Substituir um Linux por outro <resolvido>

Iniciado por HumanBass, 25 de Dezembro de 2013, 19:05

tópico anterior - próximo tópico

HumanBass

Olá, comprei um netbook baratinho que veio com Linux Mandriva que me parece bem defasado. Mas relaxem, não vou por Windows nele, eu quero mesmo por o Linux Mint 16 MATE nele, que me parece ser amigável e ainda sim de configuração bem leve (mínimo de 512, recomenda 1GB e netbook tem 2GB, então ótimo). Sei que aqui é fórum de Ubuntu, e juro a vocês que se não gostar do Mint vou tentá-lo.  ::)

Mas então, baixei o ISO 32 bits, botei no pen drive. Fui no BIOS, configurei para priorizar o boot no pen drive só que nada acontece e acaba dando o boot pelo HD onde tá o Mandriva. Minhas dúvidas são:

O pen drive tá em formato Fat32, devo formatá-lo para outro formato como NTFS ou ExFat para que ele consiga ser lido? Ou deixo como tá?

Que linha de comando devo por no Executar Comando do Mandriva para formatar geral o HD dele? Quero fazer uma instalação clean, do zero.

Desde já, agradeço a atenção.

xluisfernando

Deixe o pendrive como Fat mesmo e use, como root, o comando:
dd if=imagem-do-sistema.iso of=local onde está montado o pendrive, como no exemplo
Citardd if=raring-desktop-amd64.iso of=/dev/sdb
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

fixrubens

Geralmente, eu deixo o padrão FAT32 e acho que o mais seguro é NTFS. Sobre formatar o HD não sei por linha, uso o gparted (p formatar) e/ou o próprio S.O. do pendrive. No mais passo a bola...e também gostaria de saber outras maneiras.  ;D

jkmsjq

Para formatar o HD e remover por completo o Mandriva, basta conseguir rodar o Live Pendrive no seu netbook e remover as partições presentes na sua máquina.

Crie as partições novas para o Ubuntu e manda instalar. Ao instalar, o Mandriva será removido por completo e o Ubuntu ficará com uma instalação limpa.

Para gravar a imagem do Ubuntu no pendrive, você pode utilizar o Unetbootin no Mandriva.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

HumanBass

Consegui aqui usando um programa que prepara o ISO pra pendrive, um tal de YUMI. Muito obrigado, galera.

jkmsjq

Já que conseguiu resolver o seu problema, edite o título do primeiro post colocando a tag <Resolvido>.

Isso ajuda a organizar melhor o fórum.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

HumanBass

Pronto, só que o instalador do Mint deu erro, então to indo de Ubuntu. =D