Autor Tópico: Se possível, dual boot no pen driver  (Lida 3023 vezes)

Offline delucky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Se possível, dual boot no pen driver
« Online: 10 de Dezembro de 2013, 14:20 »
saudações! dei uma pesquisada e não achei nada referente! Caso esteja fora das regras por favor avisem!
Tenho um pen driver 16 gigas , nele ja rodo ubuntu direto, uso muito para acesso a pcs com o "outro" sistema bugado
com ele  consigo exito acessando arquivos e salvando-os ja via rede etc...
Gostaria de saber se é possivel particioná-lo (3 partições) uma win, uma linux e uma livre(dados)  escolhendo e tornando os dois sistemas "bootáveis' e rodando  direto do pen driver? pois alem do lunix, gostaria de ja deixar algumas ferramentas no windows também ok?  poderia ser ate mesmo o xp!
ps> achei varios tutos mas de instalação  dos dois sistemas, o que quero realmente é rodá-los direto ok?
meus conhecimentos em linux são limitados!  Obrigado! :)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Se possível, dual boot no pen driver
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2013, 15:38 »
Dá sim, é só fingir que o pen drive é um HD. Sistemas operacionais (linux ou windows) não fazem muita distinção de uma mídia para a outra.

Você só tem que particionar o pen drive em 3 partições, uma em ext4 (linux), outra em ntfs (windows) e outra em ntfs ou fat32. A instalação do windows não cabe falar aqui no fórum, você teria que instála-lo primeiro, depois o linux.

Após, você instalaria o ubuntu no pen drive, como se fosse no HD (tem que ter outro pen drive ou DVD para dar o boot no computador).

Mas se não for pen drive USB 3.0, não compensa fazer isso, pen drive é lento para essas coisas, eu mesmo já fiz o teste. E mesmo pen drive usb 3.0, tem que ver um que seja rápido, muitos aí são vendidos como 3.0 mas são 2.0 na verdade.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline delucky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Se possível, dual boot no pen driver
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2013, 16:38 »
Ok Sergio, grato mesmo...vou  tentar aqui assim que tiver um tempinho pois preciso antes definir o que vai e o que não vai nas instalações em materia de ferramentas...de qq forma meu pen realmente ficou rápido é um duracell creio que  ainda 2.0...acredito que a perfomance vai depender muito do pc em uso no momento...e só mais uma duvida crio uma swap n pen também ? desde ja obrigado!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Se possível, dual boot no pen driver
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:57 »
Não aconselho criar swap, pen drive tem um tempo de vida útil que depende do número de escritas realizadas, ao usar swap você pode estar diminuindo ainda mais esse tempo.

Se tiver pouca RAM, menos de 2 GB, faça swap, mas tenha em mente que seu pen não vai durar tanto tempo. Mas se tiver mais, principalmente mais de 4 GB, então não tem necessidade. Só não vá abrir muitos programas ao mesmo tempo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !