Autor Tópico: Instalção dos programas [./configure]  (Lida 2119 vezes)

Offline XVector

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalção dos programas [./configure]
« Online: 27 de Setembro de 2006, 21:34 »
Bom, já li centenas de tutoriais, dicas, posts em fóruns mais ainda não achei algo que resolvesse meu problema.
Quando tendo instalar um programa pelo terminal (sendo ele um .tar.gz ou outro do genero), descompacto-o e depois tento usar o ./configure. O problema: Ele não funciona de jeito nenhum! Ja li os read-me dos programas e nada, já tenteri mil coisas, já tenho a build-essencials e tudo mais, porém nada funciona.

Deem-me uma luz.

Abraço

Darcamo

  • Visitante
Re: Instalção dos programas [./configure]
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:22 »
Procure sempre instalar os programas através do synaptic. Assim vc evita ter que compilar o programa e todo esse trabalho. Só quando o programa não está disponível nos repositórios ou quando vc realmente precisa de algum recurso  que só tem na última versão do programa e que ainda não consta nos repositórios.

Instalar o build-essencials, como o próprio nome ja diz, é essencial para compilar qualquer programa, mas nem sempre é o suficiente. Se o programa utiliza alguma biblioteca vc deverá instalar a versão de desenvolvimento dessa biblioteca (tem "-dev" no nome do pacote).

Quando vc roda o ./configure ele faz diversas checagens para ver se vc tem tudo que é necessário para compilar o programa. Quando ele dá algum erro normalmente é alguma biblioteca que está faltando. Instala a dita cuja e executa o ./configure novamente até que não dê erro.

Depois disso normalmente é só make e depois make install.


Se vc não consegue nem mesmo executar o ./configure, checa para ver se ele possui permissão de execução.

Offline XVector

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalção dos programas [./configure]
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:29 »
Tipo, aqui eu rodo o ./configure e ele apresenta:

"bash: ./configure: No such file or directory"

No caso das lib, eu peguei vários programas/jogos, todos dão o mesmo resultado.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Instalção dos programas [./configure]
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2006, 08:54 »
XVetor,
compilar programas exige alguns conhecimentos basicos na utilização do terminal, nomeadamente mudar de directório.

Aconselho a leitura de:
https://help.ubuntu.com/ubuntu/desktopguide/pt/linux-basics.html
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Darcamo

  • Visitante
Re: Instalção dos programas [./configure]
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2006, 09:27 »
Quando vc digita ./arquivo_exec ele tenta executar o arquivo "arquivo_exec" no diretório atual.
Caso vc não esteja no diretório em que o arquivo está, ou vc coloca o path completo (por exemplo -> /home/downloads/programa_para_compilar/configure) ou vc navega até o diretório (cd /home/downloads/programa_para_compilar/) e só depois roda ./configure

Sugiro navegar até o diretório em questão, já que depois vc vai ter que digitar make para compilar e para isso vc vai precisar estar no mesmo diretório em que o arquivo configure está.

Dá uma olhada no link que o Lamego postou, especialmente na parte "Comandos Comuns". Não dá para mexer no terminal sem saber pelo menos esses que estão lá.