Autor Tópico: ubuntu 5.10 travando ...  (Lida 7188 vezes)

Offline Andre Cavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
ubuntu 5.10 travando ...
« Online: 20 de Outubro de 2005, 12:41 »
Alô a todos, é o seguinte:
instalei o Ubuntu 5.04 e tava indo bem, mas de vez em quando, normamente quando o micro ficava ligado de um dia para o outro, ele ficava tão lento, que não se conseguia nem logar no terminal (Alt+F1, Alt+F2, ...);
depois instalei o Ubuntu 5.10. Ele tá um show, só que agora ele tá travando (da mesma forma que no 5.04) com um agravante, agora acontece comigo trabalhando nele. O pior é que eu ainda não consegui caracterizar bem o problema, parecia que era de um dia pro outro e agora acontece de repente. Tô deixando o monitor do sistema ligado direto, mas na volta, ele não tá atualizando e ainda não sei qual o processo que está derrubando a velocidade.
Uso Ubuntu num IBM ThinkCentre P4 2.8GHz com 512M Ram. A partição hda3 ("/") tá com 1G livre, 912 MBytes de swap: o máximo que chegou a ser usada foi 25MBytes. No sistema tem Windows XP instalado em uma partição ntfs e uma partição para os dados em FAT32 com 20GBytes e está com + de 13G livres
Alguém já experimentou estes problemas?
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2005, 13:05 »
Da um:

tac /var/log/messages | less

Da uma boa olhada nos logs. Qdo Linux trava assim é falha de hardware. Geralmente na memória.

Darcamo

  • Visitante
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2005, 14:34 »
Já tive problemas com respeito a travamentos no Linux antes que ocorriam por devido a mémória virtual. Por algum motivo ele não tava montando mais a partição swap e a medida que a memória RAM ia sendo consumida chegava a um ponto em que o sistema ficava demasiadamente lento de uma hora pra outra.

Checa para ver se está tudo ok com tua memória virtual.
(um "cat /proc/swap" ou um "free" no terminal te diz isso)

Se ela por acaso não estiver montada da o comando "swapon" (como root) em um terminal.

Comigo só isso reolveu o problema.

Offline Andre Cavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Péssimas (ou será que boas?) notícias
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2005, 16:34 »
Vamos lá: a partição de swap está devidamente montada. Como meu micro tem 512MB de RAM, o uso do swap não chega a 12MB (fica a maior parte do tempo com 10MB). Uso o GNOME e o XFCE.

Quanto às mensagens, não há nada, em termos de hardware, que indique algum erro. Cheguei a colocar um driver de DVD/CD-RW e o kernel reconheceu direitinho. Como falei, o hardware é um IBM puro, montado nos conformes e não tem nem 1 ano de uso. Tenho o XP instalado ele também não acusa nenhum defeito de hardware.
Executei o teste de memória e, depois de uns 5 minutos, não havia dado nenhum erro, aí eu cancelei o teste.

O único erro que achei, foram mensansagens de erro do gconf deste tipo:

Código: [Selecionar]
localhost gconfd (andre-9336) Endereço "xml:readonly:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory" resolvido para uma fonte de configuração com permissões apenas de leitura na posição 0


Outra mensagen de erro, esta sim parece esquisita, não pela mensagem, mas pela quantidade de ocorrências em pouco tempo:

Código: [Selecionar]
localhost kernel [4298407.581000] atkbd.c: Unknown key released (translated set 2, code 0xaa on isa0060/serio0).
localhost kernel [4298407.581000] atkbd.c: Use 'setkeycodes e02a <keycode>' to make it known.
localhost kernel [4298407.651000] atkbd.c: Unknown key pressed (translated set 2, code 0xaa on isa0060/serio0).
localhost kernel [4298407.651000] atkbd.c: Use 'setkeycodes e02a <keycode>' to make it known.
localhost kernel [4298407.744000] atkbd.c: Unknown key released (translated set 2, code 0xaa on isa0060/serio0).
localhost kernel [4298407.744000] atkbd.c: Use 'setkeycodes e02a <keycode>' to make it known.
localhost kernel [4298407.810000] atkbd.c: Unknown key pressed (translated set 2, code 0xaa on isa0060/serio0).
localhost kernel [4298407.810000] atkbd.c: Use 'setkeycodes e02a <keycode>' to make it known.
localhost kernel [4298408.032000] atkbd.c: Unknown key released (translated set 2, code 0xaa on isa0060/serio0).
localhost kernel [4298408.032000] atkbd.c: Use 'setkeycodes e02a <keycode>' to make it known.


Agora estou usando o XFCE e até agora, vai tudo bem.

Há uns dias atrás o pessoal do Fedora pegou pesado na distro que eles tinham lançado em que ocorria um erro semelhante: era só deixar o micro sem nada a fazer de um dia pro outro que ele "travava" (na verdade ficava lento como se houvesse algum processo ocupando a CPU). Eles concertaram um bug em um daemon e agora parece que o sistema tá show de bola.

Alguém tem mais alguma idéia?
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2005, 17:33 »
Presta atenção na HORA que seu sistema trava e vai la ver os logs daquele horário.

Recomendo você instalar o "memtest" ai pra testar suas memórias. Ele fica no pacote "sysutils" que você pode instalar pelo apt-get.

Depois de instalado reinicie seu computador. La na tela do grub via ter uma linha "memtest". Selecione ela e sai pra tomar um café que vai demorar. Qualquer mensagem que aparecer ali em baixo é um erro na sua memória. Melhor trocar.

Qdo Linux congela é 90% de chance de ser memória... batata! Ja peguei muita memória bixada. Ele vai usando a ram, usando e usando até chegar uma hora que ele escreve no bloco corrompido ai ja era. Quando vc usa uma memoria boa o Linux rema rema rema, fica lento, lento lento, para de responder um tempo, volta dps, para, volta e talz... mas NUNCA congela de vez pra sempre.

[]s

Offline Andre Cavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Não é congelando, é lentidão!
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2005, 17:22 »
Olha, já fiz o teste de memória e não deu problema algum. O HD tá bom também. O Windows inicia sem problemas. O Hoary (Ubuntu 5.04) também iniciava legal. O problema é que o sistema parece que fica ocupado e demora um horror para responder, tipo vou mudar de área de trabalho, ele leva 1 minuto ou mais, coisa que ele devia fazer em 0,5 segundo.
Instalei um Fedora Core 4 e não tô com problema. Só que eu queria poder usar o Ubuntu 5.10. Mas tá realmente complicado. Tem mais gente na lista que está reclamando. Aqui na Universidade, no laboratório de SW instalamos em mais 2 máquinas. Todas apresentaram este problema. Acho que é algo no ubuntu mesmo....
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2005, 21:13 »
Eu já havia postado sobre um problema parecido, mas era em relação a lentidão de resposta do Gedit. Não sei o que ocorre, mas o 5.10 tem essas zicas mesmo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2005, 21:52 »
galactus, eu tenho a impressão que seu problema é relacionado ao processador, já que ninguém que usa pentium (para o qual o kernel é otimizado) tem esse problema =/
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2005, 21:56 »
Eu tbm tenho um Athlon XP aqui e ta LINDIO!!!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2005, 22:29 »
esquece o que eu falei então :mrgreen:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
ubuntu 5.10 travando ...
« Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2005, 23:24 »
O kernel que usava era o i386, depois mudei pro K7, deu na mesma, em relação aoproblema de lentidão no Gedit.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2