linha do usuário, blz
mas se o usuário estiver logado use o comando #w , veja quais usuários estão conectados,
depoids de o comando #ps -aux | grep nome_do_usuário , veja o PID dele, depois derrube a conexão dele, #kill numero_do_pid , fazendo isso não tem erro, pode usar o comando básico para deletar o usuário ok

# smbpasswd -x usuario

zekkerj

Já tentou usar o nome do usuário entre aspas? Também pode tentar usar um "\" antes do espaço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

selvaking

Citação de: zekkerj online 02 de Janeiro de 2014, 14:07
Já tentou usar o nome do usuário entre aspas? Também pode tentar usar um "\" antes do espaço.

Faça como zekkerj ensinou.

deluser --remove-home "stg_leti cia_campos"
deluser --remove-home stg_leti\ cia_campos

o atributo --remove-home e para apagar a home do usuário, caso queira manter os arquivos remova o atributo.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

g4p

Faça como o zekkerj falou..

Ex:

Citardeluser --remove-home Tiago\ Luiz

zekkerj

Taí, agora me bateu uma boa dúvida.

Como ele conseguiu criar um usuário com espaços?

Será que esse nome com espaços não será o "gecos" do usuário? Se for, ele não vai conseguir excluir o usuário assim, vai ter que descobrir o login real dele, pra poder removê-lo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

valdineysr

Citação de: zekkerj online 04 de Janeiro de 2014, 13:39
Taí, agora me bateu uma boa dúvida.

Como ele conseguiu criar um usuário com espaços?

Será que esse nome com espaços não será o "gecos" do usuário? Se for, ele não vai conseguir excluir o usuário assim, vai ter que descobrir o login real dele, pra poder removê-lo.

Também queria saber, pois fui substituído na minhas férias e apesar do treinamento, o camarada conseguiu essa façanha e também não lembra como fez. >:(
Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

valdineysr

As opções citadas acima já foram testadas antes mesmo da criação desta postagem, sem sucesso.
Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

Tota

Citação de: valdineysr online 06 de Janeiro de 2014, 09:31
As opções citadas acima já foram testadas antes mesmo da criação desta postagem, sem sucesso.

Citação de: valdineysr online 06 de Janeiro de 2014, 09:29
Também queria saber, pois fui substituído na minhas férias e apesar do treinamento, o camarada conseguiu essa façanha e também não lembra como fez.

Ola

Seria possível postar o conteúdo de passwd? (é que eu já fiz uma derma destas, ao editar o passwd para incluir um usuario para ter permissão de root no arquivo gnome-ppp, e coloquei ao invés do usuario "seco", o nome <usuario>+<.>, o que deu um <usuario.> ao digitar na pressa.)

ele está em /etc e contém os usuários, seu gdi bem como suas permissões.

Possivelmente o arquivo foi editado e colocado o nome de usuário "stg_leti cia_campos" que o sistema não consegue "ler"para posterior remoção.

Um exemplo:
Citarpulse:x:110:119:PulseAudio daemon,,,:/var/run/pulse:/bin/false
rtkit:x:111:122:RealtimeKit,,,:/proc:/bin/false
speech-dispatcher:x:112:29:Speech Dispatcher,,,:/var/run/speech-dispatcher:/bin/sh
hplip:x:113:7:HPLIP system user,,,:/var/run/hplip:/bin/false
saned:x:114:123::/home/saned:/bin/false
leticia:x:1000:1000:stg_leti cia_campos,,,:/home/stg_leti cia_campos:/bin/bash

Verifique, fazendo um backup do arquivo passwd, como passwd.bak, e depois editando o arquivo passwd removendo o usuario (no meu exemplo, leticia)

faça o mesmo com o arquivo smbpasswd que fica em /usr/bin

com tudo removido e funcionando, remova como root a pasta do usuário leticia.

Não vejo outra possibilidade...

[]'s